Logo Passei Direto
Buscar
Do processo histórico construído a partir de 15 de novembro de 1889, vários atores tiveram que se formar, mudar e/ou aliar ao período. Sobre esses sujeitos, marque a alternativa correta.

a) O operariado organizado se mostrou receptivo diante da implantação do sistema republicano, recebido como um marco para uma era de direitos políticos e sociais.
b) Para a Igreja Católica, o fim da monarquia marcou o encerramento de sua dependência e controle por parte do Estado. A República dotou-a de uma maior liberdade de ação ante o poder temporal, mesmo nacionalizando seus bens.
c) As Oligarquias estaduais formaram os sistemas político e econômico, que as beneficiavam em detrimento de todos os demais sujeitos. Essas alianças marcaram o renascimento da açucarocracia nortista em detrimento dos cafeicultores sudestinos.
d) A cidade do Rio de Janeiro foi palco da Revolta da Vacina, grande motim popular contra a vacina obrigatória e, também, contra outras medidas benévolas realizadas apenas em nome do embelezamento da cidade.
e) O Movimento Tenentista foi formado pela jovem oficialidade das três forças armadas, a qual surgiu como vanguarda na luta contra o domínio oligárquico da burguesia cafeeira e de seus aliados.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) O operariado organizado se mostrou receptivo diante da implantação do sistema republicano, recebido como um marco para uma era de direitos políticos e sociais. - Essa afirmação é um tanto otimista, pois o operariado enfrentou muitas dificuldades e não foi totalmente receptivo à República inicialmente. b) Para a Igreja Católica, o fim da monarquia marcou o encerramento de sua dependência e controle por parte do Estado. A República dotou-a de uma maior liberdade de ação ante o poder temporal, mesmo nacionalizando seus bens. - Essa afirmação é confusa, pois a Igreja Católica, na verdade, enfrentou desafios com a separação entre Igreja e Estado. c) As Oligarquias estaduais formaram os sistemas político e econômico, que as beneficiavam em detrimento de todos os demais sujeitos. Essas alianças marcaram o renascimento da açucarocracia nortista em detrimento dos cafeicultores sudestinos. - Essa afirmação é imprecisa, pois o foco da política e economia estava mais voltado para os cafeicultores do Sudeste. d) A cidade do Rio de Janeiro foi palco da Revolta da Vacina, grande motim popular contra a vacina obrigatória e, também, contra outras medidas benévolas realizadas apenas em nome do embelezamento da cidade. - Essa afirmação é correta, pois a Revolta da Vacina realmente ocorreu em 1904 e foi uma reação popular a medidas de saúde pública. e) O Movimento Tenentista foi formado pela jovem oficialidade das três forças armadas, a qual surgiu como vanguarda na luta contra o domínio oligárquico da burguesia cafeeira e de seus aliados. - Essa afirmação é verdadeira, mas não é a única que se destaca. Após a análise, a alternativa correta é: d) A cidade do Rio de Janeiro foi palco da Revolta da Vacina, grande motim popular contra a vacina obrigatória e, também, contra outras medidas benévolas realizadas apenas em nome do embelezamento da cidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analisando a Resolução CNE/CEB Nº 2, de 30 de janeiro de 2012, que define as diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio, encontramos uma proposta pedagógica voltada para transformações humanas e sociais permanentes em prol da construção de um mundo melhor. Com base nesse dispositivo legal, é correto afirmar que essas diretrizes curriculares propõem

a) uma estruturação curricular sistemática com ênfase na formação propedêutica, ou seja, no acúmulo de conhecimentos científicos e tecnológicos que mais preparem jovens e adultos para adaptarem-se às inovações contemporâneas ocasionadas pelo desenvolvimento dos processos produtivos.
b) uma estruturação curricular sistemática, com ênfase na formação profissional de jovens e adultos, a fim de capacitá-los melhor para o exercício de uma profissão específica, contribuindo, assim, com a diminuição do desemprego e, consequentemente, favorecendo a formação de uma sociedade brasileira mais apta a enfrentar as inovações científicas e tecnológicas ocasionadas pelos processos produtivos.
c) uma estruturação curricular sistemática com ênfase na formação intelectual de estudantes para democratizar os conhecimentos científicos e tecnológicos, contribuindo, assim, com uma formação humana mais preparada para o exercício da cidadania, combatendo discriminações e preconceitos de classe, étnicos e outros que acentuam as injustiças sociais.
d) uma estruturação curricular sistemática com ênfase na formação humana integral de sujeitos críticos, reflexivos, mais humanizados, incluindo a formação profissional, o cultivo do respeito às diferenças humanas de um modo geral, ao meio ambiente, e a formação de valores éticos que combatam as discriminações e os preconceitos geradores de desumanizações.
e) uma estruturação curricular sistemática com ênfase na formação intelectual mais ampla de estudantes do ensino médio, objetivando principalmente a verticalidade de seus estudos em níveis mais elevados do conhecimento formal, para um melhor enfrentamento da competitividade no mercado de trabalho.

