Logo Passei Direto
Buscar
Em relação ao tema elisão fiscal, assinale a assertiva incorreta: a. Um exemplo de elisão fiscal é o benefício fiscal concedido sobre os juros sobre o capital próprio. b. A elisão fiscal pode ser considerada sinônimo de planejamento tributário. c. Há situações de interpretações divergentes entre o fisco e o legislador. d. A elisão fiscal só pode ser realizada com base no que consta na legislação. e. Uma das diferenças entre elisão fiscal e evasão fiscal reside no fato de que a primeira é um ato lícito, e a segunda, ilícito.
User badge image
Jose Carlos Freitas

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a assertiva incorreta sobre elisão fiscal: a) Um exemplo de elisão fiscal é o benefício fiscal concedido sobre os juros sobre o capital próprio. - Correto, pois benefícios fiscais são uma forma de elisão. b) A elisão fiscal pode ser considerada sinônimo de planejamento tributário. - Correto, pois elisão é uma forma de planejamento tributário. c) Há situações de interpretações divergentes entre o fisco e o legislador. - Correto, pois isso pode ocorrer em relação à aplicação da legislação tributária. d) A elisão fiscal só pode ser realizada com base no que consta na legislação. - Esta assertiva é incorreta, pois a elisão fiscal deve respeitar a legislação, mas não se limita apenas ao que está explícito nela, podendo envolver interpretações e estratégias dentro da legalidade. e) Uma das diferenças entre elisão fiscal e evasão fiscal reside no fato de que a primeira é um ato lícito, e a segunda, ilícito. - Correto, essa é uma definição clássica. Portanto, a assertiva incorreta é: d) A elisão fiscal só pode ser realizada com base no que consta na legislação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual dos itens não pode ser considerado uma das principais atividades da contabilidade tributária? a. Transcrição em livros fiscais de informações das notas fiscais b. Orientações tributárias para as filiais e as coligadas da empresa c. Contabilização de provisões de tributos. d. Pagamento de guias de tributos e. Apuração correta na base de cálculo ou de resultado tributável

Sobre metodologia contábil e planejamento tributário, assinale a alternativa correta.
A. O planejamento tributário é considerado lícito pelo fisco.
B. O método das partidas dobradas é um sistema que deve ser personalizado a cada organização devido a particularidades de cada uma.
C. De modo lícito não é possível evitar a hipótese de incidência tributária.
D. O planejamento tributário permite que as empresas possam reduzir seus tributos após a ocorrência do fato gerador.
E. O objetivo principal do método das partidas dobradas é o registro das origens e das aplicações de recursos.

Entre as alternativas, assinale a que não pode ser considerada como um facilitador para a realização do planejamento tributário em uma organização:
A. Realizar uma análise considerando não apenas a relação custo-benefício, como também o levantamento de riscos.
B. Obter da contabilidade informações e relatórios fidedignos sobre a realidade da empresa.
C. Desenvolver um diagnóstico fiscal considerando como foco a empresa, mesmo que faça parte de um grupo de organizações.
D. Realizar simulações considerando três cenários: pessimista, otimista e conservador.
E. Possuir na empresa uma equipe de profissionais com diversas formações e conhecimentos na área tributária e fiscal.

Mais conteúdos dessa disciplina