Logo Passei Direto
Buscar

Sociologia do Direito

Ce Jacintho Xavier Martins
A chamada Teoria do conflito entende o desvio como: Escolha uma opção: a. Uma forma como as pessoas com poder decide e classifica o que será desvio e quem será desviante. b. Como parte natural da sociedade e que não possui relação com poder e privilégio. c. A chamada Teria do Conflito entende que o desvio foi banido das sociedades contemporâneas. d. Apesar de não ser o objeto central de análise da Teoria do Conflito, o desvio social é percebido como uma prática presente apenas nas classes menos privilegiadas. e. É considerado desvio apenas as condutas que se distanciam das normas legais.
User badge image
Arthur Tavares

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A Teoria do Conflito, proposta por autores como Karl Marx, entende que o desvio é uma construção social que está intimamente ligada ao poder e às relações de dominação na sociedade. Essa teoria argumenta que as normas e leis são criadas por aqueles que detêm o poder, e, portanto, o que é considerado desvio é definido por esses grupos dominantes. Analisando as alternativas: a) Uma forma como as pessoas com poder decide e classifica o que será desvio e quem será desviante. - Esta opção reflete bem a perspectiva da Teoria do Conflito, que vê o desvio como uma construção social influenciada por relações de poder. b) Como parte natural da sociedade e que não possui relação com poder e privilégio. - Esta opção não se alinha com a Teoria do Conflito, pois ignora a relação entre desvio e poder. c) A chamada Teoria do Conflito entende que o desvio foi banido das sociedades contemporâneas. - Esta afirmação é incorreta, pois a teoria não sugere que o desvio foi banido. d) Apesar de não ser o objeto central de análise da Teoria do Conflito, o desvio social é percebido como uma prática presente apenas nas classes menos privilegiadas. - Esta opção é limitada e não representa a visão mais ampla da teoria. e) É considerado desvio apenas as condutas que se distanciam das normas legais. - Esta opção é muito restritiva e não abrange a perspectiva da Teoria do Conflito. Portanto, a alternativa correta é: a) Uma forma como as pessoas com poder decide e classifica o que será desvio e quem será desviante.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir do momento que os homens passaram a viver em grupos, coletivamente, surgiram as normas que estabeleceria o convívio social.
Considerando a abordagem de Hobbes, Locke e Rousseau sobre o Estado é correto afirmar:
a. Compreendiam que o Estado deveria regular a vida dos cidadãos, entretanto seria necessário estabelecer direitos e deveres.
b. Foram classificados como idealistas por defenderem uma noção de Estado impossível de se realizar.
c. Eram todos defensores de que só por meio da revolução o Estado poderia atender as demandas da população.
d. Eram adeptos a mesma forma de governo, ou seja, todos defendiam o absolutismo.
e. Criticavam a existência do Estado como instituição reguladora da vida social.

É ponto pacífico entre os estudiosos que os homens sempre alimentaram o desejo de compreensão da vida social. Apesar disso, somente na modernidade essa abordagem torna-se ciência. Considerando esse contexto é correto afirmar:
a. É ponto pacífico entre os estudiosos que o progresso realizado no contexto da Revolução Industrial desmotivou os estudos sobre a sociedade.
b. As rápidas transformações advindas da Revolução Industrial geraram grande interesse de compreender as relações sociais.
c. O que motivou os estudos sobre a sociedade nesse contexto foi o impacto ambiental de produção fabril.
d. A Revolução Industrial foi capaz de materializar a promessa da modernidade que era a de desenvolvimento e melhor qualidade de vida para todos, é por isso, que a partir desse contexto, as relações sociais começaram a ser estudadas.
e. A Revolução Industrial gerou profundas transformações nos sistemas de produção, mas não afetou as relações sociais.

Leia com atenção o fragmento abaixo e depois faça o que se pede: "A raça importa no sistema penal. Os teóricos do conflito nos lembram que, apesar de o objetivo básico da lei ser manter a estabilidade e a ordem, ela na verdade perpetua a desigualdade."
O fragmento acima se encaixa em qual teoria?
a. Teoria do Funcionalismo.
b. Teoria da Meritocracia.
c. Teoria da Justiça Social.
d. Teoria do Rótulo.
e. Teoria da Compreensão Social.

Karl Marx é um dos importantes nomes da teoria sociológica clássica. Seus estudos sobre classe social e a crítica ao capitalismo foram importantes para a compreensão da desigualdade social.
Considerando os estudos sobre Marx é correto afirmar:
a. Compreendia que as grandes transformações históricas eram pautadas pela transformação no modo de produção, considerando assim que o capitalismo causaria tensões que levariam à Revolução.
b. O positivista Karl Marx não acredita na possibilidade da ação do indivíduo em conjunto, ou seja, como classe social, como meio para a realização da revolução.
c. Marx acreditava na possibilidade de transformação das estruturas sociais por meio do consenso, ou seja, por vias democráticas. Assim, se colocava como crítico da revolução.
d. A base econômica de uma sociedade não interessava às análises de Karl Marx. Seu objeto de estudo eram as ações sociais.
e. Não concebia a possibilidade de transformação no modo de produção e por isso os proletários deveriam somar esforços para fazer a revolução acontecer.

Sobre o positivismo de Comte é correto afirmar:
Escolha uma opção:
a.  O positivismo de Comte definia que os objetos sociais, de interesse da sociologia, seriam interpretados a partir de leis que se distanciavam dos elementos naturais.
b.  Comte se interessava, exclusivamente, pelo funcionamento do Estado. Objetos sociais, como as relações não tinham foco em seus estudos.
c. Comte criticava a neutralidade no campo das ciências sociais, afirmando que seria impossível uma abordagem isenta de valores.
d. Para Comte se existiam leis que regiam os elementos naturais, assim também existiriam leis que regiam os objetos sociais. Em sua perspectiva há uma valorização da objetividade e da neutralidade.
e. A abordagem positivista de Comte era a do conflito social. Interessava ao autor as relações entre as classes sociais.

Mais conteúdos dessa disciplina