Logo Passei Direto
Buscar

Estética

Outros
[Laboratório Virtual – Indução mútua entre duas bobinas] Ao realizar o experimento de laboratório, através dos valores obtidos, é possível dizer que não se trata de um transformador ideal. Como o experimento deve ser o mais próximo da realidade, são considerados modelos mais complexos que o transformador ideal. Nesse sentido, devemos levar em consideração alguns fatores presentes em um transformador real. Com relação aos efeitos que podem ser considerados nos cálculos de transformadores reais, assinale a alternativa CORRETA:

A Em um transformador real, podem ser considerados os efeitos das resistências dos enrolamentos, os fluxos dispersos e as perdas relativas às correntes de magnetização.
B Em um transformador real, podem ser considerados os efeitos das resistências dos enrolamentos, os fluxos dispersos e as perdas por atrito nas escovas e mancais.
C Em um transformador real, as resistências dos enrolamentos são desprezíveis.
D Transformadores reais desprezam as perdas decorrentes da operação.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma: A) Em um transformador real, podem ser considerados os efeitos das resistências dos enrolamentos, os fluxos dispersos e as perdas relativas às correntes de magnetização. - Esta opção está correta, pois todos esses fatores são relevantes em transformadores reais. B) Em um transformador real, podem ser considerados os efeitos das resistências dos enrolamentos, os fluxos dispersos e as perdas por atrito nas escovas e mancais. - Embora as resistências e fluxos dispersos sejam relevantes, as perdas por atrito nas escovas e mancais não são típicas em transformadores. C) Em um transformador real, as resistências dos enrolamentos são desprezíveis. - Esta afirmação é falsa, pois as resistências dos enrolamentos têm um impacto significativo nas perdas. D) Transformadores reais desprezam as perdas decorrentes da operação. - Esta afirmação também é falsa, pois as perdas são um fator importante a ser considerado. Portanto, a alternativa correta é: A. Em um transformador real, podem ser considerados os efeitos das resistências dos enrolamentos, os fluxos dispersos e as perdas relativas às correntes de magnetização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

[Laboratório Virtual - Força magnética entre dois fios paralelos] Através desse laboratório virtual, verificamos que ao aplicarmos corrente entre dois fios próximos, haverá uma força magnética entre eles. Dependendo do sentido da corrente dos dois fios, irá ocorrer uma força de atração ou de repulsão. Considere que, no experimento, as correntes estão no mesmo sentido, sendo assim, haverá uma força agindo entre os fios. Em seguida, é invertido o sentido da corrente de apenas um fio.

Com relação ao exposto, assinale a alternativa CORRETA:

A Ao invertermos o sentido de uma das correntes, os módulos das forças serão relativamente diferentes dos iniciais, ocorrendo uma força de atração.

B Ao invertermos o sentido de uma das correntes, os módulos das forças permanecem os mesmos, ocorrendo uma força de atração.

C Ao invertermos o sentido de uma das correntes, os módulos das forças permanecem os mesmos, mas agora passam a ser repulsivas.

D Ao invertermos o sentido de uma das correntes, os módulos das forças serão muito superiores.


A Ao invertermos o sentido de uma das correntes, os módulos das forças serão relativamente diferentes dos iniciais, ocorrendo uma força de atração.
B Ao invertermos o sentido de uma das correntes, os módulos das forças permanecem os mesmos, ocorrendo uma força de atração.
C Ao invertermos o sentido de uma das correntes, os módulos das forças permanecem os mesmos, mas agora passam a ser repulsivas.
D Ao invertermos o sentido de uma das correntes, os módulos das forças serão muito superiores.

Praticamente toda a energia dissipada na forma de calor está relacionada com a perda e, consequentemente, com o rendimento de parte ou todo o sistema. Quando associado ao material magnético, encontramos enrolamentos alimentados com corrente alternada, como por exemplo em transformadores, outras perdas podem afetar o rendimento. Sobre essas perdas, analise as sentenças a seguir:
I- As perdas no núcleo de transformadores se devem praticamente às correntes que circulam pelos enrolamentos e as perdas aleatórias no núcleo do material.
II- Os núcleos das máquinas elétricas são feitos de material ferromagnético, a fim de confinar o fluxo magnético dentro do dispositivo e ter um melhor aproveitamento da concentração de fluxo magnético.
III- As perdas no ferro podem ser divididas em perdas por: efeito Joule, correntes parasitas e perdas por histerese magnética.
IV- A parcela de perdas por histerese se deve ao gasto de energia necessário para movimentar os dipolos magnéticos no interior do material.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.

Com relação ao fenômeno de autoindutância, assinale a alternativa CORRETA:


A Ao aplicarmos uma corrente variável no indutor, será gerado um campo eletromagnético variável. De acordo com a Lei de Faraday, esse campo irá induzir um fluxo variável no próprio circuito.
B Ao aplicarmos uma corrente variável no indutor, será gerado um campo eletromagnético variável. De acordo com a Lei de Ohm, esse campo irá induzir uma tensão no próprio circuito.
C Ao aplicarmos uma corrente variável no indutor, será gerado um campo eletromagnético variável. De acordo com a Lei de Faraday, esse campo irá induzir uma tensão no próprio circuito.
D Ao aplicarmos uma força eletromotriz no indutor, será gerado uma corrente variável. De acordo com a Lei de Faraday, essa corrente irá induzir uma tensão no próprio circuito.

Mais conteúdos dessa disciplina