Logo Passei Direto
Buscar
Considerando os transtornos do equilíbrio do ácido básico, assinale a alternativa CORRETA.

A) Em um paciente que tenha apresentado vômitos copiosos e que, em seguida, desenvolve cetoacidose e, ainda, cuja relação entre o aumento do hiato iônico e a diminuição do bicarbonato sérico seja superior a 1,6, deve-se considerar a existência de alcalose metabólica e acidose metabólica como transtorno ácido-básico misto.
B) Em um paciente que tenha apresentado vômitos copiosos e que, em seguida, desenvolve cetoacidose e, ainda, cuja a relação entre o aumento do hiato iônico e a diminuição do bicarbonato sérico seja inferior a 1,0, deve-se considerar a existência de alcalose metabólica e acidose metabólica como transtorno ácido-básico misto.
C) Não é possível a existência simultânea de acidose metabólica e alcalose metabólica como transtorno ácido-básico misto.
D) A terapia diurética favorece a acidose metabólica por perdas de íons hidrogênio ou de cloretos na urina.
E) O achado de hipotensão arterial em um paciente com alcalose hipocalêmica deve levantar a suspeita de excesso de mineralocorticoides como hiperaldosteronismo primário.
User badge image
Desafios para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre os transtornos do equilíbrio ácido-base: A) Em um paciente que tenha apresentado vômitos copiosos e que, em seguida, desenvolve cetoacidose e, ainda, cuja relação entre o aumento do hiato iônico e a diminuição do bicarbonato sérico seja superior a 1,6, deve-se considerar a existência de alcalose metabólica e acidose metabólica como transtorno ácido-básico misto. - Essa alternativa parece confusa, pois a relação mencionada não é típica para essa condição. B) Em um paciente que tenha apresentado vômitos copiosos e que, em seguida, desenvolve cetoacidose e, ainda, cuja a relação entre o aumento do hiato iônico e a diminuição do bicarbonato sérico seja inferior a 1,0, deve-se considerar a existência de alcalose metabólica e acidose metabólica como transtorno ácido-básico misto. - Essa alternativa também não se alinha com a fisiopatologia típica. C) Não é possível a existência simultânea de acidose metabólica e alcalose metabólica como transtorno ácido-básico misto. - Essa afirmação é verdadeira, pois, em geral, não se considera a coexistência de ambos como um transtorno misto. D) A terapia diurética favorece a acidose metabólica por perdas de íons hidrogênio ou de cloretos na urina. - Essa afirmação não é correta, pois a terapia diurética pode levar a alcalose metabólica, dependendo do tipo de diurético. E) O achado de hipotensão arterial em um paciente com alcalose hipocalêmica deve levantar a suspeita de excesso de mineralocorticoides como hiperaldosteronismo primário. - Essa alternativa é plausível, mas não é a única consideração. Diante da análise, a alternativa correta é: C) Não é possível a existência simultânea de acidose metabólica e alcalose metabólica como transtorno ácido-básico misto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

21. Sobre distúrbios hidroeletrolíticos, assinale a alternativa CORRETA.

A) Os estados pós-operatórios são situações suscetíveis ao desenvolvimento de hiponatremia em cirurgias extensas, independente de seus fatores envolvidos (resposta neuro-humoral ao trauma, uso de opioides, AINE, dor, náuseas e vômitos) que favoreçam a diminuição da secreção/ação do ADH, sendo a mielinólise pontina uma consequência temível da hiponatremia.
B) Os estados pós-operatórios são situações suscetíveis ao desenvolvimento de hiponatremia em cirurgias extensas, independente de seus fatores envolvidos (resposta neuro-humoral ao trauma, uso de opioides, AINE, dor, náuseas e vômitos) que favoreçam o aumento da secreção/ação do ADH, sendo a mielinólise pontina uma consequência temível da hiponatremia.
C) Os estados pós-operatórios são situações suscetíveis ao desenvolvimento de hiponatremia em cirurgias extensas, independente de seus fatores envolvidos (resposta neuro-humoral ao trauma, uso de opioides, AINE, dor, náuseas e vômitos) que favoreçam o aumento da secreção/ação do ADH, sendo o edema cerebral uma consequência temível da hiponatremia.
D) Os estados pós-operatórios são situações suscetíveis ao desenvolvimento de hiponatremia em cirurgias extensas, independente de seus fatores envolvidos (resposta neuro-humoral ao trauma, uso de opioides, AINE, dor, náuseas e vômitos) que favoreçam a diminuição da secreção/ação do ADHs, sendo o edema cerebral uma consequência temível da hiponatremia.
E) Todas as alternativas estão incorretas.

Mais conteúdos dessa disciplina