Logo Passei Direto
Buscar

O número de núcleons de um átomo corresponde ao seu número de (A) prótons. (B) nêutrons. (C) elétrons. (D) oxidação. (E) massa.

User badge image
Ensinando Através de Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

O número de núcleons de um átomo é a soma do número de prótons e nêutrons presentes no núcleo. Portanto, a alternativa correta que se refere ao número de núcleons é: (E) massa. Isso porque o número de núcleons está relacionado à massa atômica do elemento, que é a soma dos prótons e nêutrons.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em relação à escola segundo os paradigmas do consenso e do conflito, analise as seguintes afirmacoes.
De acordo com Gomes, está correto o que se afirma em
I. Na escola, existem e coexistem duas estruturas: formal e informal. Um exemplo da estrutura formal encontra-se em situações em que um professor, em virtude de seu amplo e profundo conhecimento das relações informais da escola, torna-se mais importante que um administrador.
II. O paradigma do conflito enfatiza as tensões e oposições entre professores e estudantes. A escola é vista como uma instituição que impõe certos valores e padrões culturais ao aluno.
III. O paradigma do consenso enfatiza os valores comuns e a cooperação entre professores e alunos, de modo que a escola funcione como elemento de integração e continuidade entre gerações.
(A) I, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

Saviani afirma que o “lema ‘aprender a aprender’, tão difundido na atualidade, remete ao núcleo das ideias pedagógicas escolanovistas.”.
Segundo esse autor, o “aprender a aprender”,
(A) no âmbito do escolanovismo, ligava-se à necessidade de constante atualização exigida pela necessidade de ampliar a esfera da empregabilidade.
(B) atualmente, no processo de ensino e aprendizagem, provoca um deslocamento do eixo: o professor passa a ser aquele que ensina e deixa de ser o auxiliar do aluno em seu próprio processo de aprendizagem.
(C) no contexto atual, é ressignificado, já não significa adquirir a capacidade de buscar conhecimentos por si mesmo, ocupar um lugar e cumprir um papel determinado em uma sociedade entendida como um organismo.
(D) na atualidade, significa assimilar determinados conhecimentos, isto é, o mais importante é ensinar e aprender os conteúdos curriculares previstos pelos programas de cada sistema de ensino.
(E) no contexto atual, refere-se à valorização dos processos de convivência entre as crianças e os adultos e da adaptação do indivíduo à sociedade vista como um organismo em que cada um tem um lugar e um papel definido a cumprir.

Com relação à formação contínua de professores, analise as seguintes afirmações.
De acordo com Perrenoud, está correto o que se afirma em
I. Formar-se é fazer cursos de forma ativa, sem, necessariamente, ter de repensar as práticas profissionais.
II. Entre os procedimentos pessoais e coletivos de autoformação, podem-se mencionar, entre outros, a leitura, a experimentação, a inovação e o trabalho em equipe.
III. A prática reflexiva diz respeito a uma vontade de aprender metodicamente com a experiência e de transformar sua prática a cada ano.
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

Segundo Perrenoud, “[...] sob as aparências da continuidade, as práticas pedagógicas mudam lenta, mas profundamente. Ao longo das décadas, elas:
(A) exigem uma disciplina cada vez mais estrita, deixando pouca liberdade aos alunos.
(B) vinculam-se mais à adaptação do aluno à sociedade, um pouco menos ao desenvolvimento da pessoa.
(C) concebem progressivamente o ensino como uma sucessão de lições, desconsiderando a organização de situações de aprendizagem.
(D) direcionam-se a um planejamento didático mais rígido, sem negociação com os alunos, e desconsiderando ocasiões e aportes imprevisíveis.
(E) visam cada vez mais frequentemente a construir competências, para além dos conhecimentos que mobilizam.

Em A educação em novas perspectivas sociológicas, Gomes retoma algumas ideias de um importante autor.
Gomes menciona que, segundo esse autor, “[...] A educação pode ajudar o homem a ser sujeito.
(A) Paulo Freire.
(B) Jean Piaget.
(C) Cipriano Luckesi.
(D) Henri Wallon.
(E) L. S. Vygotsky.

Com relação ao projeto pedagógico-curricular, de acordo com o que afirmam Libâneo et alii, assinale a alternativa correta.
(A) O projeto é construído individualmente, ou seja, cada professor, voltando-se para sua especialidade, constrói o projeto de forma autônoma.
(B) Para garantir a autonomia da equipe, é preciso desconsiderar o já instituído (currículos, conteúdos, métodos etc.).
(C) A característica instituinte do projeto significa que ele institui, estabelece, cria objetivos, procedimentos, instrumentos, modos de agir, formas de ação, estruturas, hábitos, valores.
(D) Elaborado para evitar mudanças institucionais, do comportamento e das práticas dos professores ao longo do ano letivo, o projeto é um documento acabado, concluído e definitivo.
(E) A formulação do projeto pedagógico-curricular não é prática educativa, mas contribui no processo de aprendizagem efetiva dos alunos.

Segundo Libâneo et alii, o currículo real refere-se
(A) ao que é estabelecido pelos sistemas de ensino, expresso em diretrizes curriculares, nos objetivos e nos conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo.
(B) àquilo que, de fato, acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.
(C) àquelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e são provenientes da experiência cultural, dos valores etc.
(D) aos conteúdos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Educação e concretizados pela elaboração da Proposta Curricular do Estado de São Paulo.
(E) aos conceitos, às definições e às metodologias desenvolvidos ou validados pelos diferentes órgãos de fomento científico.

Na ação docente, de acordo com Rios, construir a felicidade, entre outras coisas, é:
Está correto o contido em
I. reconhecer o outro, o qual, para o professor, na relação docente, é o aluno. É preciso considerar o aluno na perspectiva da igualdade na diferença, que é o espaço da justiça e da solidariedade;
II. traçar e desenvolver um projeto individual de trabalho. Um projeto de escola é a soma de projetos individuais, os quais, em última análise, têm por finalidade a superação de dificuldades de aprendizagem;
III. lutar pela criação e pelo aperfeiçoamento de condições viabilizadoras do trabalho de boa qualidade. Essas condições encontram-se unicamente no docente, não dizem respeito à infraestrutura do local de trabalho.
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

Considerando-se as sete categorias básicas de construção do conhecimento, na perspectiva dialética, analise as informações a seguir.
De acordo com Vasconcellos, as informações, correta e respectivamente, referem-se à
É o amplo e complexo processo de estabelecimento de relações entre o objeto de conhecimento e as representações mentais prévias e as necessidades do sujeito.
É a exigência, no processo de conhecimento, da atividade do aluno para ser sujeito do próprio conhecimento (agir para conhecer), e da articulação do objeto com a prática social mais ampla (objeto-realidade).
É a postura do professor no sentido de, ao invés de dar pronto, levar o aluno a pensar, a partir do questionamento de suas percepções, representações e práticas.
(A) Criticidade; à Historicidade; à Práxis.
(B) Significação; à Práxis; à Problematização.
(C) Historicidade; à Criticidade; à Significação.
(D) Problematização; à Práxis; à Significação.
(E) Significação; à Criticidade; à Continuidade-Ruptura.

Mais conteúdos dessa disciplina