Considerando o Decreto Nº 5.840, de 13 de julho de 2006, que instituiu o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, indique a alternativa correta.

a) A finalidade desse programa, além de ampliar a escolarização e profissionalização, consiste, sobretudo, em desenvolver habilidades e competências necessárias ao empreendedorismo local e regional, contribuindo para que estudantes concluintes iniciem seu próprio negócio no mundo do trabalho.
b) A finalidade desse programa consiste em ampliar a escolarização de jovens e adultos, sua formação intelectual e profissional, respeitando os conhecimentos experienciais e profissionais prévios, aliando formação geral e educação profissional para uma melhor inclusão de jovens e adultos no mundo do trabalho.
c) A finalidade principal e definidora desse programa consiste, tão somente, em investir na formação política e intelectual de jovens e adultos trabalhadores, para conquistarem um espaço no competitivo e excludente mercado de trabalho, compreenderem melhor os seus direitos e, assim, assumirem a cidadania de forma mais participativa.
d) A finalidade dessa revolucionária intervenção política do Governo Federal consiste em preparar mão de obra qualificada e pragmática para atender ao mercado de trabalho, bem como profissionalizar jovens e adultos a partir das demandas locais e regionais do mundo produtivo, com vistas unicamente ao exercício de uma profissão, independentemente do nível de escolarização.
e) O programa pauta-se no princípio de que o conhecimento sistemático é condição primeira para o mercado de trabalho, por isso investe na ampliação da formação propedêutica e intelectual, preparando a classe trabalhadora e social mais ampla, para atuar no mercado de trabalho.

Com base na citação apresentada, é correto afirmar que o autor

a) apresenta a importância da teoria do Capital Humano em prol da eficácia das políticas públicas e transformações socioeconômicas mais igualitárias, possibilitando um desenvolvimento social, cultural e econômico mais pautado na justiça social, sendo a educação escolar compreendida como fundamental ao alcance dessa finalidade.
b) apresenta uma teoria do Capital Humano defensora dos ideais socialistas, compreendidos como indispensáveis ao êxito do cenário capitalista que se antagoniza com ideologias individualistas e economicistas em prol do desenvolvimento social. Nesse sentido, a educação escolar passa a ser vista como um dos mecanismos para disseminar valores.
c) traz uma reflexão sobre a lógica da teoria do Capital Humano, que busca, pela via da educação escolar, dentre outros meios, semear valores conservadores fundamentais ao êxito dos ideais capitalistas que alimentam, no cenário social mundial, o desenvolvimento do mercado de trabalho nesse sistema econômico, dificultando intervenções político-educativas opostas a essas ideias.
d) enfatiza a importância da teoria do Capital Humano como defensora das políticas públicas voltadas para o social, pois ela compreende a preparação profissional integral como fator indispensável à ordem social e econômica capitalista, capaz de contribuir com a diminuição das desigualdades econômicas e sociais.
e) demonstra a intenção política da teoria do Capital Humano de enfatizar, via educação escolar, a importância dos valores neoliberais como fundamentais ao predomínio das intervenções socialistas no cenário capitalista mundial. Nesse sentido, o neoliberalismo semeia valores humanistas fundamentais à diminuição das exclusões sociais.

A partir da citação proposta, é correto afirmar que

a) o multiculturalismo crítico busca o consenso ideopolítico entre os seus ideais transformadores com os ideais do conservadorismo opressor, pois sua essência defende uma democracia harmoniosa e consensual de sociedade global, combatendo, assim, o ódio e a violência de qualquer espécie. Nesse sentido, o consenso político-ideológico passa a ser compreendido como fundamental para uma cultura de paz.
b) existe um embate político, ideológico e axiológico no cenário socioeconômico mundial, no qual valores conservadores e opressores buscam, camufladamente, permanecer hegemônicos em prol do status quo, enquanto outras perspectivas e ideais de um mundo mais humanizado empenham-se por transformações em prol de mais ampla justiça social, econômica, cultural e ambiental.
c) a visão neoliberal constrói e emite uma crítica contra hegemônica que objetiva contrapor-se ao conservadorismo cultural mundial, e assim harmonizar-se com os ideais de resistência e transformação social, econômica e cultural disseminados pelo multiculturalismo crítico para combater, ideologicamente, qualquer tipo fetichizado de interesse mantenedor da moral opressora.
d) as críticas conservadoras lançadas ao multiculturalismo crítico e de resistência buscam um consenso político com o mesmo, para colocar em evidência seus interesses e valores sociais que primam pela defesa das transformações culturais imprescindíveis à construção histórica de um mundo mais humano, pautado na lógica capitalista, na qual o êxito e o sucesso de cada pessoa só depende do fator individual.
e) o multiculturalismo de resistência objetiva mitificar, fetichizar e mistificar as ideologias neoliberais que omitem interesses políticos pela manutenção dos privilégios de uma classe social sobre outra. Nesse sentido, sua finalidade consiste na formação de uma sociedade mundial mais harmoniosa, consensual e sem cicatrizes ocasionadas pelas lutas sociais em prol da construção de outras formas de organização social, econômica e cultural.

A partir do reconhecimento internacional do legado desse educador, é correto afirmar que o pensamento dele constitui-se em um(a)

a) conjunto de experiências educacionais que, após serem vivenciadas nas mais renomadas universidades nacionais e internacionais, principalmente no período do exílio, deram forma a uma teoria da educação cujo objetivo geral consiste em fornecer subsídios a serem aplicados no dia a dia da prática docente no âmbito da educação escolar.
b) filosófica, sociológica e política configuração de educação escolar, sistemática, de repercussão mundial, voltada para atender à educação de jovens e adultos, cujo objetivo primordial consiste na politização e conscientização das pessoas participantes, com vistas à transformação pessoal e social.
c) gigantesco método internacional de alfabetização de adultos que, tendo iniciado na cidade do Recife e, posteriormente, em Angicos – RN, na década de 60 do século passado, ainda pode ser aplicado sem adaptações em qualquer lugar do mundo, independentemente das diferenças culturais linguísticas.
d) inovador e revolucionário paradigma de educação formal para ser analisado e socializado através dos currículos universitários e dos movimentos sociais, com a finalidade de formar profissionais de qualquer área do conhecimento, com mais ampla formação humana, profissional e visão crítica de mundo.
e) pedagogia de resistência e teoria crítica da educação cujo conteúdo filosófico, sociológico, ético, estético, político e pedagógico prima por transformações pessoais, culturais, sociais, econômicas, etc, em prol da construção.

Analisando a complexidade do fenômeno Educação como objeto de estudo da Pedagogia compreendida como ciência da teoria e da prática dos processos educativos, João Francisco de Souza (2009, p.37), ao nutrir preocupações epistemológicas sobre Educação, percebe alguns equívocos presentes no imaginário social a respeito do significado desse fenômeno. Ele ressalta que “a educação quase nunca é compreendida nem organizada como atividades culturais para o desenvolvimento da cultura”. Assim, considerando a reflexão desse autor, indique a alternativa correta.

a) A educação ainda não é valorizada como deve ser, e essa desvalorização histórica por parte dos poderes públicos em muito vem contribuindo com a desvalorização da classe docente. Nesses termos, para a educação funcionar de maneira mais satisfatória, faz-se necessária, a princípio, a valorização dessa classe de profissionais, bem como da escola como produtora de conhecimentos.
b) A escola, devido a seu funcionamento sistêmico baseado em currículos a serem cumpridos, calendário, horas e normas estabelecidas, bem como em leis que precisam ser respeitadas, encontra dificuldades para promover o desenvolvimento do ser humano e, portanto, não consegue desenvolver-se como atividade cultural de forma mais salutar.
c) A gestão escolar tem possibilidades de ousar na sua autonomia administrativa e construir, juntamente com sua comunidade interna e externa, um perfil de escola que atenda às necessidades da sociedade mais ampla, contribuindo, assim, com a formação de cidadãos e cidadãs mais conscientes dos seus direitos e deveres no mundo do trabalho e no cenário social mais amplo.
d) A educação precisa ser compreendida, mais amplamente, como um fenômeno social, cultural e humano presente em toda dimensão da nossa existência pessoal e profissional, pois sua função primeira consiste em contribuir para um salutar desenvolvimento do ser humano, como ser inconcluso que se transforma e transforma o mundo.
e) A educação ainda não é prioridade na agenda política dos governos. E esse descaso impossibilita o êxito que a educação necessita alcançar e que consiste em melhor atender à classe social menos favorecida. Essa ausência de prioridade governamental alimenta processos de exclusão social, pois a educação passa a ter dificuldades para cumprir seu papel de transmitir conhecimentos.

Mais conteúdos dessa disciplina