Logo Passei Direto
Buscar
A respeito dos tipos de sociedades empresárias, pode-se afirmar que o empresário é: Escolha uma opção: a. a pessoa responsável pelas atividades operacionais, táticas e estratégicas da organização. b. a pessoa jurídica, constituída por uma ou mais pessoas, que visa a organização de uma atividade econômica. c. a pessoa física responsável pelo patrimônio da empresa e suas obrigações financeiras e fiscais. d. o administrador, designado mediante Contrato Social e responsável pela gestão da organização e seus respectivos compromissos. e. o indivíduo cuja missão é administrar o negócio.
User badge image
Weslley Rangel

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à pergunta sobre os tipos de sociedades empresariais e o papel do empresário, vamos analisar cada alternativa: a) A pessoa responsável pelas atividades operacionais, táticas e estratégicas da organização. - Esta definição se refere mais a um administrador ou gestor, não especificamente ao empresário. b) A pessoa jurídica, constituída por uma ou mais pessoas, que visa a organização de uma atividade econômica. - Esta definição se aplica mais a uma sociedade empresária em si, não ao empresário. c) A pessoa física responsável pelo patrimônio da empresa e suas obrigações financeiras e fiscais. - Esta alternativa se refere ao empresário individual, que é uma pessoa física, e é uma definição correta. d) O administrador, designado mediante Contrato Social e responsável pela gestão da organização e seus respectivos compromissos. - Esta definição se refere mais a um administrador do que ao empresário em si. e) O indivíduo cuja missão é administrar o negócio. - Embora o empresário administre o negócio, essa definição é muito ampla e não captura a essência do papel do empresário. A alternativa que melhor define o empresário, especialmente no contexto de sociedades empresariais, é: c) a pessoa física responsável pelo patrimônio da empresa e suas obrigações financeiras e fiscais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No livro Caixa de uma empresa são realizados os registros de tudo o que foi pago e recebido, respeitando uma ordem cronológica. Este livro ajuda e muito na organização das finanças e no planejamento das atividades, fornecendo informações sobre lucros e despesas da empresa. As anotações devem ser diárias e detalhadas devendo seguir uma estrutura.
Sobre o livro Caixa, o que podemos afirmar?
a. A escrituração do livro Caixa não poderá ultrapassar 180 dias.
b. O livro Caixa é obrigatório, mas durante muito tempo foi facultativo.
c. As empresas optantes pelo Simples Nacional estão obrigadas perante o fisco à escrituração do livro Caixa.
d. No livro Caixa podemos realizar apuração do ISS.
e. No livro Caixa podemos registrar atas de reuniões.

“Todos que exercem atividades remuneradas são considerados contribuintes obrigatórios junto à Previdência. Quando você trabalha com carteira assinada, o recolhimento é de responsabilidade do empregador. No caso do contribuinte individual, também conhecido como autônomo, cabe a ele efetuar suas contribuições. Por conta disso, é bastante comum que esses segurados deixem de contribuir em algum momento, seja por esquecimento seja por qualquer outro motivo. Nesse caso, a quitação das contribuições pendentes é fundamental para que o período não reconhecido seja considerado”.
Analise as afirmativas a seguir sobre a regulamentação do trabalho autônomo no Brasil.
I. Trabalhadores autônomos não possuem direitos trabalhistas.
II. Para ter direito a aposentadoria, é essencial que os trabalhadores autônomos contribuam com a Previdência Social.
III. Por não possuírem vínculo empregatício, trabalhadoras autônomas não têm direito à Licença Maternidade.
IV. Trabalhadores autônomos não possuem obrigatoriedade no que diz respeito ao Imposto de Renda.
a. I, II e IV.
b. III e IV.
c. I e II.
d. II e III.
e. II e IV.

Sabemos que a criação do Sistema Público de Escrituração Digital, instituído pelo presidente da república por meio do Decreto Presidencial de número 6.022, datado de 22 de janeiro de 2007 em nada modifica a legislação tributária material que já se fazia existente na época da elaboração de tal contrato. O que ocorre é a modificação das burocracias e formatos dos documentos, retirando do papel para o formato digital.
Isso quer dizer que alguns elementos não serão afetados, como por exemplo:
a. prazos prescricionais.
b. negociação de parcelas IR.
c. agendamento atendimento junto à Receita Federal.
d. comprovação fiscal pessoa jurídica.
e. comprovação fiscal de pessoa física.

Para cada tipo de atividade pode ser exigido um registro adicional em determinado órgão responsável por determinado controle em função da atividade a ser desempenhada. No caso de uma restaurante, além dos registros nos órgãos comuns a diversas atividades, exigirá um registro específico no órgão responsável pela emissão a alvará de vigilância sanitária.
Esse órgão é o:
a. CETESB.
b. Polícia Federal.
c. Anatel.
d. Corpo de bombeiros.
e. Anvisa.

Os documentos para constituição de uma empresa representam registros importantes que identificam o surgimento de uma entidade econômica e estão embasados em informações legais e verídicas além de em outros documentos oficiais fornecidos pelos titulares da empresa. Esses documentos serão arquivados junto aos órgãos competentes.
Analise as afirmativas a seguir e assinale (v) de Verdadeiro ou (F) de Falso.
( ) O Requerimento do empresário é o documento de constituição da sociedade limitada.
( ) Declaração de desimpedimento para o exercício de administração de sociedade empresária, assinada pelo(s) administrador(es) designados no contrato são documentos comuns a sociedade empresária e a empresário individual.
( ) O Contrato Social é o ato de constituição da sociedade limitada.
( ) A Ficha de Cadastro Nacional (FCN) é documento comum a sociedade limitada, sociedade anônima e a empresário individual.
( ) A Ficha de Cadastro Nacional (FCN) é documento comum a sociedade limitada, sociedade anônima e a empresa individual de responsabilidade limitada.
a. F, V, V, F e F.
b. F, V, F, F e F.
c. F, F, V, V e V.
d. F, F, V, F e V.
e. V, F, F, F e V.

O registro de uma empresa deve ser o primeiro ato do empreendedor antes do início de suas atividades. Cada tipo de sociedade empresarial requer documentação específica para sua legalização. Sendo assim, a partir das atividades desenvolvidas e de seu capital, a empresa será registrada com porte e sociedade apropriadas e assim possibilitar ao empresário desenvolver e gerir seus negócios com maestria.
Sobre as funções do empresário, analisa as afirmativas a seguir.
I. O empresário poderá optar em ter um gestor que cuide da administração da empresa.
II. O empresário deverá delegar funções planejar e organizar a empresa.
III. O empresário deverá ter todo o controle de toda sua empresa, para que assim apure e coordene a administração dos negócios.
IV. O empresário não necessariamente vai precisar contratar um contador para cuidar de suas finanças.
a. II e III.
b. II, III e IV.
c. I, II e III.
d. I, II e IV.
e. I, III e IV.

O tipo de atividade que a empresa irá exercer exige uma definição clara e condizente com a Classificação Econômica de Atividades Econômicas – CNAE, conforme o CONCLA – IBGE. De acordo com esse órgão, as atividades econômicas existentes foram classificadas em níveis hierárquicos e estruturadas para uma melhor identificação pormenorizada.
A estrutura correta definida pela CNAE é:
a. seção, subseção, grupo, classe e subclasse.
b. seção, divisão, subdivisão, classe e grupo.
c. seção, grupo, subgrupo, classe e subclasse.
d. seção, divisão, grupo, classe e subclasse.
e. seção, divisão, grupo, subgrupo e classe.

O Protocolo WEB é uma ferramenta de facilitação do registro de empresas perante as juntas comerciais. Essa ferramenta, além de oferecer maior comodidade para os usuários, possibilita que o registro seja efetuado de maneira mais segura para os usurários. Hoje, os registros por Protocolo WEB podem ser considerados como a maneira mais fácil e descomplicada para se abrir, alterar e encerrar empresas. Justamente pelo fato de ser uma ferramenta catalizadora do processo de abertura de atividade empresarial, o Protocolo WEB exige que os empresários estejam munidos de apenas um documento para serem contemplados por ele.
Que documento é este?
a. Cópia autenticada do registro geral dos sócios empresários.
b. Baixa de antecedentes criminais dos sócios empresários emitido pela delegacia estadual.
c. Certificado digital de pessoa física ou jurídica validado.
d. Original do contrato social da empresa.
e. Cópia autenticada do contrato social da empresa.

“Antes de abrir uma empresa, o empreendedor/empresário tem que tomar algumas decisões. Uma delas é a definição do regime tributário da empresa, ou seja, se ela pode ser do SIMPLES NACIONAL, do Lucro Presumido ou Lucro Real. Essa definição dita as regras de como a empresa vai recolher seus impostos. Porém, outra decisão importante é a definição da natureza jurídica da empresa. Mas o que é isso? Dependendo das características do seu negócio, números de sócios, capital ‘injetado’ na empresa (capital social), o empresário poderá ser Empresário Individual (EI), EIRELI (Empresa Individual de responsabilidade Limitada) ou Sociedade Limitada.”
Analise as técnicas disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas características.
(1) Empresário Individual.
(2) EIRELI.
( ) Não possui exigência em relação ao patrimônio da empresa, tendo seu valor definido pelo empresário.
( ) A responsabilidade do empreendedor é limitada.
( ) Exige o valor mínimo de 100 salários mínimos como patrimônio da empresa.
( ) Tem responsabilidade ilimitada, comprometendo seu patrimônio pessoal com os compromissos da empresa.

Mais conteúdos dessa disciplina