Logo Passei Direto
Buscar

SUS

Outros
9. (UPE/2017/RESID. MULT. PROF. SAÚDE ENFERMAGEM) Segundo o artigo 199, da Constituição da República Federativa do Brasil, a assistência à saúde é livre à iniciativa privada. Sobre esse artigo, analise as afirmativas abaixo: I – As instituições privadas poderão participar, de forma complementar, do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo as diretrizes deste. II – É possível a destinação de recursos públicos na forma de auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos. III – Os hospitais e as clínicas particulares poderão participar do Sistema Único de Saúde, direta ou indiretamente, por meio dos planos de saúde. IV – O capital estrangeiro só pode participar do SUS no setor de medicamentos e equipamentos. Está CORRETO o que se afirmar em

a. I, II, III e IV.
b. I, II e IV, apenas.
c. III, apenas.
d. I, apenas.
e. I e II, apenas.
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa em relação ao artigo 199 da Constituição: I – As instituições privadas poderão participar, de forma complementar, do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo as diretrizes deste. Verdadeiro, as instituições privadas podem atuar de forma complementar ao SUS, respeitando suas diretrizes. II – É possível a destinação de recursos públicos na forma de auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos. Falso, a Constituição proíbe a destinação de recursos públicos para instituições privadas com fins lucrativos. III – Os hospitais e as clínicas particulares poderão participar do Sistema Único de Saúde, direta ou indiretamente, por meio dos planos de saúde. Falso, a participação de hospitais e clínicas particulares no SUS não é feita diretamente por meio de planos de saúde, mas sim através de contratos e convênios específicos. IV – O capital estrangeiro só pode participar do SUS no setor de medicamentos e equipamentos. Falso, a participação do capital estrangeiro no SUS é restrita e não se limita apenas a medicamentos e equipamentos. Com base nas análises, apenas a afirmativa I é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: d) I, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(IMIP/2015/RESID. MULT. PROF. SAÚDE ENFERMAGEM) Desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) até os dias atuais, muito se tem discutido sobre seus avanços e, também, sobre os problemas que vêm se apresentando. A criação do SUS objetivou alterar a situação de desigualdade na assistência à saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão, ofertando serviços na atenção primária, secundária e terciária. Analise as afirmativas abaixo e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas. ( ) A partir dos seus princípios, esse sistema aponta para a ampliação das ações dos profissionais de saúde, com o objetivo de torná-los capazes de assegurar assistência de qualidade para todos, com competência técnica e humana e de acordo com as diretrizes do sistema, além do estabelecimento de vínculo com os usuários, garantindo a sua participação na tomada de decisões nos serviços de saúde. ( ) As ações e serviços públicos de saúde passaram a integrar “uma rede regionalizada e hierarquizada”, organizada de acordo com as diretrizes da descentralização, atendimento integral e participação da comunidade. ( ) O acesso da população à rede deve ser exclusivamente por meio dos serviços de nível secundário e terciário de atenção que devem estar qualificados para atender e resolver os principais problemas que se apresentam. ( ) A integralidade pressupõe acesso a bens e serviços, formulação, gestão e controle participativo de políticas públicas, interação do usuário/profissional sem perder a perspectiva daquilo que é comum a todos e deve ser universal: o direito de viver e ser tratado com respeito à integridade e à dignidade da condição humana em situações de saúde, doença e morte. ( ) Na Constituição da República de 1988, a saúde é conceituada como resultado das condições de vida das pessoas. Não é adquirida, apenas, com assistência médica, mas, principalmente, pelo acesso das pessoas a emprego, salário justo, educação, habitação, saneamento, transporte, alimentação, cultura, lazer e a um sistema de saúde digna e de qualidade. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

a. V- V – F – F – V
b. V – V – F – V–V
c. V – V – V – V–V
d. V – F – F – V – V
e. V – V – V – F – V

Em outubro de 2014 a Constituição Federal de 1988 e o Sistema Único de Saúde completaram 26 anos de existência jurídica. Considerando esse acontecimento, é CORRETO afirmar que:

a. o primeiro esforço governamental para instituir a integralidade nos moldes como previsto pela Constituição Federal de 1988 ocorreu com a criação das Caixas de Aposentadoria e Pensões em 1924 com a aproximação entre a assistência previdenciária, a assistência social e a assistência médica;
b. o critério de vinculação a um emprego formal e contribuição à Caixa de Aposentadoria e Pensões ou ao Instituto de Aposentadoria e Pensões ou, ainda, ao Instituto Nacional de Previdência Social exprimia a negação do direito à atenção à saúde.
c. a integração dos três tipos de assistência mencionadas na assertiva anterior estabeleceu-se de maneira tão intensa que tem servido de inspiração para a organização das redes de saúde preconizada pela Portaria MS n. 4279/2010.
d. a definição organizacional de separação entre as práticas tratamento de doenças e as de prevenção de doenças n. período anterior ao SUS não impediu que os sistemas de ambas as práticas estivessem reunidos em um único comando político e administrativo.
e. a exigência da vinculação a um emprego formal e a contribuição previdenciária foram os mecanismos usados para que os sistemas e serviços de saúde da Caixa de Aposentadoria e Pensões do Instituto de Aposentadoria e Pensões, e do Instituto Nacional de Previdência Social se orientassem pelo princípio da equidade.

Mais conteúdos dessa disciplina