Logo Passei Direto
Buscar
“A” e “B”, percebendo que seu filho “C”, de apenas quatro anos, mudou de comportamento depois da chegada da babá “D”, que permanecia sozinha na casa com a criança, instalaram uma câmera no interior da residência, visando comprovar fatos de que suspeitavam. Retornando à noite, constataram a prática de atos libidinosos, praticados pela babá “D” contra a criança “C”. No dia seguinte, “A” e “B” foram à delegacia de polícia requerer que a autoridade policial adotasse as providências pertinentes, visando o processo e julgamento de “D”. Marque a única alternativa correta:

A) A autoridade policial deve prender “D” em flagrante, com a simples notícia contida na fita.
B) A autoridade policial instaura o inquérito policial regular, colhe provas e considera a fita um dado relevante como fundamentação para a prisão preventiva de “D”, representando por sua decretação.
C) A autoridade policial indefere, fundamentadamente, o pedido de “A” e “B”.
D) A autoridade policial determina que seus agentes de serviço naquele dia prendam “D” para averiguações.
E) A autoridade policial solicita informações ao Juiz Criminal e ao Promotor de Justiça da comarca como deveria proceder.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas: A) A autoridade policial deve prender “D” em flagrante, com a simples notícia contida na fita. - A prisão em flagrante requer a constatação de um crime em andamento ou a presença de um crime já consumado, o que não se aplica apenas pela gravação. B) A autoridade policial instaura o inquérito policial regular, colhe provas e considera a fita um dado relevante como fundamentação para a prisão preventiva de “D”, representando por sua decretação. - Esta alternativa é a mais adequada, pois a autoridade policial deve instaurar um inquérito para investigar os fatos e a gravação pode ser utilizada como prova relevante. C) A autoridade policial indefere, fundamentadamente, o pedido de “A” e “B”. - Não é correto, pois a autoridade policial deve investigar a denúncia. D) A autoridade policial determina que seus agentes de serviço naquele dia prendam “D” para averiguações. - A prisão não pode ser feita sem a devida fundamentação e investigação prévia. E) A autoridade policial solicita informações ao Juiz Criminal e ao Promotor de Justiça da comarca como deveria proceder. - Embora a comunicação com o Judiciário e o Ministério Público seja importante, a autoridade policial deve agir primeiro instaurando o inquérito. Diante da análise, a alternativa correta é: B) A autoridade policial instaura o inquérito policial regular, colhe provas e considera a fita um dado relevante como fundamentação para a prisão preventiva de “D”, representando por sua decretação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Marque a única alternativa correta. A autoridade policial, tomando conhecimento da ocorrência de um crime de homicídio, deve adotar as seguintes providências:

A) Instaurar inquérito policial regular, visando a apuração da autoria e materialidade do fato, por intermédio de portaria.
B) Exigir que a vítima ou seu representante legal apresente, no prazo, a representação.
C) Lavrar, obrigatoriamente, o Termo Circunstanciado da ocorrência, encaminhando-o ao Juizado Especial Criminal.
D) Determinar o arquivamento da notícia chegada ao seu conhecimento.
E) Exigir o comparecimento da vítima, acompanhada de advogado ou de defensor público.

Sobre o tema prisão em flagrante, assinale a única alternativa correta:

A) Considera-se flagrante presumido aquele em que o agente é perseguido logo após a prática de um ilícito penal.
B) Considera-se flagrante impróprio quando o agente é preso logo depois da ocorrência de uma infração penal, com instrumentos, armas ou papéis que o apontem como autor do ilícito.
C) Em nenhuma hipótese, a perseguição poderá ultrapassar o prazo legal de 24 horas.
D) Considera-se flagrante preparado ou provocado aquele em que o agente é induzido à prática da infração penal, caracterizando a hipótese de crime impossível, ante a impossibilidade de sua consumação.
E) Somente a autoridade policial poderá prender alguém em flagrante delito.

Sobre a lei de combate ao crime organizado (lei 9.034/95), assinale a única alternativa correta: A) A autoridade policial pode retardar a intervenção para determinado momento em que repute mais eficaz, do ponto de vista da formação da prova e fornecimento de informações. B) A própria autoridade policial pode determinar que um de seus agentes de investigação se infiltre em determinada organização criminosa. C) A delação premiada aplica-se apenas se o agente confessa perante a autoridade policial. D) Constitui constrangimento ilegal a identificação criminal das pessoas envolvidas com organizações criminosas, já identificadas civilmente. E) A autoridade policial poderá determinar que seus agentes procedam a captação e interceptação ambiental de sinais eletromagnéticos, óticos ou acústicos.

A) A autoridade policial pode retardar a intervenção para determinado momento em que repute mais eficaz, do ponto de vista da formação da prova e fornecimento de informações.
B) A própria autoridade policial pode determinar que um de seus agentes de investigação se infiltre em determinada organização criminosa.
C) A delação premiada aplica-se apenas se o agente confessa perante a autoridade policial.
D) Constitui constrangimento ilegal a identificação criminal das pessoas envolvidas com organizações criminosas, já identificadas civilmente.
E) A autoridade policial poderá determinar que seus agentes procedam a captação e interceptação ambiental de sinais eletromagnéticos, óticos ou acústicos.

