Logo Passei Direto
Buscar

Agronomia

Outros
A propagação assexuada de plantas se caracteriza pela possibilidade de formação de um clone, ou seja, um novo indivíduo geneticamente idêntico à planta que deu origem. A estaquia, assim como a enxertia e a mergulhia são formas de obter novos indivíduos clonais. Sobre a propagação assexuada, assinale a alternativa CORRETA:

( A )Como vantagens da propagação assexuada estão: a possibilidade de transmissão de doenças e a uniformidade das áreas que pode resultar em maior risco de suscetibilidade a patógenos
( B )Como desvantagens da propagação assexuada estão: a produção de frutos de forma precoce, a uniformidade de plantas e a propagação de genótipos superiores
( C )A obtenção de clones é um processo natural em plantas, sendo possível a multiplicação através de estacas ou de outras estruturas vegetativas que contenham gemas
( D )As plantas que se reproduzem de forma assexuada não podem ser utilizadas em programas de melhoramento genético, pela baixa variabilidade
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre a propagação assexuada de plantas: (A) Como vantagens da propagação assexuada estão: a possibilidade de transmissão de doenças e a uniformidade das áreas que pode resultar em maior risco de suscetibilidade a patógenos. - Esta afirmação é incorreta, pois a transmissão de doenças não é uma vantagem, mas sim uma desvantagem. (B) Como desvantagens da propagação assexuada estão: a produção de frutos de forma precoce, a uniformidade de plantas e a propagação de genótipos superiores. - Esta afirmação é confusa, pois a produção de frutos de forma precoce não é uma desvantagem da propagação assexuada. (C) A obtenção de clones é um processo natural em plantas, sendo possível a multiplicação através de estacas ou de outras estruturas vegetativas que contenham gemas. - Esta afirmação é correta, pois a propagação assexuada realmente permite a multiplicação de plantas através de estacas e outras estruturas vegetativas. (D) As plantas que se reproduzem de forma assexuada não podem ser utilizadas em programas de melhoramento genético, pela baixa variabilidade. - Esta afirmação é incorreta, pois, embora a variabilidade genética seja menor, ainda é possível utilizar plantas clonais em programas de melhoramento. Portanto, a alternativa correta é: (C) A obtenção de clones é um processo natural em plantas, sendo possível a multiplicação através de estacas ou de outras estruturas vegetativas que contenham gemas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os conhecimentos básicos de fisiologia vegetal contribuem de forma importante para a resolução de diversos problemas associados à propagação de plantas. Um exemplo desta contribuição é a aplicação de reguladores de crescimento para promover o enraizamento de estacas. Sobre o uso de reguladores de crescimento associado à propagação de plantas, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O uso de reguladores de crescimento para promover contribuições na obtenção de mudas é realizado seguindo diversos cuidados para promover sucesso e para evitar fitotoxidez.
II- Os reguladores de crescimento, como as auxinas, atuam de forma favorável à formação de brotações, controlando processos de desenvolvimento muito específicos no ápice das estacas.
III- Um importante efeito dos reguladores vegetais utilizados na propagação de plantas é a indução ao enraizamento, sendo importante observar a concentração, espécie, tipo de estaca e época do ciclo.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

A enxertia é uma técnica importante para a propagação de muitas espécies frutíferas como as plantas cítricas, a videira, a macieira, as frutas de caroço, entre outras. Essa técnica pode ser utilizada na obtenção de mudas de hortaliças, como o tomateiro e o pepineiro. Sobre as vantagens da enxertia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A enxertia promove a recombinação genética, permitindo obter plantas com características desejáveis do porta-enxerto e da cultivar copa, podendo ocorrer segregação e ganho de vigor.
( ) O compartilhamento de características do porta-enxerto e da cultivar copa, em um mesmo indivíduo, possibilita explorar as melhores condições de adaptação ao solo e de qualidade de frutos.
( ) Uma vantagem da enxertia é a possibilidade de realizar a substituição da cultivar copa sem realizar o arrancuio do pomar, podendo ainda combinar mais de uma copa na mesma planta.
a) F - V - F.
b) F - V - V.
c) V - V - F.
d) V - F - V.

A enxertia é uma técnica de propagação de plantas que resulta da união vascular entre dois indivíduos. Nessa estratégia, diferentes metodologias podem ser realizadas, como a borbulhia, a garfagem e a encostia. Sobre os tipos de enxertia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A borbulhia ou enxertia de gema é um método que resulta no posicionamento de um pequeno segmento de caule contendo uma gema, de forma a encaixar perfeitamente no porta-enxerto.
( ) A garfagem envolve a retirada de uma estaca, contendo uma ou mais gemas, realizando um corte em forma de bisel ou cunha, sendo encaixada no porta-enxerto.
( ) A encostia é uma metodologia onde é promovida a união de duas plantas que estão próximas, permitindo que ocorra a conexão vascular completa, também ocorrendo em condições naturais.
( ) A enxertia é um método prático de obtenção de mudas, sendo a principal estratégia para a propagação de plantas anuais, como o milho e o arroz.
a) V - V - F - V.
b) V - V - V - F.
c) V - F - V - V.
d) F - V - V - V.

