Logo Passei Direto
Buscar
A “questão social” é considerada o objeto ou a matéria-prima do trabalho no Serviço Social, pois assistentes sociais atuam sobre suas variadas expressões. No Brasil, o surgimento da questão social é marcado por quais circunstâncias históricas?

a) A criação de grandes instituições sociais, a exemplo da Legião Brasileira de Assistência (LBA) e o Serviço Nacional da Indústria (SENAI), que antecedem a constituição da questão social no Brasil, como preparação para responder às suas expressões.
b) A Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que marcaram, de imediato, início da industrialização nacional, antagonizando as classes fundamentais nacionais.
c) As relações entre Igreja e Estado e a constituição da Ação Social, que determinam as particularidades do surgimento da “questão social” e seus impactos sobre classe trabalhadora brasileira.
d) A generalização do trabalho livre e as profundas marcas históricas da escravidão, considerando-se que a separação entre homens e meios de produção foi consolidada por circunstâncias históricas marcadamente ocorridas fora dos limites da formação econômico-social brasileira.
e) Os novos movimentos sociais urbanos e rurais, com destaque para o movimento indígena e LGBTQIAPN+, que revelaram a questão social ao denunciarem os processos de desigualdades étnicas, raciais, de gênero e sexualidade.
User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para entender o surgimento da "questão social" no Brasil, é importante considerar as circunstâncias históricas que moldaram a sociedade e as relações sociais. Vamos analisar as alternativas: a) A criação de grandes instituições sociais, como a LBA e o SENAI, é relevante, mas não é o marco inicial da questão social no Brasil. b) A Revolução Industrial e a Revolução Francesa tiveram um impacto significativo na sociedade, mas a industrialização nacional no Brasil ocorreu de forma mais tardia e não é o único fator que define a questão social. c) As relações entre Igreja e Estado e a constituição da Ação Social são importantes, mas não são as únicas circunstâncias que definem o surgimento da questão social. d) A generalização do trabalho livre e as marcas da escravidão são fatores cruciais que influenciam a formação da questão social no Brasil, especialmente considerando a transição de uma sociedade escravocrata para uma sociedade capitalista. e) Os novos movimentos sociais urbanos e rurais são importantes, mas surgem em um contexto mais recente e não marcam o surgimento da questão social. Dentre as opções, a alternativa que melhor representa as circunstâncias históricas que marcaram o surgimento da questão social no Brasil é: d) A generalização do trabalho livre e as profundas marcas históricas da escravidão, considerando-se que a separação entre homens e meios de produção foi consolidada por circunstâncias históricas marcadamente ocorridas fora dos limites da formação econômico-social brasileira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina