Logo Passei Direto
Buscar
O espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção, tem o nome de:

Reserva Legal.
Mata Atlântica.
Amazônia Legal.
Área de Preservação Permanente.
Unidade de conservação.
User badge image
AdmComigo

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar as opções apresentadas: 1. Reserva Legal - Refere-se a áreas que os proprietários rurais devem manter preservadas em suas propriedades, mas não abrange a totalidade do conceito descrito na pergunta. 2. Mata Atlântica - É um bioma brasileiro, mas não é um espaço territorial legalmente instituído com as características descritas. 3. Amazônia Legal - É uma região que abrange parte da Amazônia, mas também não se encaixa na definição de um espaço territorial com regime especial de administração. 4. Área de Preservação Permanente - Refere-se a áreas que devem ser preservadas devido à sua importância ambiental, mas não é exatamente o que a pergunta descreve. 5. Unidade de conservação - Este termo se refere a áreas protegidas, legalmente instituídas pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, que se encaixa perfeitamente na descrição dada. Portanto, a alternativa correta é: Unidade de conservação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os grandes problemas ambientais, que atualmente enfrenta a humanidade, estão relacionados diretamente a(o):

Ao modelo socialista da economia global que determina o consumo desenfreado pela população dos produtos industrializados
Uso controlável e depredatório dos recursos naturais pelo homem desde o início da era capitalista.
Escassez de recursos naturais em determinadas áreas do nosso planeta o que afeta a todos nós.
Nosso modo de vida, com os valores que fundamentam e caracterizam as sociedades contemporâneas e com as respostas da natureza ao comportamento industrial e consumista insustentável, gerado pelo modelo de globalização econômica.
Uso consciente dos recursos naturais e artificiais com vista a sustentabilidade do planeta.
a) I, II e III estão corretas.
b) II, III e IV estão corretas.
c) III, IV e V estão corretas.
d) IV e V estão corretas.
e) Apenas a alternativa V está correta.

Qual princípio está inscrito no item 17 da Declaração de Estocolmo de 1972 e conceitua-se por: "Deve ser confiada, às instituições nacionais competentes, a tarefa de planificar, administrar e controlar a utilização dos recursos ambientais dos Estados, com o fim de melhorar a qualidade do meio ambiente".
Princípio do Limite.
Princípio Democrático ou da Participação e da Informação.
Princípio do Equilíbrio.
Princípio da Obrigatoriedade da Intervenção Estatal na Defesa do Meio Ambiente.
Princípio das Instituições Nacionais.

Qual é a principal fonte formal do Direito Ambiental?

A Conferência da Organização das Nações Unidas, realizada na cidade de Estocolmo, Suécia, em 1972.
Os Princípios do Direito Ambiental.
O Sistema Nacional do Meio Ambiente.
A Constituição da República Federativa do Brasil.
O conceito de meio ambiente instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente.

(Prova OAB) Determinada sociedade empresária consulta seu advogado para obter informações sobre as exigências ambientais que possam incidir em seus projetos, especialmente no que tange à apresentação e aprovação de Estudo Prévio de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório (EIA/RIMA). Considerando a disciplina do EIA/RIMA pelo ordenamento jurídico, assinale a afirmativa correta.

O EIA/RIMA é um estudo simplificado, integrante do licenciamento ambiental, destinado a avaliar os impactos ao meio ambiente natural, não abordando impactos aos meios artificial e cultural, pois esses componentes, segundo pacífico entendimento doutrinário e jurisprudencial, não integram o conceito de 'meio ambiente'.
O EIA-RIMA é um instrumento de avaliação de impactos ambientais, de natureza preventiva, exigido para atividades/empreendimentos não só efetiva como potencialmente capazes de causar significativa degradação, sendo certo que a sua publicidade é uma imposição Constitucional (CRFB/1988).
O EIA/RIMA, além de ser aprovado entre as Licenças Ambientais Prévia e de Instalação, tem a sua metodologia e o seu conteúdo regrados exclusivamente por Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), podendo a entidade / o órgão ambiental licenciador dispensá-lo segundo critérios discricionários e independentemente de fundamentação, ainda que a atividade esteja prevista em Resolução CONAMA como passível de EIA/RIMA.
O EIA/RIMA é exigido em todas as atividades e empreendimentos que possam causar impactos ambientais, devendo ser aprovado previamente à concessão da denominada Licença Ambiental Prévia.
O Estudo Ambiental é um instrumento de natureza reparatória fruto de atividades potencialmente causadoras de degradação ambiental.

Mais conteúdos dessa disciplina