Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
O eco é o fenômeno que ocorre quando um som emitido e seu reflexo em um anteparo são percebidos por uma pessoa com um intervalo de tempo que permite ao cérebro distingui-los como sons diferentes. Para que se perceba o eco de um som no ar, no qual a velocidade de propagação é de 340 m/s, é necessário que haja uma distância de 17,0 m entre a fonte e o anteparo. Na água, em que a velocidade de propagação do som é de 1.600m/s, essa distância precisa ser de:

a) 34,0 m
b) 60,0 m
c) 80,0 m
d) 160,0 m
e) 320,0 m
User badge image
Desvendando com Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para calcular a distância necessária para perceber o eco na água, precisamos entender que a distância total percorrida pelo som é o dobro da distância entre a fonte e o anteparo. Na situação do ar, temos: - Velocidade do som no ar: 340 m/s - Distância entre a fonte e o anteparo: 17,0 m O tempo que o som leva para ir e voltar é dado por: \[ t = \frac{2 \times 17,0 \, \text{m}}{340 \, \text{m/s}} = \frac{34,0 \, \text{m}}{340 \, \text{m/s}} = 0,1 \, \text{s} \] Agora, vamos usar esse tempo para calcular a distância na água, onde a velocidade do som é de 1.600 m/s. Para que o eco seja percebido, o som também deve percorrer a mesma distância de ida e volta, ou seja, a distância total deve ser: \[ d = v \times t = 1.600 \, \text{m/s} \times 0,1 \, \text{s} = 160 \, \text{m} \] Como essa distância é a total (ida e volta), a distância entre a fonte e o anteparo na água será: \[ \text{Distância} = \frac{160 \, \text{m}}{2} = 80 \, \text{m} \] Portanto, a resposta correta é: c) 80,0 m.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um professor de música esbraveja com seu discípulo: “Você não é capaz de distinguir a mesma nota musical emitida por uma viola e por um violino!”. A qualidade do som que permite essa distinção à que se refere o professor é a (o)
a) altura.
b) timbre.
c) intensidade.
d) velocidade de propagação.

Ao ouvir uma flauta e um piano emitindo a mesma nota musical, consegue-se diferenciar esses instrumentos um do outro. Essa diferenciação se deve principalmente ao(a)

a) intensidade sonora do som de cada instrumento musical.
b) potência sonora do som emitido pelos diferentes instrumentos musicais.
c) diferente velocidade de propagação do som emitido por cada instrumento musical.
d) timbre do som, que faz com que os formatos das ondas de cada instrumento sejam diferentes.
e) altura do som, que possui diferentes frequências para diferentes instrumentos musicais.

No estudo de ondulatória, um dos fenômenos mais abordados é a reflexão de um pulso numa corda. Quando um pulso transversal propagando-se em uma corda devidamente tensionada encontra uma extremidade fixa, o pulso retorna à mesma corda, em sentido contrário e com


A - inversão de fase.
B - alteração no valor da frequência.
C - alteração no valor do comprimento de onda.
D - alteração no valor da velocidade de propagação.

Mais conteúdos dessa disciplina