Acerca da composição do fragmento de Olhai os lírios do campo, é correto afirmar que se utiliza de uma linguagem (A) ora literária, ora literal, cujo enredo é contado por um narrador autodiegético. (B) lírica, cujo enredo é contado por um narrador heterodiegético. (C) literal, cujo enredo é contado por um narrador homodiegético. (D) poética, cujo enredo é contado por um narrador autodiegético.
Assim como o termo destacado em “De que serve construir arranha-céus...” (linha 3), identifique a alternativa, a qual também apresenta um vocábulo formado por justaposição. (A) Anti-inflamatório (B) Planalto (C) Pontapé (D) Subgerente
Em “Peço-te que pegues a minha Bíblia...” (linha 5), a estrutura verbal destacada, quando transposta para a segunda pessoa do plural do pretérito mais-que-perfeito, corresponde a (A) “Vós pegueis”. (B) “Vós pegaríeis”. (C) “Vós pegáveis”. (D) “Vós pegáreis”.
A oração subordinada destacada no período “Estive pensando muito na fúria cega com que os homens se atiram à caça do dinheiro” (linha 1), é classificada como (A) substantiva completiva nominal. (B) adjetiva restritiva. (C) adverbial consecutiva. (D) substantiva objetiva indireta.
Tendo por base as funções das classes gramaticais, analise a correlação termo destacado/função morfológica entre colchetes para assinalar a alternativa correta. (A) “Eles esquecem o que têm de mais humano.” (linha 2) [pronome] (B) “...um mundo de criaturas passivas seria também triste e sem beleza. (linha 10) [adjetivo] (C) “...se não há mais almas humanas para morar neles?...” (linhas 3 e 4) [substantivo] (D) “...e sacrificam o que a vida lhes oferece de melhor...” (linhas 2 e 3) [conjunção]
Na passagem “Não te será difícil achar...” (linha 6), a colocação pronominal destacada (A) está conforme as regras do uso da ênclise. (B) infringe à norma-padrão das regras da próclise. (C) está conforme as regras do uso da próclise. (D) infringe à norma-padrão das regras da ênclise.
A regência verbal trata-se da relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam ou os circunstanciam. Tendo por base essa definição, marque o item em que o verbo destacado está corretamente classificado entre colchetes. (A) “...que acordes enquanto é tempo.” (linha 5) [verbo transitivo direto] (B) “...o que a vida lhes oferece de melhor: as relações de criatura para criatura” (linhas 2 e 3) [verbo bitransitivo] (C) “...não há mais almas humanas para morar neles?” (linhas 3 e 4) [verbo transitivo indireto] (D) “...para olhar os lírios do campo e as aves do céu.” (linha 12) [verbo intransitivo]
A referenciação faz parte do processo de organização coesiva de um texto, como o que se apresenta em destaque no excerto: “Eles esquecem o que têm de mais humano e sacrificam o que a vida lhes oferece de melhor: as relações de criatura para criatura.” (linha 2 e 3) Portanto, o trecho destacado, trata-se de um(a) (A) catáfora. (B) elipse. (C) dêitico. (D) anáfora.
Na passagem: “Quero que abras os olhos, Eugênio, que acordes enquanto é tempo...” (linha 5), o uso das vírgulas, isolando o termo destacado, justifica-se em decorrência do referido vocábulo apresentar função (A) especificadora (B) referencial (C) explicativa (D) interpelativa
Observe-se o verbo destacado no trecho: “De que serve construir arranha-céus se não há mais almas humanas para morar neles?” (linhas 3 e 4). Respeitando a sintaxe de concordância, identifique a alternativa, a qual também pode ser substituído pelo verbo destacado. (A) “De que serve construir arranha-céus se não tem mais almas humanas para morar neles?”. (B) “De que serve construir arranha-céus se não existem mais almas humanas para morar neles?”. (C) “De que serve construir arranha-céus se não existe mais almas humanas para morar neles?” (D) “De que serve construir arranha-céus se não têm mais almas humanas para morar neles?”.