Logo Passei Direto
Buscar
A Lei n° 11.645, de março de 2008, complementa a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional e inclui os conteúdos programáticos que deveriam ser abordados obrigatoriamente nos estabelecimentos escolares sobre história e cultura indígena e afro-brasileira. A partir da análise da Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, é correto afirmar que:
essa lei tem como objetivo desenvolver a educação para a igualdade racial, e isso deve ser feito dentro das escolas de diferentes maneiras, rompendo o silêncio sobre o racismo que há nos conteúdos, nos materiais didáticos, nas práticas pedagógicas e até na formação dos professores.

a Geografia traz uma discussão sobre a diversidade racial, socioeconômica e distribuição espacial da população, sendo indiferente à discussão de como os territórios negros se compõem e como as desigualdades se espacializam.


essa lei traz a questão étnico-racial que deve ser ensinada a todos os alunos do ensino básico, em todas as áreas de conhecimento, o que inviabilizou sua efetivação, já que os currículos e as práticas pedagógicas não podem sofrer alterações.

independentemente da existência da lei, as escolas buscam uma educação antirracista, pois, no ambiente escolar, não existe o racismo estrutural, sendo mais fácill a convivência sem preconceitos desde as primeiras escolas fundadas no Brasil.

os professores têm respaldo científico para refletir sobre o que ensinar e como ensinar, para reproduzir saberes que se sustentam na desigualdade racial, pois esse tema faz parte no ensino desde as escolas fundadas pelos jesuítas.
User badge image
claudio felipetto

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A Lei n° 11.645, de março de 2008, realmente complementa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas. Dentre as afirmações apresentadas, a que mais se alinha ao objetivo da lei é a que menciona que a questão étnico-racial deve ser ensinada a todos os alunos do ensino básico, em todas as áreas de conhecimento. No entanto, a afirmação de que isso inviabilizou sua efetivação não é correta, pois a lei busca justamente promover a inclusão desses conteúdos, embora a implementação ainda enfrente desafios. As outras afirmações contêm equívocos, como a ideia de que as escolas não enfrentam racismo estrutural ou que os professores reproduzem saberes sustentados na desigualdade racial sem respaldo científico. Portanto, a análise crítica e a reflexão sobre a implementação da lei são essenciais para promover uma educação antirracista e inclusiva.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina