Logo Passei Direto
Buscar
Leia as frases abaixo e indique os respectivos vícios de linguagem que ocorreram: I – O colaborador recebeu uma crítica muito sútil. II – Me empresta o seu celular? III – O advogado conversou com o cliente em sua casa.

a) Barbarismo; Metáfora; Morfologia.
b) Pleonasmo; Ambiguidade; Semântica.
c) Redundância; Pleonasmo; Estrangeirismo.
d) Barbarismo; Solecismo; Ambiguidade.
e) Eufemismo; Solecismo; Ambiguidade.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada frase e identificar os vícios de linguagem: I – "O colaborador recebeu uma crítica muito sútil." - O correto seria "sutil". O uso de "sútil" é um barbarismo, que é o uso incorreto de palavras. II – "Me empresta o seu celular?" - O correto seria "Empresta-me o seu celular?" O uso de "me" no início da frase é um exemplo de solecismo, que é a construção gramatical incorreta. III – "O advogado conversou com o cliente em sua casa." - Essa frase pode gerar ambiguidade, pois não está claro se "sua" se refere ao advogado ou ao cliente. Agora, vamos verificar as alternativas: a) Barbarismo; Metáfora; Morfologia. (Incorreto, pois não há metáfora) b) Pleonasmo; Ambiguidade; Semântica. (Incorreto, pois não há pleonasmo) c) Redundância; Pleonasmo; Estrangeirismo. (Incorreto, pois não há esses vícios) d) Barbarismo; Solecismo; Ambiguidade. (Correto, pois identifica corretamente os vícios) e) Eufemismo; Solecismo; Ambiguidade. (Incorreto, pois não há eufemismo) Portanto, a alternativa correta é: d) Barbarismo; Solecismo; Ambiguidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia o texto e responda as questões de 1 a 3. Sintomas de Alzheimer pioram no inverno, aponta estudo Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Toronto e pelo Centro de Ciências da Saúde e Sunnybrook (Canadá) e publicado na revista PLOS Medicine decidiu averiguar se os sintomas de Alzheimer pioram no inverno. De acordo com os pesquisadores, descobrir a resposta poderia ajudar a melhorar tratamentos para a doença. Para investigar se as estações afetam a demência, os cientistas mergulharam em dados de 3.353 idosos nos Estados Unidos, Canadá e França. Alguns participantes foram diagnosticados com Alzheimer e outros não receberam o diagnóstico. Todos os voluntários passaram por testes neuropsicológicos, que incluíram uma bateria de 19 testes cognitivos. Além disso, um subgrupo de participantes foi testado quanto aos níveis de uma proteína ligada à doença de Alzheimer. Uma vez que os dados foram analisados, ficou claro que o funcionamento cognitivo médio era melhor durante o verão e o outono do que durante o inverno e a primavera. A diferença foi calculada como sendo o equivalente a 4,8 anos de declínio cognitivo normal. "Pode haver valor no aumento dos recursos clínicos relacionados à demência no inverno e no início da primavera, quando os sintomas tendem a ser mais pronunciados", explicaram os pesquisadores no estudo. Embora as descobertas abram espaço para uma nova arma contra a demência, os autores ressaltam que ainda serão necessários vários estudos demorados antes que possam finalmente usar os achados para melhorar o diagnóstico e o atendimento da doença.

a) concentraram-se.
b) afundaram-se.
c) submergiram.
d) tibungaram.
e) navegaram.

Mais conteúdos dessa disciplina