Logo Passei Direto
Buscar
Com relação à doutrina, uma das diferenças básicas entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa é... Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença:
A) A não crença no Espírito Santo por parte dos católicos.
B) A crença na existência do Purgatório e do limbo por parte dos ortodoxos.
C) A crença na concepção sem pecado da Virgem Maria por parte dos católicos.
D) A crença na inexistência do Purgatório e do limbo por parte dos católicos.
User badge image
IVAN MAZZETTI SAMPAIO

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas em relação às doutrinas da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa: A) A não crença no Espírito Santo por parte dos católicos. - Incorreto, pois tanto a Igreja Católica quanto a Ortodoxa acreditam no Espírito Santo. B) A crença na existência do Purgatório e do limbo por parte dos ortodoxos. - Incorreto, pois a Igreja Ortodoxa não tem uma doutrina formal sobre o Purgatório como a Igreja Católica. C) A crença na concepção sem pecado da Virgem Maria por parte dos católicos. - Correto, essa é uma doutrina específica da Igreja Católica, que não é aceita da mesma forma pela Igreja Ortodoxa. D) A crença na inexistência do Purgatório e do limbo por parte dos católicos. - Incorreto, pois a Igreja Católica acredita no Purgatório, embora a visão sobre o limbo seja mais complexa. Portanto, a alternativa que completa corretamente a sentença é: C) A crença na concepção sem pecado da Virgem Maria por parte dos católicos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Concílio de Calcedônia inicia em 08 de outubro de 451 e termina em 1º de novembro de 451, durante o pontificado do Papa Leão I, no império do Marciano. Sobre o Concílio de Calcedônia, coloque (V) quando Verdadeiro e (F) quando Falso nas sentenças a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
( ) Reafirma a Cristologia do Concílio anterior: Um só e mesmo Cristo, Senhor, Filho Único que devemos reconhecer em duas naturezas, sem confusão, sem mudanças, sem divisão, sem separação.
( ) A diferença das naturezas não é de modo algum suprimida pela sua união, mas antes as propriedades de cada uma são salvaguardadas e reunidas em uma só pessoa (uma só hipóstase).
( ) Afirmou que Jesus Cristo era: perfeito em divindade e perfeito em humanidade, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, de alma racional e corpo, da mesma substância com o Pai segundo a divindade.
( ) Este Concílio também propôs a condenação da simonia, dos casamentos mistos e das ordenações absolutas (realizadas sem que o novo clérigo tivesse determinada função pastoral).
A) F – F – F – F.
B) V – V – V – V.
C) V – F – V – F.
D) V – V – F – F.

A Igreja Católica, por meio dos Monastérios, propôs superar as diferenças, a instabilidade e o caos instaurado no convívio social após a falência do Império Romano. Os Mosteiros, por meio da mística de São Bento, passam a ser retomados e revigorados a partir de 529. Sobre a importância e a função dos Mosteiros na Idade média, coloque (V) Para verdadeiro e (F) para Falso nas sentenças a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
( ) O dia do monge é dividido entre oração e trabalho (ora et labora).
( ) Os mosteiros davam hospedagem aos viajantes, aos enfermos e aos pobres, servindo de abrigo e proteção aos indefesos.
( ) Guardavam em suas bibliotecas muitas obras antigas da literatura clássica e cristã.
( ) Os monges serviram como missionários na expansão do evangelho, até mesmo entre os bárbaros.
( ) Os mosteiros pouco contribuíram no processo de evangelização e no processo de historiografia das civilizações.
A) V – V – V – V – V.
B) V – F – V – V – V.
C) F – F – F – F – F.
D) V – V – V – V – F.

O movimento das cruzadas foi essencial para o quadro das transformações por que a Europa passaria nos processos finais da Idade Média. Definida essa questão, é possível assegurar-se, em relação ao movimento cruzadista, que: Assinale a alternativa correta:
A Os efeitos imediatos das cruzadas sobre a vida europeia foram de natureza política, já que contribuíram para abalar sensivelmente o poder absoluto dos monarcas europeus.
B As cruzadas contribuíram, em termos jurídicos, para modificar o sistema da propriedade no feudalismo, já que difundiram o começo da propriedade dominante no Extremo Oriente.
C As exigências das expedições contribuíram decididamente para o recuo da dominação árabe no Mediterrâneo, abrindo os espaços para que as suas águas viessem a sustentar, mais tarde, parte das grandes rotas do comércio europeu.
D Os efeitos sociais das cruzadas fizeram-se sentir principalmente sobre as relações de trabalho, já que os cruzados, ao retornarem do Oriente, defendiam a substituição da servidão pelo trabalho livre.

O Concílio de Constantinopla I ocorreu de maio a junho de 381 d.C, durante o pontificado do papa Dâmaso I (366-384), no império de Teodósio Magno. Sobre o Concilio de Constantinopla I, coloque (V) quando Verdadeiro e (F) quando Falso nas sentenças a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
( ) O Símbolo denominado niceno-constantinopolitano tem sua grande autoridade no fato de ter resultado dos dois primeiros Concílios ecumênicos (325 e 381).
( ) Condenou o falso ensino dos denominados Pneumatomacos, cujo principal representante foi Macedônio, Arcebispo de Constantinopla.
( ) Os Pneumatomacos consideravam o Espírito Santo como um servo de Deus e cumpridor de Sua vontade, em algo próximo de como se considera os Anjos. Daí que esta heresia não reconhecia.
( ) A Santa Igreja exerceu posição firme para proteger a pureza da doutrina e fé ortodoxa, estabelecendo as verdades básicas da doutrina cristã preservadas no Credo.
A) V – F – V – F.
B) F – F – F – F.
C) V – V – F – F.
D) V – V – V – V.

A Igreja Cristã foi a instituição mais importante durante a Idade Média. Esta importância, que já existia nos séculos finais do Império Romano, continuou crescendo na medida em que...
Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença:
A Conseguiu ter êxito na conversão dos bárbaros germânicos.
B Sua influência política, obtida com o apoio dos alamanos, permitiu-lhe que organizasse um Estado em território conquistado aos saxões.
C Associada à sociedade bizantina, atuou no combate às heresias.
D Aumentou seu domínio, através do Colégio dos Cardeais, sobre o Sacro Império Romano-Germânico.

Comunicação é o processo de transmissão de informação de uma pessoa para outra e compartilhada por ambas. Para que haja comunicação é necessário que o destinatário da informação a receba e a compreenda. A informação simplesmente transmitida, mas não recebida ou compreendida, não foi comunicada.
Nesse contexto, assinale V para verdadeiro e F para falso acerca das características da comunicação verbal e não verbal:
( ) A comunicação verbal depende do domínio da língua.

O Concílio de Niceia I foi realizado de 20 de maio de 325 a 19 de junho de 325, em Niceia (hoje parte da Turquia), foi convocado pelo Imperador Constantino. Sobre o Concílio de Niceia I, coloque (V) quando Verdadeiro e (F) quando Falso nas sentenças que seguem:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
( ) Os pontos discutidos no sínodo eram: A celebração da Páscoa; A questão ariana; O cisma de Milécio; O batismo de heréticos; O estatuto dos prisioneiros na perseguição de Licínio; Estabelecimento da ordem de dignidade dos Patriarcados.
( ) Abordou questões levantadas sobre a natureza Ariana de Jesus Cristo: se uma Pessoa com duas naturezas (humana e Divina) como zelava até então a ortodoxia ou uma Pessoa com apenas a natureza humana.
( ) Foi no Concílio de Niceia I que se decidiu, então, resolver a questão estabelecendo que a Páscoa dos cristãos seria sempre celebrada no domingo seguinte ao plenilúnio após o equinócio da primavera.
( ) O Concílio de Nicéia I estabeleceu 20 cânones, os quais darão sequência ao Credo.
A) V – V – F – F.
B) V – F – V – F.
C) V – V – V – V.
D) F – F – F – F.

As reformas religiosas do século XVI ocorreram em diferentes lugares e com algumas características próprias. Houve tanto um movimento com várias tendências protestantes quanto um movimento católico. É possível fazer a seguinte relação entre as seguintes lideranças religiosas e os movimentos dos quais participaram:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
I. Calvino ( ) Reformador alemão que acreditava na salvação pela fé.
II. Henrique VIII ( ) Acreditava na teoria da predestinação.
III. Inácio de Loyola ( ) Rei que estabeleceu a Igreja Anglicana.
IV. Lutero ( ) Padre que criou a Companhia de Jesus (Jesuítas).
A) IV – I – III – II.
B) IV – I - II – III.
C) I – III – II – IV.
D) I – II – III – IV.

Mais conteúdos dessa disciplina