Logo Passei Direto
Buscar
A Projeção Cartográfica é uma transformação matemática executada sobre pontos da superfície elipsoidica terrestre, de forma a representá-los sobre uma superfície plana minimizando deformações. É correto, então, afirmar que

A) a projeção LAT-LONG é utilizada na disponibilização de dados, mas não para a quantificação de área, por ser uma projeção conforme ou isogonal.
B) a projeção UTM é utilizada no mapeamento sistemático do IBGE nas escalas de 1:250.000 e também em escalas menores.
C) as projeções cartográficas têm parâmetros a serem definidos. Por exemplo, o parâmetro da projeção UTM é o Fuso ou o Meridiano Central; da projeção Cônica de Albers são 4: Latitude de Origem, Longitude de Origem e dois Paralelos-Padrão.
D) a Projeção Cônica de Albers é recomendada pelo IBGE para quantificação de área e se caracteriza, quanto às propriedades, como Equidistante.
User badge image
Perguntas sobre Epidemiologia

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) A projeção LAT-LONG é uma representação geográfica, mas não é uma projeção conforme ou isogonal. Essa afirmação está incorreta. B) A projeção UTM (Universal Transverse Mercator) é realmente utilizada pelo IBGE, mas é mais comum em escalas maiores, como 1:50.000, e não em escalas menores. Portanto, essa afirmação é imprecisa. C) As projeções cartográficas têm parâmetros a serem definidos, e a descrição dos parâmetros da projeção UTM e da projeção Cônica de Albers está correta. O parâmetro da UTM é o Fuso ou Meridiano Central, e a Cônica de Albers realmente possui os parâmetros mencionados. Essa afirmação é verdadeira. D) A Projeção Cônica de Albers é recomendada para quantificação de área, mas não é caracterizada como Equidistante; ela é equidistante em relação aos paralelos padrão, mas não em relação a todos os pontos. Portanto, essa afirmação é incorreta. Diante da análise, a alternativa correta é: C) as projeções cartográficas têm parâmetros a serem definidos. Por exemplo, o parâmetro da projeção UTM é o Fuso ou o Meridiano Central; da projeção Cônica de Albers são 4: Latitude de Origem, Longitude de Origem e dois Paralelos-Padrão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Epidemiologia tem como preocupação compreender e explicar o processo saúde-doença nos indivíduos e em populações. A Geografia da Saúde por sua vez, procura identificar, na estrutura espacial e nas relações sociais que ela encerra, associações plausíveis com os processos de adoecimento e morte nas coletividades. Ambas aceitam como premissa geral que os padrões de morbi-mortalidade e saúde não ocorrem de forma aleatória em populações humanas, mas sim em padrões ordenados que refletem causas subjacentes (Curson, 1986). A maior contribuição da geografia para os estudos de saúde é antiga, mas vem sendo retomada com a Geografia Crítica a partir da década de 1970. Segundo esta abordagem, o espaço geográfico não é um espaço abstrato, sinônimo de superfície ou área da geometria, nem o espaço natural. O espaço geográfico é o espaço social onde se dão as relações humanas, é um espaço relacional. Milton Santos dizia que o espaço geográfico é o conjunto de relações realizadas através de funções (a produção, a circulação e o consumo) e formas (objetos geográficos). 01. Relacione os conceitos citados no texto acima, com as seguintes afirmativas. 1. Podem ser considerados como objetos geográficos móveis e imóveis, tal como uma cidade, uma barragem, uma estrada de rodagem, um porto, um prédio, uma floresta, uma plantação, um lago ou uma montanha. Seu uso pelas pessoas possibilita e potencializa ações humanas capazes de produzir ou ampliar, em decorrência de sua utilização e qualidade, problemas para a saúde humana. 2. A Epidemiologia é a ciência que estuda os padrões da ocorrência de doenças em populações humanas, os fatores determinantes desses padrões, provendo, consequentemente, subsídios para a cura das doenças estudadas. 3. A Geografia da Saúde tem como objetivo contribuir com a análise de fatores ambientais de risco para as doenças, colaborando com o desenvolvimento de estratégias para a administração dos serviços de saúde, monitoramento de eventos e novos modelos de prevenção e controle de doenças, cujo papel exclusivo é servir como subsídio para outras ciências que utilizam tecnologias e sistemas de informações geográficas. O correto está em

A) 1, 2 e 3.
B) 1 e 3, apenas.
C) 2, apenas.
D) 1, apenas.

02. Os estudos da relação entre espaço e saúde permitem organizar as informações por tipo de determinante (ambiental, biológico, comportamental e sistema de saúde), facilitam a formulação de hipóteses, a seleção de variáveis e a criação de indicadores e possibilitam a simulação de diversas situações na busca dos principais determinantes de um dado problema de saúde. Avalie as seguintes afirmacoes: 1- Nos estudos de saúde e espaço devem ser utilizadas escalas ecológicas, pois as características estudadas serão sempre atributos de uma população (um grupo de pessoas) e o ambiente (contexto) onde estas estão inseridas. 2- Os estudos ecológicos são especialmente úteis para detectar áreas com excesso de doenças e descobrir fatores de risco coletivos que expliquem esse excesso, entre outros. 3- A grande vantagem das análises ecológicas em saúde é que elas não são afetadas pelo nível de agregação das variáveis (individuais ou populacionais) para efetuar inferência, e nem pela escala, pois a escolha da unidade de análise não influencia os coeficientes de correlação. 4- Quando se escolhe o nível de agregação com que se irá trabalhar o problema apontado em uma investigação, é importante definir a unidade de análise e reconhecer a organização social existente em cada unidade de análise e sua relação com o fenômeno a ser estudado. O correto está em

A) 1, 2 e 4 apenas.
B) 2, 3 e 4, apenas.
C) 1 e 3, apenas.
D) 1, 2, 3 e 4.

04. O Geoide é a forma que mais se aproxima da superfície terrestre e sobre ele são realizadas todas as medições inerentes ao processo cartográfico. Entretanto, por se tratar de uma superfície não matemática tratável, é necessário adotar um modelo mais simples que possa representar o nosso planeta para efeito de cálculo: o Elipsoide de Revolução. Os sistemas geodésicos têm essa função de buscar uma melhor correlação entre o Geoide e o Elipsoide de Referência. É correto, então, afirmar que

A) As altitudes elipsoidais ou geométricas (h), oriundas de levantamentos com Sistema de Posicionamento Global (GPS), são referidas ao elipsoide, enquanto em altitudes ortométricas (H), referidas ao geoide. Então, para se corrigir o valor das altitudes geométricas, é necessário conhecer a altura ou ondulação geoidal (N), em cada ponto, ou seja, a separação entre o geoide e o elipsoide, e aplicar a equação: H = h + N.
B) Em um mesmo ponto na superfície terrestre os valores de coordenadas geodésicas coletados com auxílio do GPS são iguais, mesmo se os sistemas de referência forem diferentes.
C) O Datum Veritical oficial do Brasil, atualmente, é o Marégrafo de Imbituba, em Santa Catarina, enquanto o Datum Horizontal para o Serviço Geodésico Brasileiro é o SIRGAS 2000 que poderá ser utilizado em concomitância com SAD-69, por um período não superior a 10 anos, ou seja, hoje o SAD-69 não tem mais validade.
D) O sistema de referência SIRGAS 2000 é um sistema a ser utilizado em todos os países da América do Sul, enquanto o SAD-69 tem parâmetros diferentes em cada país do continente.

Mais conteúdos dessa disciplina