Logo Passei Direto
Buscar
A síndrome da pele escaldada estafilocócica é uma doença que geralmente acomete crianças menores de 5 anos e caracteriza-se pelo aparecimento de eritema macular e edema em áreas intertriginosas e periorificiais, que se espalha por todo o corpo, poupando áreas pilosas, geralmente precedido por quadro de vias aéreas superiores ou conjuntivite. Considerando a síndrome da pele escaldada estafilocócica assinale a alternativa INCORRETA:

a) As lesões na pele são causadas pela produção de uma toxina epidermolítica, liberada por certas cepas de Staphylococcus.
b) Antibioticoterapia deve ser instituída, levando-se em conta a necessidade de erradicar o foco de estafilococos.
c) O diagnóstico pode ser confirmado pelo isolamento de Staphylococcus aureus.
d) O eritema macular e edema que acometem a pele são resultantes da liberação de toxinas por certas cepas de Streptococcus.
e) A toxina liberada pela bactéria após a infeção tem ação esfoliativa.
User badge image
Discussões sobre Bases Biológicas

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada alternativa para identificar a INCORRETA em relação à síndrome da pele escaldada estafilocócica: a) As lesões na pele são causadas pela produção de uma toxina epidermolítica, liberada por certas cepas de Staphylococcus. - Correta. A síndrome é realmente causada por toxinas do Staphylococcus aureus. b) Antibioticoterapia deve ser instituída, levando-se em conta a necessidade de erradicar o foco de estafilococos. - Correta. O tratamento geralmente envolve antibióticos para combater a infecção. c) O diagnóstico pode ser confirmado pelo isolamento de Staphylococcus aureus. - Correta. O isolamento da bactéria é uma forma de confirmar o diagnóstico. d) O eritema macular e edema que acometem a pele são resultantes da liberação de toxinas por certas cepas de Streptococcus. - INCORRETA. A síndrome é causada por toxinas do Staphylococcus aureus, não do Streptococcus. e) A toxina liberada pela bactéria após a infeção tem ação esfoliativa. - Correta. A toxina tem essa ação, levando à descamação da pele. Portanto, a alternativa INCORRETA é: d) O eritema macular e edema que acometem a pele são resultantes da liberação de toxinas por certas cepas de Streptococcus.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia atentamente o caso clínico a seguir: L.C, sexo feminino, 62 anos, trabalhadora rural, encaminhada ao setor de Fisioterapia da Universidade Paulista para realização de 20 sessões. A paciente chegou ao setor com 3 semanas de pós-operatório. Na avaliação da fisioterapia, observou-se secreção líquida e amarelada nos pontos terminais da cicatriz cirúrgica, temperatura da pele levemente elevada no local e restrição da mobilidade de flexão e extensão do joelho. A manutenção da elevação da temperatura da pele nos dois atendimentos subsequentes, alertou a equipe de Fisioterapia em relação a possibilidade de uma infecção da prótese. A cultura da secreção purulenta foi positiva para Staphylococcus epidermidis. Com base no diagnóstico de infeções causadas por S. epidermidis, complete as lacunas da sentença abaixo e assinale a alternativa que corresponde a sequência correta: As bactérias do gênero Staphylococcus spp. são identificadas como _________________, uma vez que na prova da _______________ há formação de bolhas em decorrência da decomposição de H2O2 em água e oxigênio. Adicionalmente, na prova da ______________ as cepas de S. epidermidis se apresentam como _______________, já que não há formação de coágulo após o teste em tubo. Na prova da hemólise, não haverá formação de halos de inibição ao redor das colônias de S. epidermidis cultivadas em ágar sangue, caracterizando o microrganismo como _________________:

a) catalase positiva; catalase; coagulase; coagulase negativa; gama-hemolítico.
b) coagulase positiva; coagulase; catalase; catalase negativa; gama-hemolítico.
c) catalase negativa; catalase; coagulase; coagulase positiva; alfa-hemolítico.
d) coagulase negativa; coagulase; catalase; catalase negativa; beta-hemolítico.
e) catalase positiva; catalase; coagulase; coagulase negativa; beta-hemolítico.

Mais conteúdos dessa disciplina