Nos anos 50 e 60, quando se iniciavam as pesquisas sobre como o DNA codificava os aminoácidos de uma proteína, um grupo de pesquisadores desenvolveu o seguinte experimento: • Sintetizaram uma cadeia de DNA com três nucleotídeos repetidos muitas vezes em uma sequência conhecida: ...AGCAGCAGCAGCAGCAGCAGCAGC... • Essa cadeia de DNA foi usada em um sistema livre de células, porém no qual haviam todos os componentes necessários à síntese protéica, incluindo os diferentes aminoácidos. • Nesse sistema, essa cadeia de DNA sempre produzia uma proteína com um único tipo de aminoácido. Diferentes repetições do experimento demonstraram que até três proteínas diferentes poderiam ser produzidas, cada uma delas com um único tipo de aminoácido: serina ou alanina ou glutamina. a) Por que as proteínas obtidas possuíam apenas um tipo de aminoácido? b) Por que foram obtidos 3 tipos de proteínas?
De que maneira os genes determinam o fenótipo de um organismo?
Analise as alternativas abaixo, relacionadas com o código genético: I. Um mesmo códon pode codificar mais de um aminoácido. II. Um aminoácido pode ser codificado por diferentes códons. III. O código usado na espécie humana é o mesmo dos vírus. Estão corretas: a) I e II b) I e III c) II e III d) Apenas II e) I, II e III
Uma proteína é constituída por 350 aminoácidos. Quantos nucleotídeos apresenta a cadeia do ADN que codificou tal proteína? a) 150 b) 350 c) 450 d) 700 e) 1 050
(FUVEST) Qual o papel do RNA mensageiro e do RNA transportador na síntese de proteínas?
Uma célula terminou de sintetizar uma enzima constituída por uma cadeia de 56 aminoácidos. Quantas moléculas de RNA-m e de RNA-t foram usadas na biossíntese?
Em relação à síntese protéica é errado afirmar que: a) Uma das fitas do DNA é transcrita, formando-se uma molécula de RNA mensageiro. b) A tradução da fita do RNA mensageiro é feita nos ribossomos. c) Os ribossomos originam-se do nucléolo. d) Cada RNA mensageiro codifica uma cadeia polipeptídica. e) Cada RNA de transferência possui um anticódon específico, que se prende ao aminoácido que irá transportar até o ribossomo.
(UF - Sergipe) A seleção de cada aminoácido que entra na composição de cadeia polipeptídica é determinada por uma seqüência de: a) 2 nucleotídeos do DNA; b) 2 nucleotídeos do RNA; c) 3 nucleotídeos do RNA; d) 3 desoxirriboses do DNA; e) 3 riboses do RNA mensageiro.
Considerando o seguinte esquema: as etapas 1, 2 e 3 representam, respectivamente, os processos de: a) replicação, transcrição e tradução; b) replicação, tradução e transcrição; c) transcrição, replicação e tradução; d) transcrição, tradução e replicação; e) tradução, replicação e transcrição.
(Vunesp-SP) Erros podem ocorrer, embora em baixa freqüência, durante os processos de replicação, transcrição e tradução do DNA. Entretanto, as conseqüências desses erros podem ser mais graves, por serem herdáveis, quando ocorrem: a) na transcrição, apenas. b) na replicação, apenas. c) na replicação e na transcrição, apenas. d) na transcrição e na tradução, apenas. e) em qualquer um dos três processos.
(UFSCar-SP) A droga cloranfenicol tem efeito antibiótico por impedir que os ribossomos das bactérias realizem sua função. O efeito imediato desse antibiótico sobre as bactérias sensíveis a ele é inibir a síntese de: a) ATP. b) DNA. c) proteínas. d) RNA mensageiro. e) lipídios da parede bacteriana.