Logo Passei Direto
Buscar
Na logística de distribuição de medicamentos, existe a necessidade do gerenciamento de estoques, gestão que precisa avaliar e analisar a padronização e a seleção dos medicamentos e produtos para a saúde. Em função dessa seleção de itens, assinale a alternativa CORRETA que indica qual o objetivo disso: A) A padronização dos medicamentos é para facilitar a correta escolha dos medicamentos no mercado, para assim ter estoques que possam fornecer aos hospitais e clínicas da região. B) A seleção de estoques pode ter, entre seus principais objetivos, a correta aplicação de uma política de estoques enxutos e assim aprimorar a gestão dos processos de compra do hospital. C) O objetivo de uma seleção padronizada é escolher entre as diversas alternativas no mercado os produtos que sejam necessários para atender à população assistida no hospital. D) O objetivo da seleção é aprimorar processos de escolha e assim aumentar o lucro da farmácia hospitalar.
User badge image
Denilson Barbosa

ano passado

prova II
5 pág.

UNIASSELVI

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação ao objetivo da padronização e seleção de medicamentos na logística de distribuição: A) A padronização dos medicamentos é para facilitar a correta escolha dos medicamentos no mercado, para assim ter estoques que possam fornecer aos hospitais e clínicas da região. - Esta opção fala sobre a escolha correta, mas não aborda diretamente a eficiência e a gestão de estoques. B) A seleção de estoques pode ter, entre seus principais objetivos, a correta aplicação de uma política de estoques enxutos e assim aprimorar a gestão dos processos de compra do hospital. - Esta alternativa menciona a política de estoques enxutos, que é um objetivo importante na gestão de estoques, visando eficiência e redução de desperdícios. C) O objetivo de uma seleção padronizada é escolher entre as diversas alternativas no mercado os produtos que sejam necessários para atender à população assistida no hospital. - Esta opção foca na necessidade de atender a população, mas não menciona a eficiência na gestão de estoques. D) O objetivo da seleção é aprimorar processos de escolha e assim aumentar o lucro da farmácia hospitalar. - Embora o aumento do lucro seja um objetivo, a seleção e padronização visam mais a eficiência e a qualidade do atendimento do que apenas o lucro. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete o objetivo da seleção de estoques e a gestão eficiente na logística de distribuição de medicamentos é: B) A seleção de estoques pode ter, entre seus principais objetivos, a correta aplicação de uma política de estoques enxutos e assim aprimorar a gestão dos processos de compra do hospital.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

prova II
5 pág.

UNIASSELVI

Mais perguntas desse material

A gestão de estoque de medicamentos, materiais e equipamentos hospitalares busca obter segurança no abastecimento ao mesmo tempo em que é necessário economizar recursos, pois os estoques custam caro e exigem vigilância e planejamento. No entanto, não pode ocorrer a falta de medicamentos, materiais e equipamentos. Para isto, existe o estoque de segurança.
Com relação ao estoque de segurança, assinale a alternativa CORRETA:
a) O estoque de segurança tem o objetivo de prever a demanda de reposição dos medicamentos e produtos de saúde que são utilizados com maior frequência.
b) O estoque de segurança tem o objetivo de padronizar os medicamentos e materiais de saúde necessários para estimular o correto uso dos itens padronizados.
c) O estoque de segurança tem o objetivo de armazenar e distribuir os medicamentos e produtos de saúde de maneira segura para os pacientes.
d) O estoque de segurança tem o objetivo de garantir a continuidade de atendimento em situações de imprevistos, como atraso dos fornecedores ou aumento severo no consumo.

Os medicamentos ganham destaque positivo no orçamento hospitalar. Para isso, é necessário que se tenha um sistema eficaz e seguro, para garantia do uso racional, necessitando atender a alguns objetivos específicos. Nesse contexto, os tipos de sistemas de distribuição podem ser classificados de algumas maneiras.
Sobre essa classificação, analise as opções a seguir:
I- Sistema de distribuição coletivo.
II- Sistema de distribuição unitária.
III- Sistema de distribuição por faixa etária.
IV- Sistema de distribuição por classe.
a) As opções I e III estão corretas.
b) As opções III e IV estão corretas.
c) As opções I e II estão corretas.
d) As opções I e IV estão corretas.

Uma área crítica na cadeia distributiva dos medicamentos é o processo de compra, armazenamento, estocagem e saída destes às diferentes necessidades do hospital. Considerando isso e para ter controle desta gestão, existe a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), que é o espaço logístico, muito importante, onde se faz a recepção, armazenamento, estocagem e saída dos produtos, precisando, assim, de diversas atividades funcionais.
Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Deve-se realizar as entradas respectivas das diversas compras do hospital, para logo classificar as que deverão ir para a CAF.
( ) Deve-se fazer o recebimento dos produtos adquiridos, fazendo uma verificação da nota fiscal de compra com o que foi realmente pedido.
( ) Deve-se fazer a gestão da conservação dos medicamentos em condições que sejam seguras, permitindo, dessa maneira, a preservação adequada.
( ) Deve-se fazer levantamentos aleatórios dos estoques para ter previsões do que se vai consumir nos próximos meses.
a) F - V - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - F.
d) V - V - F - V.

