Logo Passei Direto
Buscar

Outros

UNIRV
O abuso de idosos ocorre em muitas formas, incluindo abuso físico, psicológico e sexual, bem como em exploração financeira e negligência. Esses tipos de violência são problemas comuns com repercussões sociais e de saúde complexas, nas quais você estará em uma posição única para identificar e intervir. No entanto, para desempenho dessa tarefa é necessário um olhar especial, que seja treinado para a leitura da violência por meio dos sinais deixados pelas lesões e traumas que chegam para atendimento e até levam a óbitos (BRASIL, 2014). Analisando o tema, concluímos estar correto que: São sinais (red flags) de possível violência física, sexual, psicológica, financeira e negligência as lesões acidentais repetidas ou o padrão de vida e cuidados que não estão de acordo com a renda ou os bens, dentre outros fatores. Sobre o comportamento do idoso, nem sempre o nervosismo ou medo quando o parceiro ou membro da família está presente indica sinais de violência, então podem ser desconsiderados. Não existem características da família ou do parceiro que possam indicar violência, por isso os profissionais de saúde devem se ater aos relatos da própria pessoa idosa. Quando um parceiro ou outro membro da família mostra raiva ou irritabilidade em relação ao paciente e quando o acompanhante ou familiar responde às perguntas do idoso, é importante atentar para o fato de o próprio idoso ser o perpetrador da violência.
User badge image
felipe peres

ano passado

User badge image
felipe peres

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas apresentadas: 1. "São sinais (red flags) de possível violência física, sexual, psicológica, financeira e negligência as lesões acidentais repetidas ou o padrão de vida e cuidados que não estão de acordo com a renda ou os bens, dentre outros fatores." - Esta afirmação está correta, pois reconhece que certos sinais podem indicar abuso. 2. "Sobre o comportamento do idoso, nem sempre o nervosismo ou medo quando o parceiro ou membro da família está presente indica sinais de violência, então podem ser desconsiderados." - Esta afirmação é problemática, pois o nervosismo ou medo pode, sim, ser um indicativo de violência. 3. "Não existem características da família ou do parceiro que possam indicar violência, por isso os profissionais de saúde devem se ater aos relatos da própria pessoa idosa." - Esta afirmação é incorreta, pois existem características que podem indicar risco de violência. 4. "Quando um parceiro ou outro membro da família mostra raiva ou irritabilidade em relação ao paciente e quando o acompanhante ou familiar responde às perguntas do idoso, é importante atentar para o fato de o próprio idoso ser o perpetrador da violência." - Esta afirmação é confusa e não reflete a realidade, pois a raiva ou irritabilidade do acompanhante pode indicar um risco para o idoso, não que o idoso seja o perpetrador. Diante da análise, a alternativa correta é a primeira: "São sinais (red flags) de possível violência física, sexual, psicológica, financeira e negligência as lesões acidentais repetidas ou o padrão de vida e cuidados que não estão de acordo com a renda ou os bens, dentre outros fatores."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a rede de enfrentamento às pessoas em situação de violência, leia o trecho a seguir e identifique os termos que completam as lacunas:
O termo rede de atendimento designa um conjunto de ações e serviços intersetoriais e $\qquad$ (com destaque dos setores de assistência social, da justiça, da segurança pública e da saúde), que visam a $\qquad$ e a melhora da qualidade do atendimento, a identificação e ao encaminhamento adequado das pessoas em situação de violência e a integralidade e a humanização do atendimento. Nesse contexto, a $\qquad$ dos serviços e profissionais em rede busca a ampliação da resolubilidade e a integralidade da atenção. O setor saúde, um dos espaços privilegiados para identificação das pessoas em situação de violência, tem papel $\qquad$ na definição e articulação dos serviços e instituições que, direta ou indiretamente, atendem essas pessoas. Essa abordagem envolve dois campos de atuação: um próprio da saúde, chamado intrassetorial, e outro fora do setor saúde, denominado $\qquad$ .
A opção que indica os termos que preenchem as lacunas, na ordem correta:
Intrassetoriais - ampliação - estratégia organizacional - fundamental - intersetorial.
Interseccionais - diminuição - estratégia organizacional - fundamental - intersetorial.
Intrassetoriais - ampliação - padronização dos cuidados - secundário - intersetorial.
Intrassetoriais - diminuição - estratégia organizacional - fundamental - intrassetorial.

Mais conteúdos dessa disciplina