Os procedimentos de manuseio e preparo de estacas para a obtenção de mudas devem ser realizados utilizando uma infraestrutura apropriada e equipamentos adequados para esta finalidade. Esses cuidados, além de promover maior segurança e facilidade na execução, resultam em taxas maiores de sucesso na estaquia. Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- No preparo das estacas, deve-se identificar previamente nas plantas matrizes os ramos mais homogêneos, buscando obter estacas com comprimento e diâmetro similares, realizando os cortes com instrumentos limpos e afiadas.
II- A disposição das estacas deve ser realizada em substratos diversos, podendo ser reaproveitados, já que essas condições de disponibilidade de água, trocas gasosas e ocorrência de patógenos não interferem no processo de enraizamento.
a) As asserções I e II são proposições falsas.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras.

A estaquia é uma importante técnica para a propagação de plantas. Na estaquia ocorre a separação de um segmento da planta para a formação de um novo indivíduo. Essa estratégia envolve diversos princípios fisiológicos e várias alterações anatômicas. Sobre esse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
a) O sucesso da propagação através da estaquia está diretamente relacionado com a capacidade de formação de raízes adventícias.
b) A capacidade de formação de raízes adventícias nas estacas permite a formação de novos indivíduos com características genéticas distintas da planta matriz.
c) A estaquia pode ser realizada a partir de diferentes órgãos como folhas, caules e mesmo de raízes.
d) A formação de raízes é influenciada por processos fisiológicos como a desdiferenciação dos tecidos, possibilitando originar novas regiões meristemáticas.

A utilização de sementes é a estratégia mais comum de propagação de plantas. Diversas condições influenciam a germinação das sementes viáveis, como fatores ambientais (água, luz, temperatura, entre outros) e mecanismos de inibição (dormência). Considerando a dormência em sementes, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A dormência é um mecanismo que impossibilita a germinação das sementes, mesmo que elas estejam expostas às condições propícias para que esse processo ocorra.
II- A dormência pode ser resultante das condições estabelecidas no próprio embrião, como hormônios inibidores ou imaturidade (endógena), e também resultante de estruturas impermeáveis de proteção da semente ou dos frutos (exógena).
a) As asserções I e II são proposições falsas.
b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras.

Uma variável que deve ser observada na propagação de plantas através da estaquia é com relação ao tipo de estaca utilizada. Nesse sentido, as estacas podem ser de diferentes estruturas da planta e também se diferenciar em relação à fase do ciclo. Sobre os tipos de estacas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As estacas caulinares são as formas mais comuns de estruturas vegetais utilizadas para essa estratégia de propagação, estando disponíveis a partir da segmentação dos ramos.
( ) As estacas foliares não são propícias para a propagação de plantas, pois resultam em grande perda de água por transpiração e baixa capacidade de enraizamento.
( ) Estacas lenhosas são aquelas coletadas das áreas não lignificadas das plantas, localizadas próximas aos meristemas de crescimento, com estruturas suculentas.
( ) De acordo com a época de coleta ou de acordo com o nível de lignificação, as estacas podem ser herbáceas, semilenhosas e lenhosas.
a) V - F - F - V.
b) V - V - F - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - V - F.

A obtenção de mudas utilizando estruturas especializadas, produzidas naturalmente pode viabilizar a multiplicação de plantas. Nesse caso, diversas estruturas podem ser utilizadas, dependendo da espécie vegetal, como: estolões, rizomas, bulbos, cormos, tubérculos e afilhos ou rebentos, entre outros. Sobre as estratégias de propagação utilizando estruturas especializadas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Estolões.
II- Rizoma.
III- Bulbo.
IV- Tubérculos.
( ) Estruturas formadas por caules aéreos, que se desenvolvem nas axilas das folhas, da base do caule ou da coroa, formando brotações que posteriormente enraízam, como no caso do morangueiro.
( ) Estrutura formada por caules curtos, constituídos de uma região meristemática caulinar e tecidos de reserva, geralmente formados pela sobreposição de folhas, como no caso do alho.
( ) Estrutura formada por caules modificados, que se tornam órgãos de reserva, apresentando estrutura alargada e gemas com capacidade de desenvolvimento, como na batata e inhame.
( ) Estrutura formada por caules modificados, com crescimento horizontal e geralmente subterrâneo, originando brotações que ao serem separadas formam novas plantas, como na bananeira.

Mais conteúdos dessa disciplina