Logo Passei Direto
Buscar
Apesar do acesso universal ao pré-natal, a redução da prevalência da sífilis ainda é um desafio no contexto brasileiro. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

a) As relações sexuais anais e orais não constituem fator de risco para a transmissão de sífilis durante a gravidez.
b) O agente causador da sífilis é o Trypanosoma cruzi.
c) Cegueira, surdez, deficiência mental e malformações no feto podem ocorrer devido à transmissão horizontal da sífilis durante a gravidez.
d) Os fármacos disponíveis para o tratamento da sífilis deverão ser prescritos para o casal (ou parceiros envolvidos); entretanto, a gestante só poderá realizar o tratamento após o nascimento da criança, devido ao risco de a penicilina ocasionar malformações, cegueira e outras teratogenias.
e) No âmbito da Rede Cegonha, os profissionais da atenção básica poderão realizar os testes para a triagem rápida da sífilis em gestantes e parceiros, visando diminuir a prevalência da doença nessa população. Para que isso ocorra, entretanto, o município terá de optar pela adesão a essa estratégia junto ao Ministério da Saúde e as equipes de atenção básica terão de ser devidamente capacitadas para essa triagem.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) As relações sexuais anais e orais não constituem fator de risco para a transmissão de sífilis durante a gravidez. Incorreta. Relações sexuais anais e orais podem sim ser fatores de risco para a transmissão da sífilis. b) O agente causador da sífilis é o Trypanosoma cruzi. Incorreta. O agente causador da sífilis é a bactéria Treponema pallidum, e não o Trypanosoma cruzi, que causa a doença de Chagas. c) Cegueira, surdez, deficiência mental e malformações no feto podem ocorrer devido à transmissão horizontal da sífilis durante a gravidez. Incorreta. A transmissão da sífilis durante a gravidez é chamada de transmissão vertical, e pode, de fato, causar esses problemas no feto. d) Os fármacos disponíveis para o tratamento da sífilis deverão ser prescritos para o casal (ou parceiros envolvidos); entretanto, a gestante só poderá realizar o tratamento após o nascimento da criança, devido ao risco de a penicilina ocasionar malformações, cegueira e outras teratogenias. Incorreta. A penicilina é segura para gestantes e deve ser administrada durante a gravidez para tratar a sífilis. e) No âmbito da Rede Cegonha, os profissionais da atenção básica poderão realizar os testes para a triagem rápida da sífilis em gestantes e parceiros, visando diminuir a prevalência da doença nessa população. Para que isso ocorra, entretanto, o município terá de optar pela adesão a essa estratégia junto ao Ministério da Saúde e as equipes de atenção básica terão de ser devidamente capacitadas para essa triagem. Correta. Essa alternativa reflete a estratégia de saúde pública para o controle da sífilis no Brasil. Portanto, a alternativa correta é: e).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina