Logo Passei Direto
Buscar

Biogeografia

Uniasselvi
A teoria da biogeografia de ilhas foi desenvolvida por Robert McArthur e Edward Wilson, dois ecólogos americanos, de 1963 a 1967. Segundo os autores, em um habitat fragmentado, podem ser encontrados fragmentos isolados semelhantes a ilhas de habitat, disseminadas em uma paisagem modificada pelo homem. Atualmente, a teoria esta sendo substituída pela teoria dos refúgios ecológicos. Sobre a teoria da biogeografia de ilhas, assinale a alternativa CORRETA:
A ) Alterações ambientais afetam pouco as populações de ilhas, especialmente aquelas de colonização recente.
B ) Cavernas são um tipo de refúgio biogeográfico ou ilha biogeográfica, assim como os cumes de montanhas que originam áreas descontínuas com alta diversidade de ambientes e de hábitat.
C ) O termo Ilha Biogeográfica se refere a uma porção de terra cercada por água por todos os lados. Portanto, a biota das ilhas é um conjunto de comunidades individuais, que vivem isoladas.
D ) As condições físicas das ilhas são irrelevantes na teoria da biogeografia de ilhas, pois mais importante é o estado das populações ilhadas.
User badge image
Evaldo Silva

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à teoria da biogeografia de ilhas: A) Alterações ambientais afetam pouco as populações de ilhas, especialmente aquelas de colonização recente. - Essa afirmação não é correta, pois alterações ambientais podem ter um impacto significativo nas populações de ilhas. B) Cavernas são um tipo de refúgio biogeográfico ou ilha biogeográfica, assim como os cumes de montanhas que originam áreas descontínuas com alta diversidade de ambientes e de hábitat. - Esta afirmação é verdadeira, pois cavernas e cumes de montanhas podem ser considerados ilhas biogeográficas, já que são habitats isolados. C) O termo Ilha Biogeográfica se refere a uma porção de terra cercada por água por todos os lados. Portanto, a biota das ilhas é um conjunto de comunidades individuais, que vivem isoladas. - Embora o termo "ilha" geralmente se refira a uma área cercada por água, a biogeografia de ilhas também se aplica a habitats isolados em paisagens modificadas, então essa definição é muito restritiva. D) As condições físicas das ilhas são irrelevantes na teoria da biogeografia de ilhas, pois mais importante é o estado das populações ilhadas. - Essa afirmação é incorreta, pois as condições físicas das ilhas são fundamentais para a teoria, influenciando a diversidade e a dinâmica das populações. Diante da análise, a alternativa correta é: B) Cavernas são um tipo de refúgio biogeográfico ou ilha biogeográfica, assim como os cumes de montanhas que originam áreas descontínuas com alta diversidade de ambientes e de hábitat.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O clima se diferencia na superfície terrestre e influencia no bem-estar do homem e nas condições de vida dos seres que habitam o planeta. Inúmeros fatores podem interferir no clima, como a latitude, a altitude, a circulação marinha e as atividades humanas. No entanto, as mudanças climáticas podem se tornar até catastróficas para algumas espécies, causando sua extinção. Sobre o assunto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Parte da radiação solar que é nociva à vida no planeta, como os raios ultravioletas, é filtrada na camada de ozônio, o que garante manutenção da vida no planeta.
II- O efeito estufa favorece a manutenção da vida no planeta Terra, já que mantém a superfície terrestre aquecida, mesmo durante a noite.
III- O clima pode determinar as formas de vida que sobrevivem em uma determinada área, de modo que a flora e a fauna de áreas polares são diferentes das de áreas equatoriais.
IV- As zonas climáticas apresentam diferentes condições de temperatura e de chuva, o que regula a distribuição dos seres vivos, de modo que, nos lugares que apresentam condições de clima extremos, não há nenhuma forma de vida que reside ali.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

O mecanismo em que uma população ou parte dela abandona seu hábitat e busca outro para viver é denominado dispersão. A escassez de alimentos, superpopulação, competição, estações do ano, fases da lua, estão entre os exemplos de fatores que levam as populações a migrar. Quanto aos agentes de transporte, são variados, como a gravidade, águas da chuva, rios, córregos, correntes marinhas, ventos, animais, homens, dentre outros.
Sobre o processo em que o transporte é realizado pela água e o processo de transporte feito por animais ou pelo homem, assinale a alternativa CORRETA:
a) Hidrocoria e zoocoria.
b) Anemohidrocoria e zoocoria.
c) Anemohidrocoria e anemocoria.
d) Hidrocoria e anemocoria.

A Revolução Industrial proporcionou a expansão econômica em regiões de maior desenvolvimento. Com isso, as populações urbanas tiveram um acréscimo importante. Muitas pessoas migravam do campo em busca de melhores condições de vida, gerando maior consumo de produtos manufaturados, consequentemente, aumento do comércio e a expansão da cultura e educação. No entanto, o avanço acentuado das atividades industriais foi o ponto de partida para a expansão dos problemas ambientais e para a modificação dos sistemas naturais.
Diante desta temática, analise as afirmativas a seguir:
I- A agricultura sofreu grande impacto nesse período transitório, mesmo assim também se expandia, embora em ritmo mais lento e da mesma forma a mineração. Por serem atividades altamente transformadoras da organização espacial e por atuarem sem planejamento, o ritmo de crescimento era mais lento.
II- Um dos problemas trazidos para agricultura era a utilização do solo. As novas máquinas facilitaram a utilização do solo, o que possibilitou maiores impactos em termos ambientais, não tendo nenhuma preocupação com a destruição da natureza.
III- Um grande problema foram os resíduos industriais. Os rios tornaram-se o local mais propício para o lançamento dos dejetos industriais.
IV- Paralelamente ao desenvolvimento industrial e urbano, o crescimento da população brasileira, principalmente a urbana, diminuía, enquanto que a qualidade de vida melhorava em todas as regiões do Brasil.
a) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) As afirmativas II, III e IV estão corretas.

O clima no planeta Terra é bastante diversificado e alterações no clima terão papel importante na reconfiguração geográfica de espécies. O clima interfere na vida vegetal e animal, incluindo a vida do ser humano. Acerca dos efeitos do clima sobre os seres vivos, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Mudanças do clima figuram como uma das causas do desaparecimento de espécies em um futuro próximo, seja por seus impactos diretos ou pela combinação com outros fatores.
II- A limitada dispersão geográfica e baixas taxas de reprodução estão entre algumas das características que tornam a vida animal e vegetal notadamente vulnerável às mudanças do clima.
III- O aumento da temperatura pode elevar a vulnerabilidade de espécies de animais e plantas ou mesmo pode aumentar a predisposição de as espécies serem afetadas por oscilações na temperatura de forma negativa.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa III está correta.

O domínio das terras baixas equatoriais, extensivamente florestadas da Amazônia, estende-se na região equatorial e subequatorial, ocupando uma superfície de mais de 2,5 milhões de km².
A existência da floresta deve-se:
a) À pequena massa vegetal, aparentemente heterogênea.
b) Ao regime de chuvas e às baixíssimas temperaturas que provêm dos ecossistemas.
c) Aos períodos de estiagem que acontecem frequentemente.
d) Ao regime de chuvas e às temperaturas elevadas que provêm os ecossistemas com uma população de organismos, macro e micro, decompositores da matéria orgânica que mantém a floresta.

A principal fonte de energia para a Terra é o Sol. Sua energia calorífica e luminosa espalha-se de forma desigual pela superfície, unicamente devido à forma globular do planeta.
Analise as sentenças a seguir:
I- As latitudes e as altitudes criam variações diárias de luz e calor e as distribuem de forma irregular na superfície, e isto é uma das condições para a expansão das espécies.
II- A energia pode ser criada e destruída, pode ser convertida para outra forma ? postula a primeira lei, a lei da conservação da energia.
III- Quando uma dada quantidade de energia muda de forma, ocorre uma perda da quantidade total de energia usada antes, que se dissipa na forma de calor. A segunda lei, a lei da dissipação da energia, explica essa perda.
IV- A luz emitida do Sol compõe-se de vários comprimentos de onda, que originam o espectro eletromagnético da luz.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

A terceira linha de pensamento sobre o aparecimento da vida na terra é a Geração Espontânea, uma ideia que durou por quase 2 mil anos. Analise as seguintes sentenças:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A geração espontânea garantia que a vida podia surgir da matéria inanimada.
II- Ela apoiava-se apenas na observação e tirava conclusões apressadas, conjugadas com uma fertilíssima imaginação, movida, sobretudo, pela superstição e pela pressão da Inquisição.
III- Aristóteles (384-322) talvez tenha sido o primeiro pensador a dar peso para a ideia. Para ele, a matéria continha uma força sobrenatural, uma capacidade inerente a ela, que chamou de princípio ativo.
IV- Essa força sobrenatural não podia criar a vida sob certas condições. Por exemplo, o princípio ativo explicava porque um ovo de galinha só gerava um pintinho.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

No planeta Terra, há diversas condições de clima, solo, relevo e recursos hídricos, fazendo com que se desenvolvam diferentes formas de vida, adaptadas às condições do ambiente. Dessa forma, a flora e a fauna foram agrupadas em biomas distintos.
Sobre os biomas do planeta, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Floresta equatorial.
II- Savana.
III- Vegetação mediterrânea.
( ) Possui uma vegetação adaptada para suportar meses secos, com folhas grossas e com pelos, árvores pouco desenvolvidas e arbustos espinhosos.
( ) Ocupa áreas equatoriais, com elevados índices pluviométricos anuais e possui de quatro a cinco estratos arbóreos.
( ) Ocorrem em regiões tropicais e, de maneira geral, a paisagem é coberta por gramíneas, arbustos e árvores espaçadas.

A teoria da biogeografia de ilhas foi desenvolvida por Robert McArthur e Edward Wilson, dois ecólogos americanos, em 1963/67. Hoje em dia, a teoria está em desuso, substituída pela teoria dos refúgios ecológicos.
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O termo Ilha Biogeográfica se refere apenas a uma porção de terra cercada por água por todos os lados.
( ) O termo Ilha Biogeográfica se refere a qualquer biótopo isolado, dentro do qual se desenvolve uma ou mais populações, isoladas de outras. Esse conceito também foi substituído pelo de refúgio.
( ) A teoria da biogeografia de ilhas tem recebido muitas críticas, porque não considera as comunidades dinamicamente e parte do princípio de que o número de espécies é afetado somente pelas características físicas da ilha e não pelas relações biológicas entre elas.
( ) A biota das ilhas não é um conjunto de comunidades individuais, que viviam isoladas umas das outras, mas um sistema dinâmico, integrado, complexo, no qual novas comunidades surgem afastando as antigas.
a) V - V - F - F.
b) F - F - V - F.
c) F - V - V - V.
d) V - F - F - V.

O solo é formado por um ou mais horizontes, e, ao todo, pode ser constituído por seis horizontes. Pode-se citar, como exemplo, o horizonte A, em que o solo tem uma coloração mais escura, com concentração de material orgânico e mineral. Ressalta-se que cada horizonte tem suas características, e os componentes químicos que existem em um horizonte podem ser transportados para outro, sendo este processo chamado de pedogenético. Sobre os processos pedogenéticos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Calcificação.
II- Salinização.
III- Podolização.
( ) Há o transporte e a deposição de cálcio de um horizonte do solo para o outro.
( ) Há lixiviação no solo, ou seja, o material coloidal (argila, matéria orgânica, ferro etc.) é transportado do horizonte A para o B.
( ) É o transporte e a deposição de sais, como o magnésio e o sódio, de um horizonte do solo para outro.

Mais conteúdos dessa disciplina