Logo Passei Direto
Buscar
Existem diversas formulações de inseticidas que permitem que o produto seja utilizado da forma mais conveniente ao usuário. Sobre a definição de algumas formulações de inseticidas encontradas no mercado, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Pó solúvel.

II- Concentrado emulsionável.

III- Espalhante adesivo.

(    ) Os produtos são dissolvidos em determinados solventes, em concentrações elevadas e adicionados a substâncias emulsificantes. Quando misturados com água, formam emulsões de aspecto leitoso.

(    ) São substâncias que permitem a fixação dos inseticidas na superfície das plantas, permitindo uma maior eficiência de aplicação. Geralmente são adicionados às soluções aquosas ou suspensões que serão pulverizadas nas folhagens ou frutas, permitindo que o produto cubra os tecidos vegetais com maior uniformidade.

(    ) Formulação em que os ingredientes ativos são sólidos e solúveis em água. Apresentam aspecto moído ou de pequenos cristais que devem ser dissolvidos em água antes da aplicação. É a formulação ideal uma vez que permite uma mistura perfeita.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A)  

I - II - III.

B)  

II - III - I.

C)  

III - I - II.

D)  

III - II - I.
User badge image
Miller Moreira De Almeida

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada item e suas definições: Coluna A: I - Pó solúvel. II - Concentrado emulsionável. III - Espalhante adesivo. Coluna B: 1 - Os produtos são dissolvidos em determinados solventes, em concentrações elevadas e adicionados a substâncias emulsificantes. Quando misturados com água, formam emulsões de aspecto leitoso. 2 - São substâncias que permitem a fixação dos inseticidas na superfície das plantas, permitindo uma maior eficiência de aplicação. Geralmente são adicionados às soluções aquosas ou suspensões que serão pulverizadas nas folhagens ou frutas, permitindo que o produto cubra os tecidos vegetais com maior uniformidade. 3 - Formulação em que os ingredientes ativos são sólidos e solúveis em água. Apresentam aspecto moído ou de pequenos cristais que devem ser dissolvidos em água antes da aplicação. É a formulação ideal uma vez que permite uma mistura perfeita. Agora, vamos correlacionar: - I - Pó solúvel corresponde a 3: "Formulação em que os ingredientes ativos são sólidos e solúveis em água." - II - Concentrado emulsionável corresponde a 1: "Os produtos são dissolvidos em determinados solventes, em concentrações elevadas e adicionados a substâncias emulsificantes." - III - Espalhante adesivo corresponde a 2: "São substâncias que permitem a fixação dos inseticidas na superfície das plantas." Portanto, a sequência correta é: A) I - II - III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para a utilização adequada dos inseticidas, é necessária a transformação do produto técnico por meio de processos físicos, químicos e biológicos. Essa transformação é chamada formulação.
Com base nos conceitos sobre formulação de inseticidas, assinale a alternativa CORRETA:
A Anticompactantes são substâncias que promovem a perda da fluidez dos produtos durante o seu armazenamento.
B Os componentes inertes são substâncias não ativas, incluindo produtos como, argila, solventes dispersantes, emulsificantes, dentre outros.
C Aditivos são substâncias que, normalmente prejudicam a ação, função, estabilidade e durabilidade dos inseticidas.
D São exemplos de formulação para aplicação direta: pó solúvel, granulado solúvel, suspensão de encapsulado e suspensão concentrada.

