Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Indique se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F). A causa para a rebelião ocorrida em 2017 no Rio Grande do Norte não se resumiu apenas na falta de vagas ou na deficiência das estruturas arquitetônicas dos estabelecimentos penais, mas principalmente na falta de procedimentos padrões que regulassem as atividades e as rotinas prisionais, além da deficiência na prestação de serviços básicos conforme preconiza a lei, aliados ao baixo efetivo de servidores, acarretando assim um cenário ideal para o fortalecimento das facções criminosas dentro sistema prisional.

V
F
User badge image
Questões Para o Saber

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para analisar a afirmativa apresentada, vamos considerar o conteúdo: A causa para a rebelião ocorrida em 2017 no Rio Grande do Norte é descrita como não se resumindo apenas à falta de vagas ou à deficiência das estruturas arquitetônicas dos estabelecimentos penais, mas sim à falta de procedimentos padrões que regulassem as atividades e rotinas prisionais, à deficiência na prestação de serviços básicos e ao baixo efetivo de servidores, o que contribuiu para o fortalecimento das facções criminosas. A afirmativa é verdadeira (V), pois reflete uma análise mais ampla das causas da rebelião, que vão além das questões estruturais e incluem fatores administrativos e de gestão. Portanto, a resposta correta é: V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação à necessidade de criar e convocar a FORÇA e ao aumento dos pedidos de inclusão de lideranças no Sistema Penitenciário Federal e o consequente apoio do DEPEN aos estados da Federação, cujas competências legais estão reguladas pela Lei n° 7.210/1984 (Lei de Execuções Penais) e descritas em seus artigos 71 e 72, indique se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F).


Resposta


 VF Diante dos eventos de crise em decorrência de rebeliões que superaram a marca de mortes no Carandiru, iniciou-se uma enorme movimentação institucional para compreender a motivação das ocorrências e a imediata adoção das providências necessárias para debelá-las e verificou-se a necessidade da criação de uma ferramenta eficiente para solucionar crises no âmbito do governo estadual.


Resposta


 VF O DEPEN tem como atribuições: determinar a fiel aplicação das normas de execução penal em todo o território nacional e fiscalizar periodicamente os estabelecimentos e serviços penais.


Resposta


 VF O DEPEN, subordinado ao Ministério da Justiça, é órgão executivo da Política Penitenciária Nacional e de apoio administrativo e financeiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, responsável pelo apoio aos estados na inclusão de lideranças no Sistema Penitenciário Federal.


Resposta


 VF O DEPEN tem como atribuições: colaborar com as unidades federativas para a realização de cursos de formação de pessoal penitenciário e de ensino profissionalizante do condenado e do internado.

Repetindo sobre o cenário de insegurança e violência estabelecido no Brasil devido à superlotação e ao combate à criminalidade, analise as assertivas abaixo e aponte as informações verdadeiras (V) e as falsas (F).
A caracterização do fenômeno da “big lotação” está relacionada ao grande déficit de vagas em quase todo o Brasil e ao crescimento acelerado da população carcerária, refletindo dessa forma na degradação da infraestrutura das unidades e na disparidade dos recursos humanos, dificultando a adequada prestação das assistências e fragilizando a segurança dos estabelecimentos prisionais.
A Força Nacional de Segurança Pública é um órgão autônomo, cuja função é preservar a ordem pública e a segurança das pessoas e do patrimônio. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, é uma tropa de “treinamento” que atua em situações de emergência e de calamidade pública, e em operações ambientais. Quando empregada em caráter permanente, trabalha em separado das instituições de segurança pública de qualquer região do país, com a finalidade de resolver os mais diversos tipos de conflitos.
Em maio de 2006 o Brasil foi marcado por atos de violência organizada, conhecidos como “Crimes de Maio”, os quais tomaram grande repercussão na mídia e foram destaques internacionais. Caracterizaram-se como uma onda de atentados contra forças de segurança e contra alguns alvos civis no estado de São Paulo, por ordem do grupo criminoso PCC. A causa dos atentados, segundo fontes da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo, foi a rebelião liderada pelo preso Willians Herbas Camacho, na penitenciária 2 de Presidente Venceslau.
As penitenciárias federais foram construídas para admitirem presos, condenados ou provisórios, de alta periculosidade. O perfil desse preso custodiado é estabelecido pela Lei n° 11.671, de 8 de maio de 2008, e pelo Decreto n° 6.877, de 18 de junho de 2009; ainda, em consonância com o Decreto n° 6.049, de 27 de fevereiro de 2007, que aprovou o Regulamento Penitenciário Federal, isolando, assim, as lideranças do crime organizado.
A Comissão Parlamentar de Inquérito foi instalada em 21 de agosto de 2007, com a finalidade de investigar a realidade do sistema carcerário brasileiro, com destaque para: a superlotação dos presídios, os custos sociais e econômicos desses estabelecimentos, a permanência de encarcerados que já cumpriram a pena, a violência dentro das instituições do sistema carcerário, a corrupção, o crime organizado e suas ramificações nos presídios, e, ainda, visando buscar soluções para o efetivo cumprimento da Lei de Execução Penal, sugerindo aos parlamentares melhorias no sistema carcerário.
V
F
V
F
V

Mais conteúdos dessa disciplina