Logo Passei Direto
Buscar
A Lei nº 8.142/90 em seu Art. 2º afirma que os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como, EXCETO:

A) Investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional.
B) Investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Executivo e aprovados pelo Congresso Nacional.
C) Cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.
D) Despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta.
E) Investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministério da Saúde.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta sobre a Lei nº 8.142/90 e a alocação dos recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS), precisamos analisar cada uma das alternativas apresentadas. A Lei nº 8.142/90 estabelece diretrizes para a alocação dos recursos do FNS, e a questão pede para identificar a opção que não se encaixa nas alocações previstas. Vamos analisar as alternativas: A) Investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional. - Esta opção está correta, pois os investimentos devem ser aprovados. B) Investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Executivo e aprovados pelo Congresso Nacional. - Esta opção também está correta, pois os investimentos do Poder Executivo são aprovados pelo Congresso. C) Cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal. - Esta opção está correta, pois a lei prevê essa cobertura. D) Despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta. - Esta opção também está correta, pois as despesas do Ministério da Saúde são cobertas. E) Investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministério da Saúde. - Esta opção não é uma alocação prevista na Lei nº 8.142/90, pois a lei não menciona especificamente o Plano Quinquenal. Portanto, a alternativa que não se encaixa nas alocações previstas pela Lei nº 8.142/90 é: E) Investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministério da Saúde.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A participação popular no SUS teve suas instâncias regulamentadas através da Lei nº 8.142 de 1990. Os Conselhos de Saúde configuram umas das formas dessa participação. Em relação à composição destes Conselhos, assinale a alternativa correta.

A) O número de membros do Conselho de Saúde é determinado conforme o tamanho da população e obedecerá a seguinte composição: 50% de entidades e movimentos representativos de usuários; 25% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde e 25% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados ou sem fins lucrativos.
B) Cabe a cada Conselho de Saúde definir o número de membros, que obedecerá a seguinte composição: 25% de entidades e movimentos representativos de usuários; 50% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde e 25% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados ou sem fins lucrativos.
C) Cabe a cada Conselho de Saúde definir o número de membros, que obedecerá a seguinte composição: 50% de entidades e movimentos representativos de usuários; 25% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde e 25% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados ou sem fins lucrativos.
D) O número de membros do Conselho de Saúde é determinado conforme o tamanho da população e obedecerá a seguinte composição: 25% de entidades e movimentos representativos de usuários; 50% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde e 25% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados ou sem fins lucrativos.

Mais conteúdos dessa disciplina