Logo Passei Direto
Buscar
As glândulas salivares maiores e menores são com frequência sede de doenças que podem manifestar-se clinicamente por aumento de volume e distúrbios secretórios. Sobre as parotidites, em geral, assinale a afirmativa correta.

A) Na parotidite epidêmica por caxumba, a glândula parótida aumentada propicia, à palpação, aspecto amolecido e, apesar de se apresentar mais aquecida, não se observa, em geral, eritema.
B) A localização mais comum do adenoma pleomórfico é no palato duro, próximo ao palato mole e no interior da glândula parótida. Apresenta sintomatologia dolorosa, fixação aos planos profundos e paralisia do facial, no caso da parótida.
C) A parotidite recorrente caracteriza-se por súbita tumefação uni ou bilateral da parótida, sendo que as submandibulares nunca são envolvidas. Pode durar dias ou meses, apresentando períodos de remissão e de exacerbação.
D) A sialolitíase é mais comum na glândula parótida, aproximadamente em 80% dos casos, ocorrendo na submandibular em cerca de 20% e na sublingual em menos de 1%. É comum o cálculo ser expelido espontaneamente pela pressão que a saliva retida exerce, deslocando-o, desobstruindo o ducto, diminuindo a dor e o volume desta estrutura.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre parotidites: A) Na parotidite epidêmica por caxumba, a glândula parótida aumentada propicia, à palpação, aspecto amolecido e, apesar de se apresentar mais aquecida, não se observa, em geral, eritema. - Correta em parte, mas a descrição do aspecto amolecido não é típica. B) A localização mais comum do adenoma pleomórfico é no palato duro, próximo ao palato mole e no interior da glândula parótida. Apresenta sintomatologia dolorosa, fixação aos planos profundos e paralisia do facial, no caso da parótida. - Incorreta, pois o adenoma pleomórfico é mais comum na glândula parótida, mas não apresenta dor e não causa paralisia facial. C) A parotidite recorrente caracteriza-se por súbita tumefação uni ou bilateral da parótida, sendo que as submandibulares nunca são envolvidas. Pode durar dias ou meses, apresentando períodos de remissão e de exacerbação. - Incorreta, pois as glândulas submandibulares também podem ser afetadas. D) A sialolitíase é mais comum na glândula parótida, aproximadamente em 80% dos casos, ocorrendo na submandibular em cerca de 20% e na sublingual em menos de 1%. É comum o cálculo ser expelido espontaneamente pela pressão que a saliva retida exerce, deslocando-o, desobstruindo o ducto, diminuindo a dor e o volume desta estrutura. - Correta, pois a sialolitíase realmente é mais comum na glândula submandibular, mas a descrição sobre a expulsão espontânea do cálculo é verdadeira. Após a análise, a alternativa correta é a) A parotidite epidêmica por caxumba, que é a mais precisa em relação à descrição clínica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina