Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto a seguir: “No Brasil e no mundo, agências governamentais e partidos políticos têm explorado plataformas de redes sociais para espalhar notícias sensacionalistas ou falsas, censurar informações e minar a confiança na mídia, em instituições públicas e na ciência. É o que aponta um estudo recém-publicado pela Universidade de Oxford, da Inglaterra, ‘Desafiando a Verdade e a Confiança: Um Inventário Global da Manipulação Organizada nas Mídias Sociais.’ Os pesquisadores acreditam que, na era digital, a manipulação da opinião pública através das redes sociais — como Facebook, Twitter, Instagram— é uma perigosa ameaça à democracia.” Agora analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Jornalistas que recebem sugestões de pautas falaciosas tendem a não reconhecer nesse cliente uma fonte merecedora de confiança, pois este parece preocupado exclusivamente com os próprios interesses; e é capaz de fazer da mídia um mero instrumento a seu dispor. PORQUE II. O bom assessor tem muito de um bom repórter. Apura criteriosamente informações sobre o assessorado, busca dados que compõem uma notícia, procure fontes confiáveis para averiguar a abordagem que tem em mente. Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que a/as

a. Ambas são falsas.
b. As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c. A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
d. A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
e. As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as duas asserções: I. "Jornalistas que recebem sugestões de pautas falaciosas tendem a não reconhecer nesse cliente uma fonte merecedora de confiança, pois este parece preocupado exclusivamente com os próprios interesses; e é capaz de fazer da mídia um mero instrumento a seu dispor." Essa afirmativa é verdadeira, pois jornalistas geralmente buscam fontes confiáveis e podem desconfiar de pautas que parecem manipulativas ou que não têm um interesse legítimo. II. "O bom assessor tem muito de um bom repórter. Apura criteriosamente informações sobre o assessorado, busca dados que compõem uma notícia, procura fontes confiáveis para averiguar a abordagem que tem em mente." Essa afirmativa também é verdadeira, pois um bom assessor deve ter habilidades de apuração e busca de informações, semelhantes às de um repórter. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas afirmativas. A primeira fala sobre a desconfiança dos jornalistas em relação a fontes que não são confiáveis, enquanto a segunda descreve as qualidades de um bom assessor. Embora ambas sejam verdadeiras, a segunda não justifica a primeira, pois falam de aspectos diferentes. Portanto, a alternativa correta é: e) As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a “Semana de Arte Moderna”, é INCORRETO afirmar:

a. O evento realizado em São Paulo no ano de 1922, tinha como principal objetivo ratificar os padrões estéticos vigentes à época frente às investidas de um grupo de jovens artistas que propunha a renovação radical no campo das artes influenciados pelas vanguardas europeias.
b. A Semana de Arte Moderna de 1922 foi uma consequência do nacionalismo emergente da Primeira Guerra Mundial e também do entusiasmo dos jovens intelectuais brasileiros pelas comemorações do Centenário da Independência do Brasil.
c. Alvo de críticas e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época. Esse evento ocorreu no contexto da República Velha, controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política do café com leite. O capitalismo crescia no Brasil, consolidando a República e a elite paulista, esta totalmente influenciada pelos padrões estéticos europeus mais tradicionais.
d. O principal foco de descontentamento com a ordem estética estabelecida estava no campo da literatura (e da poesia, em especial). Exemplares do Futurismo italiano chegavam ao país e começavam a influenciar alguns escritores, como Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida.
e. Os modernistas não apresentavam um projeto estético em comum, mas entre eles imperava a ideia de que era preciso renovar, dar às artes características genuinamente brasileiras. Para os jovens artistas, era indispensável a ruptura com a tradição clássica para abolir os moldes europeus que ditavam as regras na literatura, nas artes plásticas, na arquitetura, na música etc.

Mais conteúdos dessa disciplina