A resistência de plantas a insetos é definida como a soma relativa das qualidades hereditárias presentes numa planta que diminuem a intensidade do dano provocado pela praga quando comparado ao dano causado a uma planta sem essas qualidades. Em alguns casos, contudo, pode ocorrer um fenômeno conhecido como “pseudoresistência”, quando algumas plantas sofrem menos danos que outras, sem que de fato sejam resistentes. Existem três casos principais de pseudoresistência: escape, evasão hospedeira ou resistência induzida (GALLO et al., 2002).
Sobre os conceitos de pseudoresistência de plantas a pragas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Escape.
II- Evasão hospedeira.
III- Resistência induzida.
( ) Ocorre quando a fase de maior suscetibilidade da planta coincide com o período em que a densidade populacional da praga é baixa. Com base nisso, podem ser utilizados variedades mais precoces para controlar certas pragas, como é o caso da mosca-do-sorgo.
( ) Ocorre quando as plantas não são atacadas por acaso. Ocorre com frequência em baixos índices de infestação de pragas, mas pode acontecer sob altas infestações. Normalmente é detectado nas repetições de experimentos ou em testes de progênie.
( ) Ocorre quando as plantas são estimuladas (por meio de fatores bióticos, como o próprio ataque de pragas e abióticos, como estresse hídrico, metais pesados etc.) a produzirem substâncias de defesa conhecidas como fitoalexinas.
A I - II - III.
B II - I - III.

A relação entre as pragas e suas plantas hospedeiras pode conduzir a três diferentes tipos de resistência observados: a antibiose, a antixenose e a tolerância.
Com base nos tipos de resistência de plantas ao ataque de pragas, analise as sentenças a seguir:
I- A resistência por antibiose é caracterizada pela presença de substâncias tóxicas na planta, como enzimas ou compostos que inibem os processos digestivos normais das pragas, ocasionando, dentre outros fatores, a mortalidade de larvas jovens, dificuldade para empupar e redução da longevidade e reprodução.
II- A tolerância é expressa pela capacidade da cultura em suportar as injúrias sofridas pela praga, sem que isso afete a produtividade.
III- A antixenose é caracterizada pela preferência do inseto a uma planta resistente para realizar atividades como alimentação, oviposição, ou abrigo, em comparação com uma planta suscetível.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D Somente a sentença II está correta.

As pragas utilizam odores para seleção do hospedeiro, escolha de locais de oviposição, acasalamento, organização das atividades sociais, defesa contra predadores e diversos outros tipos de comportamento. O uso de substâncias químicas (semioquímicos) contendo tais odores permite a manipulação comportamental de grupos de pragas, sendo uma forma de controle frequentemente utilizada na agricultura.
Sobre o controle por comportamento, analise as sentenças a seguir:
I- A técnica da repelência consiste no uso de substâncias de baixo peso molecular, geralmente voláteis, sobretudo óleos vegetais, que atuam afastando as pragas da fonte produtora.
II- O método do confundimento consiste em saturar as áreas com feromônio sexual, aumentando as chances de encontros e/ou agregação dos sexos, e consequentemente, facilitando o acasalamento das pragas.
III- O método da atração com plantas iscas consiste na utilização de partes da própria planta para atrair determinada praga. Isso ocorre, por exemplo, no uso de seções de pseudocaule da bananeira em formato de telha ou queijo visando ao controle do moleque-da-bananeira.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Inseticidas são substâncias químicas ou biológicas utilizadas para controlar insetos-praga (ovo, larva e adultos) que atacam e prejudicam as lavouras. Esses produtos podem ser classificados, por exemplo, de acordo com sua origem e natureza química.
Com base nos conceitos envolvendo a classificação de inseticidas quanto a sua origem e natureza química, assinale a alternativa CORRETA:
A Os piretroides são inseticidas que atuam na forma gasosa, penetrando pelos estigmas ou espiráculos dos insetos, contendo na sua fórmula um ou mais halogêneos (Cl, Br ou F).
B Os inseticidas neonicotinoides pertencem à classe dos bioinseticidas e têm como modo de ação a hiperexcitação do sistema nervoso, causando perda da coordenação muscular, convulsões e morte por falha respiratória.
C Brometo de metila é um gás liquefeito sob pressão, contendo na sua formulação brometo de metila e cloropicrina (substância que provoca lacrimejamento, prevenindo a intoxicação). É um produto pouco tóxico, pertencente à classe toxicológica IV.
D Fenilpirazol pertence à classe dos inseticidas fumigantes, utilizado no controle de insetos como cupins e baratas. Essa substância interfere no sistema nervoso central, como inibidor do receptor GABA.

