Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
No texto acima Carlos Lacerda faz referência ao (s):

a) governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais que haviam apoiado os militares no golpe de 1964.
b) governo do general Costa e Silva que acabara de assinar o AI-5, normativa que suspendia as eleições diretas para presidente da república.
c) comando militar que assumiu o governo após a deposição de João Goulart e extinguiu os partidos políticos.
d) militares, seus antigos aliados no golpe de 1964, que com a assinatura desse ato endureceram o regime.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à pergunta sobre a referência de Carlos Lacerda, é importante considerar o contexto histórico em que ele se posicionou. Carlos Lacerda foi um político influente durante o período da ditadura militar no Brasil e frequentemente criticava os militares e seus aliados. Analisando as alternativas: a) governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais que haviam apoiado os militares no golpe de 1964. - Esta opção menciona os governadores que apoiaram o golpe, mas não necessariamente é o foco principal de Lacerda. b) governo do general Costa e Silva que acabara de assinar o AI-5, normativa que suspendia as eleições diretas para presidente da república. - O AI-5 foi um marco importante e Lacerda criticou esse ato, mas a referência pode não ser direta. c) comando militar que assumiu o governo após a deposição de João Goulart e extinguiu os partidos políticos. - Esta opção fala sobre o comando militar, mas não é específica sobre a crítica de Lacerda. d) militares, seus antigos aliados no golpe de 1964, que com a assinatura desse ato endureceram o regime. - Esta opção reflete a crítica de Lacerda aos militares, que ele via como traidores de seus ideais iniciais. Considerando o contexto e a crítica de Lacerda, a alternativa que melhor representa a referência dele é: d) militares, seus antigos aliados no golpe de 1964, que com a assinatura desse ato endureceram o regime.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

9-(UNCISAL) Para que existam hoje os direitos políticos, de votar e ser votado, de escolher seus governantes e representantes, a sociedade lutou muito. A política foi inventada pelos humanos como o modo pelo qual pudessem expressar suas diferenças e seus conflitos sem transformá-los em guerra total, em uso da força e extermínio recíproco [...]. De outra forma, a política foi inventada como o modo pelo qual a sociedade, internamente dividida, discute, delibera e decide em comum para aprovar ou reiterar ações que dizem respeito a todos os seus membros. (Adaptado de: CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994.) No Brasil, ocorre que nem sempre esses direitos foram garantidos. Falamos do período denominado de Ditadura Militar. Quanto ao fim deste período, dadas as sentenças seguintes, I. A abertura política durante o governo Figueiredo foi “lenta, gradual e segura”, absolvendo os condenados por crimes políticos através da Lei da Anistia. II. A maior novidade da época foi a criação do Partido dos Trabalhadores (PT), liderado pelo ex-metalúrgico Lula da Silva, representando o ABC Paulista. III. O movimento de resistência da sociedade civil à ditadura formou uma frente única reunindo alguns partidos e instituições no Brasil e deu início à campanha dos Caras Pintadas. IV. Ao mesmo tempo em que Leonel Brizola assume o governo no Rio de Janeiro, Luiz Inácio Lula da Silva assume a Câmara dos Deputados. Verifica-se que apenas

a) I e II estão corretas.
b) I e III estão corretas.
c) II e III estão corretas.
d) a II está correta.
e) a IV está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina