Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
No romance Senhora, de José de Alencar, as características que faz de Fernando Seixas um herói romântico são:

I. a preocupação com a família, quando esta lhe solicitou o dinheiro que lhe foi confiado para poupança e ele havia gastado em seu próprio benefício. Martirizou-se por saber que a irmã dependia desse dinheiro para se casar. Não tendo outra saída, sentiu-se obrigado a aceitar a proposta de Aurélia para se casar com ela pelo dote de cem contos de réis, sem nada lhe revelar.
II. a elegância excessiva de Fernando Seixas que o caracteriza como personagem idealizada.
III. o fato de trair Aurélia devido a um casamento que lhe oferecia mais vantagens.
IV. a importância dada por Fernando Seixas aos prazeres e às futilidades da época.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre Fernando Seixas em "Senhora": I. A preocupação com a família é uma característica que realmente se destaca em Fernando Seixas, especialmente em relação ao dinheiro que ele gastou e à dependência da irmã. Essa afirmativa está correta. II. A elegância excessiva de Fernando Seixas pode ser vista como uma idealização do personagem, o que é uma característica do herói romântico. Essa afirmativa está correta. III. O fato de trair Aurélia por um casamento que lhe oferecia mais vantagens não é uma característica que o define como herói romântico, mas sim como um personagem ambíguo e egoísta. Essa afirmativa está incorreta. IV. A importância dada por Fernando Seixas aos prazeres e futilidades da época também não se alinha com a imagem de um herói romântico, que geralmente busca valores mais profundos. Essa afirmativa está incorreta. Portanto, os itens corretos são I e II. A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: a) I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

José de Alencar, um dos mais importantes flccionistas brasileiros do século XIX, escreveu romances históricos, regionais, urbanos e indianistas. Leia o fragmento do romance O Guarani, de José de Alencar. Caía a tarde. No pequeno jardim da casa do Paquequer, uma linda moça se embalançava indolentemente numa rede de palha presa aos ramos de uma acácia silvestre [...] Os grandes olhos azuis, meio cerrados, às vezes se abriam languidamente como para se embeberem de luz [...]. Os lábios vermelhos e úmidos pareciam uma flor da gardênia dos nossos campos, orvalhada pelo sereno da noite [...]. Os longos cabelos louros, enrolados negligentemente em ricas tranças, descobriam a fronte alva, e caíam em volta do pescoço presos por uma rendinha ñníssima de fios de palha cor de ouro. [...] Esta moça era Cecília. Em relação a obra O Guarani, ou ao fragmento acima descrito, assinale a alternativa correta.

a. Neste trecho, a descrição de Cecília revela um ideal de beleza típico da sociedade do Brasil colonial.
b. A visão de mundo realista está posta no retrato harmonioso entre a beleza da jovem e a beleza da natureza brasileira.
c. No romance, um dos triângulos amorosos é formado por Cecília, Loredano e Isabel.
d. No fragmento, a languidez dos olhos de Cecília sugere um certo erotismo, desvinculando a obra do movimento romântico.
e. Na obra, além da idealização da mulher, há elementos da idealização do índio, personificado na figura de Peri.

Mais conteúdos dessa disciplina