Os medicamentos devem ser armazenados em condições ambientais ideais para que mantenham suas propriedades farmacológicas, pois a estabilidade dos medicamentos pode ser afetada pela ocorrência de reações químicas que alteram o fármaco.
Com relação aos fatores que atuam nas reações de degradação dos medicamentos, analise as opções a seguir:
I- Temperatura e umidade.
II- Vento.
III- Som.
IV- Luz.
a) As opções I e IV estão corretas.
b) As opções III e IV estão corretas.
c) As opções I e III estão corretas.
d) As opções II e IV estão corretas.

Na gestão de inventário, há diversas maneiras de realizar os inventários. Algumas das opções são o inventário geral ou anual e o inventário rotativo. Na farmácia hospitalar, acontecem milhares de saídas de itens dos estoques durante o ano.
Nesse contexto, analise as sentenças as seguir:
I- O inventário anual é recomendável como a melhor estratégia para ser aplicada, pois as saídas são feitas em blocos de grupo de itens por área de estoque.
II- O inventário anual não é recomendável como a melhor estratégia para ser aplicada, pois as saídas são feitas por unidade.
III- O inventário anual não é recomendável como a melhor estratégia para ser aplicada, pois as possíveis divergências de estoque serão descobertas tarde demais para uma correta apuração das causas.
IV- O inventário anual é recomendável como a melhor estratégia para ser aplicada, pois as saídas são feitas por blocos de itens, e as divergências serão de fácil correção.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

Quando se aborda o assunto do estoque em um hospital, é fundamental manter um estoque mínimo de segurança para assim manter uma reserva mínima. Nesse sentido, existe uma ferramenta de gestão que ajuda a controlar esse estoque mínimo necessário, conhecida como a ?curva ABC?, a qual tem o objetivo de avaliar as prioridades do estoque de segurança em três níveis: A, B e C, eis o nome da curva ABC. Entretanto, para estabelecer as prioridades desta ferramenta, são necessários dados importantes do estoque.
Considerando essa prioridade dos dados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para se ter um correto controle dos custos, deve-se conhecer o custo médio de cada item.
( ) Com vistas a controlar o fluxo de consumo de cada um dos itens, deve-se levantar tempos referenciais e aleatórios do consumo.
( ) Além de outros elementos de análise de custos, deve-se ter sempre o custo dos itens por cada período avaliado.
( ) O comportamento do consumo por período é importante para controlar os custos. Sendo assim, pode-se misturar as sequências de tempo deste consumo para ter uma média ponderada.
a) V - F - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - V.
d) V - F - F - F.

Um dos principais objetivos da seleção é fazer o processo de escolha entre os vários produtos disponíveis no mercado. Assim, para fazer uma correta escolha, é necessário uma listagem padronizada que esteja periodicamente revisada, visando a alguns objetivos.
Sobre esses objetivos, analise as sentenças a seguir:
I- Identificar os itens que não estejam sendo utilizados e devam ser excluídos ou substituídos da padronização.
II- Estabelecer itens alternativos e complementares que possam ajudar nas metas de uso de medicamentos ao hospital.
III- Determinar e incluir os itens que tenham altos níveis de eficácia e que sejam importantes para a prevenção, tratamento ou diagnóstico do paciente.
IV- Incentivar a utilização correta dos itens padronizados, aplicando protocolos de uso.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

O controle de inventário é uma questão de gestão importante para toda organização, ainda mais quando se tratar de hospitais. Isto acontece em função de que os hospitais precisam de um estoque mínimo garantido, especialmente para dar conta, em tempo real, das possíveis necessidades urgentes que possam se apresentar nos pacientes.
Assim, considerando a gestão de estoques em um hospital, analise as seguintes sentenças:
I- Para se ter um fornecimento em tempo real, os medicamentos podem ser classificados em itens a serem contados e espalhados em vários locais.
II- Deve-se evitar a duplicidade de cadastro dos itens que não têm sido identificados antes de fazer o inventário.
III- Deve-se evitar qualquer movimentação dos itens do estoque quando acontecer a realização da contagem física do inventário.
IV- Deve-se levar em consideração sempre o lançamento de notas fiscais das entradas no sistema antes de fazer o inventário respectivo.
a) Somente a sentença III está correta.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

Uma das diversas atividades do farmacêutico hospitalar é a análise das prescrições médicas, que deve seguir uma série de critérios. Estes critérios consideram desde a assinatura do prescritor até o nome do medicamento, dose, concentração, via de administração e posologia.
Sobre as consequências decorrentes de prescrições incorretas, analise as seguintes sentenças:
I- Podem gerar aumento no tempo de internação do paciente.
II- Podem ocasionar desfalque no setor de estoques.
III- Podem comprometer a qualidade de vida do paciente.
IV- Podem afetar o trabalho das enfermeiras, pois serão culpadas por isto.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina