Logo Passei Direto
Buscar
DE/2020, com modificações) O geógrafo Rogério Haesbaert (2013) compreende que o século XXI provavelmente evidenciará um novo período, ainda não muito claro, da força da contradição da globalização em termos de suas dimensões e de seu alcance, aflorando com mais ênfase a dissociação entre sua efetivação material (especialmente em termos tecnoecológicos), seu reconhecimento no campo da cultura (com a ausência ou dificuldade de um consenso simbólico-cultural mais amplo) e sua necessidade (mas também ausência) no nível jurídico-político. Trata-se de uma verdadeira encruzilhada, em que são gestadas novas alternativas, entrelaçando alguns dilemas básicos, tais como: a. a problemática ecológica, especialmente o aquecimento global. b. as disputas políticas entre Estados-nações, em especial os Estados Unidos e os países da América Central. c. a problemática social, especialmente a migração de pessoas dos Estados Unidos para os países europeus. d. a problemática econômica, especialmente o uso de lucros no mercado financeiro para a consecução de projetos relacionados à educação e à saúde em países em desenvolvimento. e. as disputas políticas entre Estados Unidos e Inglaterra, causadoras do Brexit.
User badge image
Sonia Nunes

ano passado

User badge image
Sonia Nunes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à questão sobre a análise de Rogério Haesbaert, precisamos considerar o contexto da globalização e os dilemas que ele menciona. Ele fala sobre a contradição da globalização em várias dimensões, incluindo a ecológica, cultural e política. Vamos analisar as alternativas: a) A problemática ecológica, especialmente o aquecimento global - Esta opção se alinha com a discussão sobre a globalização e suas consequências ambientais, que é um dilema importante no século XXI. b) As disputas políticas entre Estados-nações, em especial os Estados Unidos e os países da América Central - Embora relevante, não é o foco principal da análise de Haesbaert. c) A problemática social, especialmente a migração de pessoas dos Estados Unidos para os países europeus - A migração é um tema importante, mas não é o principal dilema mencionado. d) A problemática econômica, especialmente o uso de lucros no mercado financeiro para a consecução de projetos relacionados à educação e à saúde em países em desenvolvimento - Essa opção é interessante, mas não reflete diretamente a contradição da globalização que Haesbaert discute. e) As disputas políticas entre Estados Unidos e Inglaterra, causadoras do Brexit - Embora o Brexit seja um evento significativo, não é o foco da análise de Haesbaert. A alternativa que melhor se encaixa na análise de Haesbaert, considerando a contradição da globalização e a problemática ecológica, é: a) a problemática ecológica, especialmente o aquecimento global.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

shirlei

ano passado

Haesbaert destaca a dissociação entre a efetivação material da globalização, seu reconhecimento no campo da cultura e sua necessidade no nível jurídico-político, evidenciando uma encruzilhada no século XXI. A alternativa correta é a letra a: A problemática ecológica, especialmente o aquecimento global.

Problemática Ecológica:

  • Destaque para o aquecimento global como parte das dimensões e alcances contraditórios da globalização.
  • Implicações tecnoecológicas e desafios ambientais são centrais na discussão.


Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina