Logo Passei Direto
Buscar

Direito Previdenciário

Colégio Objetivo
4. Sobre o Controle de Constitucionalidade, é CORRETO afirmar que:

( A ) Uma Emenda Constitucional não pode ser objeto de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, por ser ela uma das espécies de reforma (alteração) da própria Constituição e, portanto, também uma Norma Constitucional.
( B ) O controle preventivo de constitucionalidade, exercido por órgão de natureza política ou jurisdicional, ocorre após a edição da norma mediante de um juízo de sua valoração com os dispositivos constitucionais.
( C ) Podem propor a Ação Direta de Inconstitucionalidade Interventiva o Presidente da República, a Mesa do Senado Federal, a Mesa da Câmara dos Deputados, ou o Procurador-Geral da República.
( D ) A lei municipal que contrariar a Constituição Federal somente pode ter a sua constitucionalidade controlada por meio do controle abstrato.
( E ) Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais superiores declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público.
User badge image
Estudando com Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre o Controle de Constitucionalidade: A) Uma Emenda Constitucional não pode ser objeto de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, por ser ela uma das espécies de reforma (alteração) da própria Constituição e, portanto, também uma Norma Constitucional. Análise: Esta afirmação é correta. Emendas constitucionais não podem ser objeto de Ação Direta de Inconstitucionalidade, pois são parte da própria Constituição. B) O controle preventivo de constitucionalidade, exercido por órgão de natureza política ou jurisdicional, ocorre após a edição da norma mediante de um juízo de sua valoração com os dispositivos constitucionais. Análise: Esta afirmação está incorreta. O controle preventivo ocorre antes da edição da norma, não após. C) Podem propor a Ação Direta de Inconstitucionalidade Interventiva o Presidente da República, a Mesa do Senado Federal, a Mesa da Câmara dos Deputados, ou o Procurador-Geral da República. Análise: Esta afirmação está incorreta. A Ação Direta de Inconstitucionalidade Interventiva pode ser proposta por outros órgãos, mas não por todos os mencionados. D) A lei municipal que contrariar a Constituição Federal somente pode ter a sua constitucionalidade controlada por meio do controle abstrato. Análise: Esta afirmação é incorreta. A lei municipal pode ser controlada tanto por controle abstrato quanto concreto. E) Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais superiores declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público. Análise: Esta afirmação é incorreta. A declaração de inconstitucionalidade pode ocorrer por maioria simples em algumas situações. Diante das análises, a alternativa correta é: A) Uma Emenda Constitucional não pode ser objeto de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, por ser ela uma das espécies de reforma (alteração) da própria Constituição e, portanto, também uma Norma Constitucional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina