Logo Passei Direto
Buscar
(Enem 2004). Comparando os dados dos gráficos, pode-se concluir que: Com a intensificação do processo de urbanização, o número de filhos por mulher tende a ser menor. O aumento relativo da população rural é acompanhado pela redução da taxa de fecundidade. Quando predominava a população rural, as mulheres tinham em média três vezes menos filhos do que hoje. A diminuição relativa da população rural coincide com o aumento do número de filhos por mulher. Quanto mais aumenta o número de pessoas morando em cidades, maior passa a ser a taxa de fecundidade. Com a intensificação do processo de urbanização, o número de filhos por mulher tende a ser menor. E

A: INCORRETA. A população rural sofre diminuição relativa e não aumento.
B: INCORRETA. A taxa de fecundidade atual (2000) é de aproximadamente 2. No período em que predominava a população rural (de 1940 a 1960), a taxa de fecundidade era de aproximadamente 6. Ou seja, a taxa de fecundidade de 1940 a 1960 era o triplo da atual!
C: INCORRETA. A taxa de fecundidade diminuiu de 1960 a 2000 (ou seja, não vem ocorrendo aumento de filhos por mulher).
D: INCORRETA. Com o aumento da população urbana, a taxa de fecundidade diminuiu.
E: CORRETA. Com o aumento da população urbana, a taxa de fecundidade diminuiu.
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A análise dos dados apresentados indica que, com a intensificação do processo de urbanização, o número de filhos por mulher tende a ser menor. Portanto, a opção correta é: E: CORRETA. Com o aumento da população urbana, a taxa de fecundidade diminuiu. As outras opções estão incorretas, pois não refletem a relação entre urbanização e taxa de fecundidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(Enem 2007). As figuras acima apresentam dados referentes aos consumos de energia elétrica e de água relativos a cinco máquinas industriais de lavar roupa comercializadas no Brasil. A máquina ideal, quanto a rendimento econômico e ambiental, é aquela que gasta, simultaneamente, menos energia e água. Com base nessas informações, conclui-se que, no conjunto pesquisado: A máquina que menos consome energia elétrica não é a que consome menos água. Quanto mais uma máquina de lavar roupa economiza água, mais ela consome energia elétrica. A quantidade de energia elétrica consumida por uma máquina de lavar roupa é inversamente proporcional à quantidade de água consumida por ela. A máquina I é ideal, de acordo com a definição apresentada. A máquina que menos consome energia elétrica não é a que consome menos água. Resposta: D

A: INCORRETA. Da máquina III para a máquina V, há aumento no consumo de água e aumento no consumo de energia elétrica.
B: INCORRETA. Da máquina III para a máquina V, há aumento no consumo de água e aumento no consumo de energia elétrica. Ou seja, da máquina III para a máquina V, o consumo de água e o consumo de energia elétrica são diretamente proporcionais.
C: INCORRETA. A máquina ideal é a que consome simultaneamente menos energia e menos água. A máquina I é a que consome menos água, porém apresenta “elevado” consumo de energia.
D: CORRETA. A máquina III é a que consome menos energia, mas não é a que consome menos água.
E: INCORRETA. A máquina V é a que mais consome energia e também a que mais consome água.

Mais conteúdos dessa disciplina