Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Assinale a alternativa correta.

a. ( ) No exercício de suas atribuições, respondem objetivamente os servidores de uma autarquia que causem danos a terceiros.
b. ( ) A teoria da responsabilidade civil do Estado com base no risco integral se assemelha à responsabilidade objetiva na medida em que, para sua caracterização, basta o lesado demonstrar o nexo causal entre o dano e o comportamento da administração.
c. ( X ) As concessionárias de serviço público respondem objetivamente pelos danos causados a terceiros, quer sejam usuários ou não dos serviços públicos concedidos.
d. ( ) A responsabilidade civil por danos causados pelos agentes prepostos do Estado é objetiva, limitando-se à indenização decorrente dos tais atos aos danos materiais.
e. ( ) De acordo com a teria da responsabilidade civil objetiva, toda e qualquer ação comissiva ou omissiva, perpetrada por agente público e que causar dano a terceiro, gera a obrigação de repará-lo quando devidamente demonstrada a sua culpa.
User badge image
Questões para o Sucesso

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) No exercício de suas atribuições, respondem objetivamente os servidores de uma autarquia que causem danos a terceiros. - Esta afirmação não é totalmente precisa, pois a responsabilidade dos servidores públicos pode variar dependendo do contexto. b) A teoria da responsabilidade civil do Estado com base no risco integral se assemelha à responsabilidade objetiva na medida em que, para sua caracterização, basta o lesado demonstrar o nexo causal entre o dano e o comportamento da administração. - Essa afirmação é confusa, pois a responsabilidade objetiva não exige a demonstração de culpa, mas sim o nexo causal. c) As concessionárias de serviço público respondem objetivamente pelos danos causados a terceiros, quer sejam usuários ou não dos serviços públicos concedidos. - Esta afirmação está correta, pois as concessionárias têm responsabilidade objetiva pelos danos que causam, independentemente de serem usuários dos serviços. d) A responsabilidade civil por danos causados pelos agentes prepostos do Estado é objetiva, limitando-se à indenização decorrente dos tais atos aos danos materiais. - Esta afirmação é incorreta, pois a responsabilidade pode incluir danos morais, não se limitando apenas aos danos materiais. e) De acordo com a teoria da responsabilidade civil objetiva, toda e qualquer ação comissiva ou omissiva, perpetrada por agente público e que causar dano a terceiro, gera a obrigação de repará-lo quando devidamente demonstrada a sua culpa. - Esta afirmação é errada, pois a responsabilidade objetiva não exige a demonstração de culpa. Portanto, a alternativa correta é: c) As concessionárias de serviço público respondem objetivamente pelos danos causados a terceiros, quer sejam usuários ou não dos serviços públicos concedidos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina