Buscar

Qual é a diferença entre Responsabilidade Social e Filantropia?

Responsabilidade Social é uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social, queria saber pq é diferente de filantropia.

💡 21 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira


"Filantropia é um ato de amor à humanidade; humanitarismo; caridade". (Dicionário Aurélio)

"Responsabilidade social se traduz na forma como uma instituição conduz suas atividades de maneira que se torne co-responsável pelo desenvolvimento da sociedade. Quando realmente aplicada, permeia a pesquisa cientifica, a gestão responsável e também a extensão, sendo muito mais que a pura filantropia". (www.universia.com.br)

Esse artigo abrange bastante o assunto, vale a pena dar uma conferida, muito interessante: http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/filantropia-versus-responsabilidade-social/43796/

14
Dislike0
User badge image

Vitor Villaverde

As estratégias de Responsabilidade Social é uma conduta ética e responsável adotada pelas empresas, na plenitude de suas redes de relações onde estão incluidos clientes, fornecedores, acionistas e a comunidade que a empresa se insere. O papel da empresas para com a responsabilidade social é fazer ações que ocorram de forma sistemática e planejada fazendo  que o produto ou serviço levando a ser visto não somente pelo que contém intrinsecamente, mas também, por possuir um valor agregado em seu processo. Ou seja se uma empresa realiza ações de responsabilidade social ela é comprometida com a sociedade em volta buscando o bem-estar de todos.

Já a Filantropia é o transmissão de bens ou serviços sem contraprestação, ou seja é uma doação que a empresa/organização faz visando melhorar a imagem da empresa(é um compromisso com o processo de doação interagindo com a entidade social destinada) são exemplos de filantropia: Criança esperança, McDiaFeliz(ele transfere bens(alguns provinientes de outras doações ou campanhas como o caso o McDiaFeliz) sem contraposição - pelo menos na teoria). Essas estratégias ajudam a medir o impacto efetivo das ações nos públicos beneficiados.

8
Dislike3
User badge image

fernanda bueno

Filantropia - volta-se para ações externas à empresa, tendo a comunidade como beneficiária principal, em conselhos comunitários, organizações não governamentais, associações comunitárias etc. São doações simples, onde está intrínseco o dever moral por parte da empresa, organização ou cidadão. Parte da premissa do assistencialismo ou da caridade, não necessitando de planejamento, organização, acompanhamento e avaliação. Alguns autores entendem a filantropia como um estágio de pré-responsabilidade social.

Responsabilidade Social - trata diretamente da condução e dos negócios da empresa. Engloba preocupações com todos os públicos da organização: acionistas, colaboradores, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente. A RSE envolve o dever cívico, de promoção à cidadania, desenvolvimento social e está focada nas transformações e não na caridade.

 

6
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais