Logo Passei Direto
Buscar
Na elaboração de um enunciado, os termos vão-se ligando uns aos outros, em sequências contínuas, ora estabelecendo relações sintáticas e semânticas por meio de preposições, advérbios, conjunções ou respectivas locuções, ora retomando elementos já enunciados. Assinale a opção em que a palavra / expressão coesiva em destaque condiz com o comentário que se segue, tendo em vista a introdução da biografia poética da escritora Carolina Maria de Jesus.

a) A locução adverbial “em 1960” marca o ano em que Carolina Maria de Jesus morreu empobrecida e isolada.
b) A locução conjuntiva “no entanto” introduz uma ideia oposta àquela anteriormente enunciada e pode ser substituída por portanto, sem alteração de sentido.
c) A conjunção “embora” introduz uma justificativa para a oração a ser enunciada e pode ser substituída, sem alteração semântica, por já que, visto que.
d) A conjunção “Assim” introduz uma conclusão e pode ser substituída por “Por isso” ou “Então”.
e) A preposição “para” em “um olhar renovado para a vida e a obra de Carolina” tem valor semântico de movimento, indica afastamento do ponto de origem.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das opções para identificar a palavra ou expressão coesiva que se encaixa corretamente no comentário. a) A locução adverbial “em 1960” - Esta expressão indica um tempo específico, mas não se relaciona diretamente com a coesão do texto em termos de ligação de ideias. b) A locução conjuntiva “no entanto” - Essa expressão realmente introduz uma ideia oposta, mas não pode ser substituída por "portanto", pois isso mudaria o sentido. c) A conjunção “embora” - Essa conjunção introduz uma ideia de concessão, mas não é uma justificativa. Além disso, "já que" e "visto que" não são substitutos adequados. d) A conjunção “Assim” - Esta expressão realmente introduz uma conclusão e pode ser substituída por "Por isso" ou "Então", mantendo o sentido. e) A preposição “para” - Embora tenha um valor semântico de movimento, a explicação sobre afastamento do ponto de origem não se aplica diretamente ao contexto de coesão. Após essa análise, a opção que melhor se encaixa no comentário sobre a coesão e a introdução de ideias é: d) A conjunção “Assim” introduz uma conclusão e pode ser substituída por “Por isso” ou “Então”.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina