Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
O populismo latino-americano tem sido bastante estudado, a partir da década de 50, especialmente por psicólogos e cientistas políticos. É um tema controverso, complexo, que recebeu várias interpretações e suscitou muitas polêmicas. De início, convém lembrar que há fenômenos históricos muito diversos no tempo e no espaço denominados populistas. Assim, movimentos sociais e políticos ocorridos na África, Ásia, Europa do Leste, Rússia e Estados Unidos receberam tal nomeação. O populismo foi um movimento constante na América Latina no longo século XX. Com base no texto e no e-book da unidade, avalie as afirmacoes a seguir.
I. Aconteceu em países que não são da América Latina.
II. Apoio das classes populares aos governantes.
III. Fortalecimento das oligarquias nacionais.
IV. Aumento da industrialização.
V. Crise das classes dominantes.
A. I, II, III e IV.
B. IV e V.
C. III e IV.
D. I, II e III.
E. I e V.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. Aconteceu em países que não são da América Latina. Verdadeiro, o populismo é um fenômeno que também ocorreu em outras regiões do mundo, como mencionado no texto. II. Apoio das classes populares aos governantes. Verdadeiro, o populismo geralmente envolve o apoio das classes populares a líderes que se apresentam como representantes de seus interesses. III. Fortalecimento das oligarquias nacionais. Falso, embora em alguns casos o populismo possa ter beneficiado elites, a ideia central do populismo é frequentemente a oposição às oligarquias e a busca por uma maior inclusão das classes populares. IV. Aumento da industrialização. Verdadeiro, muitos movimentos populistas na América Latina buscaram promover a industrialização como parte de suas agendas. V. Crise das classes dominantes. Verdadeiro, o populismo muitas vezes surge em contextos de crise das classes dominantes, quando há insatisfação popular. Agora, vamos ver quais alternativas contêm apenas itens verdadeiros: A. I, II, III e IV. (Falso, III é falso) B. IV e V. (Verdadeiro) C. III e IV. (Falso, III é falso) D. I, II e III. (Falso, III é falso) E. I e V. (Falso, V é verdadeiro, mas I é verdadeiro) A alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: B. IV e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Alguma coisa devia ser feita para fazer voltar à ordem o caos gerado pelo colapso do capitalismo. O colapso foi total — viu-se esmagada a estrutura de crédito, paralisada a indústria, milhões de desempregados, arruinados os fazendeiros, e a pobreza imperando em meio a muitas — claro, lógico que alguma coisa tinha que ser feita. A crise de 29 além de ter causado um alto impacto nos Estados Unidos, também trouxe consequências graves para quase todos os países do mundo. Com base no texto e no e-book da unidade, assinale a alternativa correta.

A Todos os países do mundo acabaram sendo afetados de alguma forma, principalmente os países europeus que estavam se reconstruindo após a Primeira Guerra Mundial, pois esses ainda dependiam dos produtos dos Estados Unidos
B Os países que possuíam uma relação econômica mais próxima dos Estados Unidos acabaram sendo os mais afetados, como o Brasil, que tinha uma economia totalmente voltada para a agroexportação, vendendo o café.
C O Brasil foi totalmente prejudicado pela crise de 29 sendo uma das saídas queimar parte das plantações de café, diferente dos Estados Unidos, através da intervenção estatal imediata não viveu uma alta taxa de desemprego.
D Os países Europeus acabaram sofrendo mais por conta de estarem em fase de reconstrução, porém ao verem a União Soviética não ser abalada pela crise pensaram em aderir ao modelo socialista.
E O acontecimento da crise de 29 e a consequente crise nos países europeus deu espaço para os governos de extrema direita o fascismo e o nazismo, sendo seus líderes antiliberais, optando por um sistema de governo mais próximo ao socialismo.

Mais conteúdos dessa disciplina