Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
As afirmativas a seguir foram retiradas do Título III (Do Adimplemento e Extinção das Obrigações), Capítulo I (Do Pagamento), do Código Civil Brasileiro. Leia atentamente e assinale a alternativa incorreta.

a) Qualquer interessado na extinção da dívida pode pagá-la, exceto quando o credor se opuser, situação em que não haverá meios possíveis para pagamento
b) Se o devedor pagar ao credor, apesar de intimado da penhora feita sobre o crédito, ou da impugnação a ele oposta por terceiros, o pagamento não valerá contra estes, que poderão constranger o devedor a pagar de novo, ficando-lhe ressalvado o regresso contra o credor
c) O pagamento feito de boa-fé ao credor putativo é válido, ainda provado depois que não era credor
d) Se se der em pagamento coisa fungível, não se poderá mais reclamar do credor que, de boa-fé, a recebeu e consumiu, ainda que o solvente não tivesse o direito de aliená-la
e) É lícito convencionar o aumento progressivo de prestações sucessivas
User badge image
Questões Para o Saber

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas para identificar a alternativa incorreta: a) Qualquer interessado na extinção da dívida pode pagá-la, exceto quando o credor se opuser, situação em que não haverá meios possíveis para pagamento. Incorreta. O credor pode se opor ao pagamento, mas isso não impede que o pagamento seja feito, desde que o interessado tenha legitimidade. b) Se o devedor pagar ao credor, apesar de intimado da penhora feita sobre o crédito, ou da impugnação a ele oposta por terceiros, o pagamento não valerá contra estes, que poderão constranger o devedor a pagar de novo, ficando-lhe ressalvado o regresso contra o credor. Correta. Essa afirmativa está de acordo com o que prevê o Código Civil. c) O pagamento feito de boa-fé ao credor putativo é válido, ainda provado depois que não era credor. Correta. O pagamento ao credor putativo é considerado válido, mesmo que posteriormente se prove que ele não era o verdadeiro credor. d) Se se der em pagamento coisa fungível, não se poderá mais reclamar do credor que, de boa-fé, a recebeu e consumiu, ainda que o solvente não tivesse o direito de aliená-la. Correta. Essa afirmativa está correta, pois o credor de boa-fé não pode ser responsabilizado. e) É lícito convencionar o aumento progressivo de prestações sucessivas. Correta. O aumento progressivo de prestações é permitido, desde que acordado entre as partes. Diante da análise, a alternativa incorreta é a a). Portanto, a resposta correta é a alternativa a).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando-se o contexto, na passagem “E essa insensatez fora a razão de tristes mal-entendidos com Alejandra,”, a expressão destacada cumpre um papel coesivo que está corretamente indicado por meio de uma referência:

A anafórica, indicando um sentimento já representado pela comparação simbólica.
B catafórica, antecipando os rostos de mãe e filha, descritos como quase iguais.
C catafórica, sintetizando por meio do substantivo o que ainda seria apresentado.
D metafórica, atribuindo expressividade a uma imagem anterior pouco racional.
E anafórica, situando temporalmente o leitor em relação ao momento da ação.

Na oração “a quem ele amara de verdade”, a flexão do verbo é marcada por uma regularidade que indica tempo e modo. Tal flexão confere ao verbo o sentido de uma ação:

A futura que não será realizada em função de fato passado.
B do presente que dialoga com episódios do passado.
C do passado que é replicada em momentos futuros.
D do presente que se articula com uma projeção futura.
E passada anterior às ações enunciadas no passado.

Em “Mas o ‘quase’ era atroz”, o vocábulo destacado tem seu sentido realçado pelas aspas, mas também em função de, no contexto em que se encontra, assumir um caráter:

A numérico.
B adjetivo.
C pronominal.
D adverbial.
E substantivo.

A respeito da expressão destacada em “Claro que seu rosto era quase o mesmo de Georgina”, é correto afirmar que, na frase em que encontra, estabelece um papel de:


a) predicativo em relação à oração seguinte.
b) retificação em relação ao que se afirmou.
c) realce em relação a uma declaração.
d) conotativo a partir de um termo figurado.
e) comparativo ao igualar um mesmo atributo.

Mais conteúdos dessa disciplina