“Z” praticou o crime de latrocínio. Houve instauração de inquérito policial regular, ficando demonstrada a autoria e a materialidade do referido delito. Durante o curso do inquérito policial, “Z”, participando de um assalto, trocou tiros com uma quadrilha oponente, vindo a falecer em razão disto. Fato comprovado mediante a certidão de óbito e laudo cadavérico, incontestavelmente evidenciado, juntados aos autos. Diante desta situação, assinale a única alternativa correta: A) A autoridade policial, em face da extinção da punibilidade pela morte do agente, encerrou a apuração e determinou o arquivamento do inquérito. B) Com a comprovação do óbito, deu continuidade às investigações. C) Concluiu o inquérito, elaborou o relatório, remetendo-o para o Juiz Criminal. D) Notificou os parentes da vítima para, querendo, manifestarem interesse na continuidade das investigações. E) Requisitou diligências ao DPT, visando melhor esclarecimento do laudo cadavérico.

A) A autoridade policial, em face da extinção da punibilidade pela morte do agente, encerrou a apuração e determinou o arquivamento do inquérito.
B) Com a comprovação do óbito, deu continuidade às investigações.
C) Concluiu o inquérito, elaborou o relatório, remetendo-o para o Juiz Criminal.
D) Notificou os parentes da vítima para, querendo, manifestarem interesse na continuidade das investigações.
E) Requisitou diligências ao DPT, visando melhor esclarecimento do laudo cadavérico.

A autoridade policial “V” requereu ao Juiz da Vara Crime da Comarca “T” autorização para realizar a busca domiciliar em 1.000 barracos da favela “F”, sem apontar maiores especificações, a fim de apreender documentos relativos à prática de tráfico ilícito de entorpecentes. O Magistrado negou o requerimento feito pelo delegado “V”. Agiu acertadamente a autoridade judicial? Assinale a única alternativa correta: A) A decisão do Juiz foi incorreta porque o crime de tráfico ilícito de entorpecentes, por ser assemelhado a hediondo, merece tratamento diferenciado. B) A decisão do Juiz foi incorreta porque a autoridade policial indicou onde ficam os barracos. C) O requerimento da autoridade policial foi correto porque o mandado de busca domiciliar não necessita de especificações. D) Agiu com acerto o Juiz porque a busca e apreensão deve indicar, o mais precisamente possível, a casa onde será realizada, assim como o nome do morador ou proprietário, sendo, portanto, vedado pelo ordenamento jurídico o mandado genérico. E) Os barracos não se incluem no conceito de domicílio, dispensando-se, assim, o mandado de busca e apreensão.

A) A decisão do Juiz foi incorreta porque o crime de tráfico ilícito de entorpecentes, por ser assemelhado a hediondo, merece tratamento diferenciado.
B) A decisão do Juiz foi incorreta porque a autoridade policial indicou onde ficam os barracos.
C) O requerimento da autoridade policial foi correto porque o mandado de busca domiciliar não necessita de especificações.
D) Agiu com acerto o Juiz porque a busca e apreensão deve indicar, o mais precisamente possível, a casa onde será realizada, assim como o nome do morador ou proprietário, sendo, portanto, vedado pelo ordenamento jurídico o mandado genérico.
E) Os barracos não se incluem no conceito de domicílio, dispensando-se, assim, o mandado de busca e apreensão.

Assinale a única alternativa correta: A) Arquivado o inquérito policial pelo Juiz, é possível a interposição de recurso em sentido estrito. B) Em hipótese alguma, o inquérito policial, uma vez arquivado, poderá ser desarquivado. C) Se o Promotor de Justiça requerer o arquivamento do inquérito policial, ao Juiz não resta outra alternativa senão atendê-lo. D) Sendo indeferido o pedido de arquivamento formulado pelo Promotor, o Juiz remete os autos para o Procurador-Geral de Justiça, que não poderá oferecer diretamente a denúncia, bem como não poderá designar outro Promotor para oferecê-la e nem insistir no arquivamento. E) Mesmo arquivado o inquérito policial, surgindo fatos novos indicando outras provas, a autoridade policial poderá proceder a novas investigações.

A) Arquivado o inquérito policial pelo Juiz, é possível a interposição de recurso em sentido estrito.
B) Em hipótese alguma, o inquérito policial, uma vez arquivado, poderá ser desarquivado.
C) Se o Promotor de Justiça requerer o arquivamento do inquérito policial, ao Juiz não resta outra alternativa senão atendê-lo.
D) Sendo indeferido o pedido de arquivamento formulado pelo Promotor, o Juiz remete os autos para o Procurador-Geral de Justiça, que não poderá oferecer diretamente a denúncia, bem como não poderá designar outro Promotor para oferecê-la e nem insistir no arquivamento.
E) Mesmo arquivado o inquérito policial, surgindo fatos novos indicando outras provas, a autoridade policial poderá proceder a novas investigações.

Mais conteúdos dessa disciplina