Logo Passei Direto
Buscar
No caso do contrato de transporte, a culpa exclusiva da vítima, no caso, o passageiro, exclui a responsabilidade. Aponte a alternativa que melhor fundamenta essa afirmativa: A O que fundamenta a afirmativa é a exclusão da responsabilidade pela inexistência do motivo de força maior. B O que fundamenta a afirmativa é a exclusão da responsabilidade pela inexistência da responsabilidade objetiva direta. C O que fundamenta a afirmativa é a exclusão da responsabilidade pela inexistência do nexo causal. D O que fundamenta a afirmativa é a exclusão da responsabilidade pela inexistência do dano. E O que fundamenta a afirmativa é a exclusão da responsabilidade pela inexistência do caso fortuito.
User badge image
aline dantas dos santos dantas

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para analisar a questão, precisamos entender o conceito de culpa exclusiva da vítima no contexto do contrato de transporte. Quando se afirma que a culpa exclusiva do passageiro exclui a responsabilidade do transportador, isso geralmente se relaciona à ausência de um nexo causal entre a ação do transportador e o dano sofrido pelo passageiro. Vamos analisar as alternativas: A) O que fundamenta a afirmativa é a exclusão da responsabilidade pela inexistência do motivo de força maior. - Motivo de força maior não é o foco principal aqui. B) O que fundamenta a afirmativa é a exclusão da responsabilidade pela inexistência da responsabilidade objetiva direta. - A responsabilidade objetiva não se aplica diretamente à culpa exclusiva da vítima. C) O que fundamenta a afirmativa é a exclusão da responsabilidade pela inexistência do nexo causal. - Esta opção se relaciona diretamente com a culpa exclusiva da vítima, pois se a vítima é a única responsável, não há nexo causal entre a ação do transportador e o dano. D) O que fundamenta a afirmativa é a exclusão da responsabilidade pela inexistência do dano. - Esta opção não se aplica, pois o dano pode existir, mas a culpa é da vítima. E) O que fundamenta a afirmativa é a exclusão da responsabilidade pela inexistência do caso fortuito. - O caso fortuito não é o ponto central da questão. Portanto, a alternativa que melhor fundamenta a afirmativa é: C) O que fundamenta a afirmativa é a exclusão da responsabilidade pela inexistência do nexo causal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Avalie os objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) e aponte os que fazem parte de seus termos, a partir das assertivas apresentadas.
I - A preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico. II - Estabelecimento de critérios e padrões de qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais. III - A preservação e restauração dos recursos ambientais com vistas à utilização racional e disponibilidade permanente, concorrendo para a manutenção do equilíbrio ecológico propício à vida. IV - A imposição, ao poluidor e ao predador, da obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados e, ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos. Questão 1 - DIREITO AMBIENTAL - DIREITO (759)
A) Apenas I é assertiva verdadeira.
B) As assertivas I e III são verdadeiras.
C) As assertivas III e IV são verdadeiras.
D) Todas as assertivas são verdadeiras.
E) As assertivas II e III são verdadeiras.

Das afirmativas abaixo, qual delas não está relacionada à Política Nacional de Proteção do Meio Ambiente?
Questão 2 - DIREITO AMBIENTAL - DIREITO (759)
A) Controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras.
B) Impedir o surgimento de áreas de zoneamento, já que o meio ambiente é área de bem comum.
C) Racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar.
D) Proteção de áreas ameaçadas de degradação.
E) Proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas.

Quanto ao Estudo de Impacto de Vizinhança, assinale a opção correta.
I- O Poder Público Municipal tem incumbência de exigir o EIV tanto para instalação de obra como para instalação de atividade potencialmente causadora de significativa degradação ambiental. II- O EIV será necessariamente prévio à instalação de obra. III- Sempre será dada publicidade ao EIV. Questão 3 - DIREITO AMBIENTAL - DIREITO (759)
A) Todas estão corretas.
B) Nenhuma está correta.
C) I e II estão corretas.
D) II e III estão corretas.
E) I e III estão corretas.

Considerando a responsabilidade ambiental, assinale a composição correta ao final.
I - A responsabilidade civil ambiental independe de culpa. II - A existência de crime ambiental exclui a busca da responsabilidade civil. III - A existência de crime ambiental exclui a busca da responsabilidade administrativa. IV - A reparação do dano deve ser feita tendo em vista a capacidade econômica do agente poluidor. Questão 4 - DIREITO AMBIENTAL - DIREITO (759)
A) As assertivas I e III são verdadeiras.
B) As assertivas II e III são verdadeiras.
C) Apenas a assertiva I é verdadeira.
D) As assertivas III e IV são verdadeiras.
E) As assertivas I e IV são verdadeiras.

Considera-se infração administrativa ambiental, toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de, EXCETO:
Questão 5 - DIREITO AMBIENTAL - DIREITO (759)
A) Gozo.
B) Uso.
C) Produção.
D) Promoção.
E) Proteção.

Em que pese o Estatuto da Cidade, trazer as diretrizes da política urbana para o atendimento das funções sociais das cidades é competência que assegura o quê?
Questão 6 - DIREITO AMBIENTAL - DIREITO (759)
A) O Estatuto da Cidade não disciplina o planejamento municipal, pois isso deve ser feito pelo plano diretor.
B) A matéria urbanística não foi abordada, nem de modo indireto, pelo legislador constituinte; só existe regulamentação do tema nos planos diretores estaduais.
C) No ordenamento brasileiro, não há previsão de desapropriação para fins de proteção ambiental e usucapião especial de imóvel urbano.
D) O estudo de impacto ambiental, apesar de constituir instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente, só pode ser empregado no meio natural.
E) A competência para ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais das cidades e garantir o bem-estar de seus habitantes é do município.

O patrimônio genético faz parte da história do Homem. Das afirmativas abaixo qual delas não condiz com a necessidade de proteção ao denominado meio ambiente genético?
Questão 7 - DIREITO AMBIENTAL - DIREITO (759)
A) Protege-se o patrimônio genético pelos mesmos motivos que se protege o patrimônio cultural.
B) A espécie humana deve evoluir, e se desenvolver, mas há que se preservar a sua essência.
C) Não existe a necessidade de proteção, pois a transmissão genética ocorre de forma natural entre os da mesma espécie.
D) O meio ambiente genético é composto pelos organismos vivos do planeta Terra.
E) O patrimônio genético também é considerado parte do meio ambiente.

O bem ambiental está estruturado constitucionalmente como:
Questão 8 - DIREITO AMBIENTAL - DIREITO (759)
A) bem que pode ser fracionado por determinação de lei ou por vontade das partes.
B) bem que tem por titular do seu domínio uma pessoa jurídica de direito público interno, podendo ser federal, se pertencente à União; estadual, se do Estado; ou municipal, se do Município.
C) bem de uso comum do povo e essencial à sadia de vida.
D) pertencente a pessoa natural ou a pessoa jurídica de direito privado.
E) bem divisível, oriundo de interesse coletivo ou difuso.

Pelo texto constitucional (CF. art. 225) podemos extrair alguns dos seguintes princípios do meio ambiente a seguir enumerados:
I - O princípio da obrigatoriedade da intervenção estatal assegura que o poder público defenda e preserve o meio ambiente, assegurando sua efetividade. II - O princípio da educação ambiental ou princípio da informação e da notificação ambiental determina que o poder público deverá promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para preservação do meio ambiente. III - O princípio do poluidor-pagador ou da responsabilização é aquele que obriga o poluidor a corrigir ou recuperar o ambiente, além de cessar a atividade nociva que possa estar perpetrando ao meio ambiente. IV - O princípio da função sócio-ambiental da propriedade determina, entre os pressupostos do cumprimento da função social genérica, a utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e a preservação do meio ambiente. Questão 9 - DIREITO AMBIENTAL - DIREITO (759)
A) As assertivas II e III são verdadeiras.
B) As assertivas I e IV são verdadeiras.
C) Todas as assertivas são verdadeiras.
D) Apenas a assertiva IV é verdadeira.
E) Apenas a assertiva I é verdadeira.

Os instrumentos da política nacional do meio ambiente estão indicados em qual alternativa?
Questão 10 - DIREITO AMBIENTAL - DIREITO (759)
A) zoneamento ambiental, licenciamento e planejamento agrícola.
B) avaliação de impactos ambientais, cooperativismo e zoneamento ambiental.
C) criação de espaços territoriais, associativismo e licenciamento.
D) sistema nacional de informações sobre o meio ambiente, crédito rural e avaliação de impactos ambientais.
E) avaliação de impactos ambientais, licenciamento e revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras.

Mais conteúdos dessa disciplina