Logo Passei Direto
Buscar
(Enade 2021 – com adaptações) Leia os textos I e II a seguir. Texto I Segundo o Ministério da Saúde, em 2017 o Brasil registrou uma média nacional de 5,7 óbitos para 100 mil habitantes. Na população indígena, foi registrado um número de óbitos três vezes maior que a média nacional – 15,2. Desses registros, 44,8% (aproximadamente, 6,8 óbitos) são suicídios de crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos. Esses dados contrastam com o panorama nacional, em que o maior índice é entre adolescentes e adultos de 15 a 20 anos. Texto II Evidências apontam que, em determinadas minorias étnico-raciais, como os indígenas (aborígines ou populações nativas), o suicídio entre crianças apresenta taxas bem mais elevadas do que as observadas na população geral. No Brasil, o enforcamento foi utilizado mais frequentemente entre indígenas do que entre não indígenas, não se observando, no primeiro grupo, suicídios por intoxicação ou por armas de fogo. O mapa a seguir apresenta a distribuição dos óbitos por suicídio entre crianças e adolescentes indígenas no Brasil, entre os anos de 2010 e 2014. Considerando as informações apresentadas e o alto índice de suicídio da população indígena, avalie as afirmativas. I. O elevado índice de suicídios entre crianças e adolescentes indígenas no país evidencia a necessidade de ações com foco nos direitos fundamentais desses indivíduos. II. Os estados do Pará e de Tocantins são os que apresentam os maiores índices de suicídio de indígenas na faixa etária de 10 a 14 anos. III. Os povos das tribos originárias do Brasil, no que tange a sua história e preservação cultural, não estão amparados por direitos e garantias constitucionais. IV. O estabelecimento de ações preventivas ao suicídio nas comunidades indígenas deve considerar os elementos globais que afetam a população em geral, na faixa etária entre 15 e 20 anos. É correto apenas o que se afirma em:

a. I.
b. II.
c. I e III.
d. II e IV.
e. III e IV.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada afirmativa: I. O elevado índice de suicídios entre crianças e adolescentes indígenas no país evidencia a necessidade de ações com foco nos direitos fundamentais desses indivíduos. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois destaca a urgência de ações voltadas para a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes indígenas. II. Os estados do Pará e de Tocantins são os que apresentam os maiores índices de suicídio de indígenas na faixa etária de 10 a 14 anos. Não podemos confirmar essa afirmativa com as informações fornecidas, pois não há dados específicos sobre os estados mencionados no texto. III. Os povos das tribos originárias do Brasil, no que tange a sua história e preservação cultural, não estão amparados por direitos e garantias constitucionais. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois os povos indígenas têm direitos garantidos pela Constituição Brasileira, incluindo a preservação de sua cultura e história. IV. O estabelecimento de ações preventivas ao suicídio nas comunidades indígenas deve considerar os elementos globais que afetam a população em geral, na faixa etária entre 15 e 20 anos. Falso, essa afirmativa é problemática, pois as ações preventivas devem ser adaptadas às especificidades culturais e contextuais das comunidades indígenas, e não apenas baseadas em dados da população geral. Com base nas análises, a única afirmativa verdadeira é a I. Portanto, a alternativa correta é: a. I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(Enade 2022) Leia os textos a seguir. Texto 1 A democracia representativa exige, para o seu funcionamento, um conjunto de características, as quais podem ser compreendidas como instituições. São elas: • Funcionários eleitos; • Eleições livres, justas e frequentes; • Sufrágio inclusivo; • Direito de concorrer a cargos eletivos; • Liberdade de expressão; • Fontes de informação diversificadas; • Autonomia para as associações. Entre as categorias mencionadas, destacam-se duas como pilares do regime democrático. Liberdade de expressão: os cidadãos têm o direito de se expressar, sem o perigo de punições severas, quanto aos assuntos políticos de uma forma geral, o que inclui a liberdade de criticar os funcionários do governo, o governo em si, o regime, a ordem socioeconômica e a ideologia dominante. Fontes de informação diversificadas: os cidadãos têm o direito de buscar fontes de informação, alternativas, diversificadas e independentes. Ademais, a existência de fontes de informação alternativas deve ser protegida por lei. DAHL, R. A. Sobre a democracia, EDU: UnB, 2001 (com adaptações) Texto 2 Embora os regimes políticos possam ser derrubados e as ideologias criticadas e destituídas de sua legitimidade, por trás de um regime e de sua ideologia há sempre um modo de pensar e de sentir, uma série de hábitos culturais, uma nebulosa de instintos obscuros e de pulsões insondáveis. ECO, U. O Fascismo Eterno. In: Cinco escritos morais. Record: Rio de Janeiro, 2002 (com adaptações). Texto 3 A figura a seguir exemplifica algumas condutas que, segundo Umberto Eco, podem ser consideradas contraditórias aos princípios democráticos. Com base na concepção de regimes políticos, abordada pelos autores, avalie as afirmativas. I. A democracia é o sistema que se propõe a assegurar aos seus cidadãos uma liberdade pessoal mais ampla do que outros modelos. II. A liberdade de expressão no sistema democrático garante que a manifestação de um agente político e de um cidadão possuam repercussões equivalentes. III. As fake news são manifestações relacionadas à categoria de fontes de informação diversificadas e podem ser utilizadas como estratégia para fragilizar o sistema democrático de governo. IV. O direito à liberdade de expressão permite a emissão de opinião crítica e discursos contrários à democracia e aos direitos humanos. É correto apenas o que se afirma em:

a. I e II.
b. I e III.
c. II e IV.
d. I, III e IV.
e. II, III e IV.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções e a relação proposta entre elas. I. O fomento de atividades econômicas orientadas pelos princípios da Economia Solidária deve ser objeto de atenção no âmbito da gestão pública e requer políticas voltadas para essa área de atuação. PORQUE II. A destinação de recursos públicos para empreendimentos fundamentados na Economia Solidária viabiliza a inclusão de diversos segmentos sociais na economia e promove a valorização de práticas e saberes construídos coletivamente. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II justifica a I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II não justifica a I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Com base nos textos apresentados, avalie as afirmativas. I. A África tem sido pensada, por muitos, como um único país, compreendida de forma monolítica, como se fosse formada por uma cultura única, ou, até mesmo, um lugar de povos sem cultura alguma, o que contribui e reforça a exclusão social das obras africanas do sistema de artes visuais. II. Construídas sob a égide do clichê da miserabilidade, as clássicas representações sobre a África, que retratam o continente como um celeiro da tradição, do arcaísmo, da produção manufaturada e artesanal, são estereótipos que precisam ser superados, por serem incompatíveis com a multiplicidade de expressões artísticas africanas. III. Os estereótipos sobre o continente africano foram construídos a partir de interesses políticos, culturais e econômicos que sustentaram, durante séculos, projetos de exploração e ações excludentes. É correto o que se afirma em:

a. I, apenas.
b. III, apenas.
c. I e II, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I, II e III.

O objetivo da ilustração é:

a. Enaltecer o papel das novas tecnologias no desenvolvimento do pensamento autônomo.
b. Mostrar que o homem depende da agricultura, pois todas as riquezas são decorrentes dela.
c. Criticar a homogeneização do pensamento e do comportamento.
d. Criticar as sociedades agrárias, que não têm acesso às tecnologias de comunicação.
e. Denunciar o trabalho escravo, especialmente nas lavouras.

Com base na leitura, avalie as afirmativas. I. Os quadrinhos e o trecho de Bauman tratam do valor do indivíduo na nossa sociedade, em que o consumo é considerado um critério para inclusão ou exclusão social. II. O personagem dos quadrinhos está lendo uma frase de Bauman, com a qual concorda, pois a essência de um indivíduo encontra-se em seu caráter. III. Segundo o sociólogo, a incapacidade de consumir implica a penalização social do indivíduo. Assinale a alternativa certa:

a. As afirmativas I, II e III são corretas.
b. Somente as afirmativas I e III são corretas.
c. Somente a afirmativa III é correta.
d. Nenhuma afirmativa é correta.
e. Somente a afirmativa I é correta.

A partir dessas informações, avalie as afirmativas. I. O mamulengo dá vida ao objeto e à matéria e permite jogo cênico divertido em que os atores de carne e osso cedem às formas animadas o lugar central da comunicação teatral. II. No mamulengo, os bonecos são os próprios agentes da ação dramática, e não simples adereços cenográficos. III. No mamulengo, os atores interagem com o público de forma a transportá-lo para a mágica representação cênica. É correto o que se afirma em:

a. I, apenas.
b. III, apenas.
c. I e II, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I, II e III.

É correto o que se afirma somente em:
I. O autor considera a escola um lugar de tortura, em que os alunos ficam presos e não aprendem verdadeiramente a viver.
II. De acordo com o texto, as crianças não podem almejar a liberdade, e o conhecimento aprisiona as mentes.
a. I.
b. II.
c. III.
d. I e II.
e. II e III.