Logo Passei Direto
Buscar
Qual a afirmação que MELHOR representa o que é cultura? Assinale a ÚNICA afirmativa CORRETA.

a) Cultura é a leitura de muitos livros; é estudar bastante, é o saber lidar com muita coisa.
b) Quando uma pessoa é bem educada a gente diz: que culta! Então, cultura é uma boa educação, é tratar bem as pessoas, é escrever e falar corretamente.
c) Marcos não tem muita cultura, porque só cursou as séries iniciais do ensino fundamental.
d) A cultura é aquilo que a gente sabe, é aquilo que a gente faz, o nosso modo de vida, portanto todas as pessoas têm cultura.
e) Cultura verdadeira é aquela que sabe reconhecer o que é uma boa música, um bom vinho e um bom livro.
User badge image
Tópicos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para determinar qual afirmação representa melhor o que é cultura, vamos analisar cada alternativa: a) Cultura é a leitura de muitos livros; é estudar bastante, é o saber lidar com muita coisa. - Essa definição limita a cultura à educação formal e ao conhecimento acadêmico. b) Quando uma pessoa é bem educada a gente diz: que culta! Então, cultura é uma boa educação, é tratar bem as pessoas, é escrever e falar corretamente. - Essa opção também restringe a cultura à educação e boas maneiras, não abrangendo sua totalidade. c) Marcos não tem muita cultura, porque só cursou as séries iniciais do ensino fundamental. - Essa afirmação é redutiva e não considera que todos têm cultura, independentemente do nível de escolaridade. d) A cultura é aquilo que a gente sabe, é aquilo que a gente faz, o nosso modo de vida, portanto todas as pessoas têm cultura. - Esta opção é a mais abrangente e inclusiva, reconhecendo que cultura é um conjunto de saberes e práticas que todos possuem. e) Cultura verdadeira é aquela que sabe reconhecer o que é uma boa música, um bom vinho e um bom livro. - Essa definição é elitista e limita a cultura a gostos pessoais e apreciações. A alternativa que melhor representa o que é cultura, de forma inclusiva e abrangente, é: d) A cultura é aquilo que a gente sabe, é aquilo que a gente faz, o nosso modo de vida, portanto todas as pessoas têm cultura.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(ENADE) A discussão nacional sobre a resolução das complexas questões sociais brasileiras e sobre o desenvolvimento em bases sustentáveis tem destacado a noção de corresponsabilidade e a de complementaridade entre as ações dos diversos setores e atores que atuam no campo social. A interação entre esses agentes propicia a troca de conhecimento das distintas experiências, proporciona mais racionalidade, qualidade e eficácia às ações desenvolvidas e evita superposições de recursos e competências. De uma forma geral, esses desafios moldam hoje o quadro de atuação das organizações da sociedade civil do terceiro setor. No Brasil, o movimento relativo a mais exigências de desenvolvimento institucional dessas organizações, inclusive das fundações empresariais, é recente e foi intensificado a partir da década de 90. BNDES. Terceiro Setor e Desenvolvimento Social. Relato Setorial nº 3 AS/GESET. Disponível em: .Acesso em: 02 ago. 2013 (adaptado). De acordo com o texto, o terceiro setor:

a) é responsável pelas ações governamentais na área social e ambiental.
b) promove o desenvolvimento social e contribui para aumentar o capital social.
c) gerencia o desenvolvimento da esfera estatal, com especial ênfase na responsabilidade social.
d) controla as demandas governamentais por serviços, de modo a garantir a participação do setor privado.
e) é responsável pelo desenvolvimento social das empresas e pela dinamização do mercado de trabalho.

(ENADE) A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305, de 2 de agosto de 2010) define a logística reversa como o “instrumento caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. A Lei n° 12.305/2010 obriga fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes, produtos eletroeletrônicos, embalagens e componentes a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos. Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O retorno de embalagens e produtos pós-consumo a seus fabricantes e importadores objetiva responsabilizar e envolver, na gestão ambiental, aquele que projeta, fabrica ou comercializa determinado produto e lucra com ele. PORQUE II. Fabricantes e importadores responsabilizados, inclusive financeiramente, pelo gerenciamento no pós-consumo são estimulados a projetar, manufaturar e comercializar produtos e embalagens menos poluentes e danosos ao meio ambiente. Fabricantes são os que melhor conhecem o processo de manufatura, sendo, por isso, os mais indicados para gerenciar o reprocessamento e reaproveitamento de produtos e embalagens. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

(ENADE) Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento. Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena. TAVARES, E. M. F. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado). Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas. PORQUE II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina