Logo Passei Direto
Buscar
Considere um modelo IS-LM-BP para uma pequena economia aberta com preços internos e externos fixos. Julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas: Ⓞ Quanto maior é o grau de abertura comercial da economia de um país, mais eficaz é a expansão fiscal para aumentar o produto agregado. ① Em um regime de taxa de câmbio fixa e nula mobilidade de capitais, políticas fiscais expansionistas que reduzem o superávit orçamentário do governo não alteram o nível do produto agregado. ② Em um regime de taxa de câmbio flutuante e perfeita mobilidade de capitais, uma expansão monetária gera uma melhora no saldo da balança comercial. ③ Quando a inclinação da curva LM é maior que a inclinação da curva BP, uma política fiscal expansionista não tem efeitos reais no médio prazo sob um regime de câmbio fixo e mobilidade imperfeita de capitais. ④ Independentemente da inclinação da LM, uma expansão monetária não tem efeitos reais no médio prazo sob um regime de câmbio fixo e mobilidade imperfeita de capitais.

User badge image
Questões para Estudantes

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas no contexto do modelo IS-LM-BP para uma pequena economia aberta: Ⓞ Quanto maior é o grau de abertura comercial da economia de um país, mais eficaz é a expansão fiscal para aumentar o produto agregado. Essa afirmativa é falsa. Em economias mais abertas, a eficácia da política fiscal pode ser reduzida devido ao efeito de "vazamento" para o exterior. ① Em um regime de taxa de câmbio fixa e nula mobilidade de capitais, políticas fiscais expansionistas que reduzem o superávit orçamentário do governo não alteram o nível do produto agregado. Essa afirmativa é verdadeira. Com taxa de câmbio fixa e sem mobilidade de capitais, a política fiscal não tem efeito sobre o produto agregado. ② Em um regime de taxa de câmbio flutuante e perfeita mobilidade de capitais, uma expansão monetária gera uma melhora no saldo da balança comercial. Essa afirmativa é falsa. Uma expansão monetária tende a depreciar a moeda, o que pode inicialmente melhorar a balança comercial, mas a mobilidade de capitais pode levar a uma saída de capital, afetando o saldo. ③ Quando a inclinação da curva LM é maior que a inclinação da curva BP, uma política fiscal expansionista não tem efeitos reais no médio prazo sob um regime de câmbio fixo e mobilidade imperfeita de capitais. Essa afirmativa é verdadeira. A maior inclinação da LM em relação à BP indica que a política fiscal não terá efeitos significativos. ④ Independentemente da inclinação da LM, uma expansão monetária não tem efeitos reais no médio prazo sob um regime de câmbio fixo e mobilidade imperfeita de capitais. Essa afirmativa é verdadeira. Em um regime de câmbio fixo, a expansão monetária não gera efeitos reais no médio prazo devido à necessidade de manter a taxa de câmbio. Resumindo: - Ⓞ Falsa - ① Verdadeira - ② Falsa - ③ Verdadeira - ④ Verdadeira Portanto, as afirmativas ①, ③ e ④ são verdadeiras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere uma economia cuja determinação da produção agregada é descrita pela função de produção 1( )Y K L −= , em que: Y é o produto; K é o estoque de capital; L é o número de trabalhadores empregados; e 0 1  . Além disso, 0 1s  e 0 1  denotam, respectivamente, a taxa de poupança e a taxa de depreciação do estoque de capital físico, ambas exógenas e constantes. Além disso, a poupança agregada é transformada em investimento agregado bruto (I); e a taxa de crescimento do número de trabalhadores empregados é exógena e constante, representada por 0n  . Avalie como verdadeiras ou falsas as assertivas abaixo: Ⓞ Caso o nível de capital por trabalhador seja inferior ao nível de estado estacionário, o efeito de uma variação marginal do produto por trabalhador sobre sua própria taxa de crescimento será positivo. ① O nível de produto por trabalhador no estado estacionário não depende da participação dos salários na renda. ② No estado estacionário, a taxa de crescimento do produto é estritamente positiva e a taxa de crescimento do produto por trabalhador é nula. ③ Quanto maior for a taxa de poupança, maior será a taxa de crescimento do capital por trabalhador no estado estacionário. ④ Pode-se afirmar que um aumento marginal permanente na taxa de poupança reduz o consumo por trabalhador de forma igualmente permanente; ou seja, o consumo será mais baixo no curto prazo e no longo prazo.

Mais conteúdos dessa disciplina