De acordo com o seu grau de toxicidade, a classificação dos agrotóxicos é imprescindível, uma vez que permite ao usuário reconhecer a toxicidade desses produtos baseada na Dose Letal 50 (DL50). Visando uma melhor identificação pelos usuários, foram atribuídas faixas de cores, que sempre estão contidas nos rótulos, indicando a qual classe toxicológica determinado produto pertence.
Sobre a classificação toxicológica baseada nas faixas de cores presentes nos rótulos dos produtos, ordene os itens a seguir:
I- Faixa amarela.
II- Faixa azul.
III- Faixa verde.
IV- Faixa vermelha.
A IV - I - II - III.
B I - III - II - IV.
C I - IV - III - II.
D IV - II - III - I.

A Lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989, dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, destino dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá outras providências.
De acordo com os conceitos previstos na Lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Adjuvante é a substância ou produto adicionado a agrotóxicos, componentes e afins, para melhorar sua ação, função, durabilidade, estabilidade e detecção ou para facilitar o processo de produção.
( ) Aditivo é o produto utilizado em mistura com produtos formulados para melhorar a sua aplicação. Dentre os aditivos mais comuns, encontram-se os espalhantes, umectantes, detergentes, dispersantes e aderentes, dentre outros.
( ) Limite Máximo de Resíduo (LMR) é a quantidade máxima de resíduo de agrotóxico ou afim oficialmente aceita no alimento, expressa em partes (em peso) do agrotóxico, afim ou seus resíduos por milhão de partes de alimento (em peso) (ppm ou mg/kg).
A V - V - F.
B F - F - V.
C V - F - F.
D F - V - V.

O controle de pragas é uma atividade essencial durante o ciclo de uma cultura. De nada adianta o agricultor se atentar para aspectos que determinam o bom crescimento e desenvolvimento da cultura, sem que tome um cuidado especial com relação às pragas.
De acordo com os conceitos inerentes aos métodos de controle de pragas, assinale a alternativa INCORRETA:
A A amostragem deve representar bem a realidade, ser rápida (com duração de, no máximo, uma hora/talhão), de fácil execução para o agricultor e barata (não elevando os custos de produção).
B O MIP utiliza técnicas que visam manter as populações de insetos-praga abaixo do nível de dano econômico, sendo vetado sob qualquer hipótese, o uso de inseticidas.
C Durante a amostragem, o caminhamento corresponde ao deslocamento na área. O tipo de caminhamento mais comum é o por meio de pontos distribuídos de forma regular ao longo do talhão.
D É necessário utilizar produtos químicos de forma harmoniosa no controle de pragas, bem como dar preferência àqueles que causem menos impacto aos seres humanos, inimigos naturais e ao meio ambiente.

O controle biológico aplicado tem fácil aceitação pelos usuários, uma vez que possui uma ação rápida na manutenção do equilíbrio populacional da praga. Para um melhor entendimento sobre esse método de controle de pragas, faz-se necessário utilizar conceitos ecológicos, como predação e parasitismo.
Sobre o controle biológico aplicado e os conceitos ecológicos inerentes a esse tipo de controle, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Parasitoides são organismos de vida livre durante todo o seu ciclo de vida e que atuam matando a presa para depois se alimentarem. As joaninhas (Cryptolaemus montrouzieri) são exemplos de uso do controle biológico aplicado, para o controle de cochonilhas e pulgões.
( ) Os parasitoides, causam uma mortalidade lenta das presas, pois precisam do hospedeiro vivo, produzindo os nutrientes que serão consumidos por eles. Esses organismos, geralmente, só precisam de um hospedeiro para completar o seu ciclo.
( ) Os predadores geralmente são maiores do que suas presas e precisam consumir mais de um indivíduo para completar o seu desenvolvimento.
A F - F - V.
B V - F - V.
C F - V - V.
D V - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina