Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Entre as razões que explicam a grande repercussão, no Brasil, da ideia presente no pensamento de Maistre, durante o Período Regencial, é INCORRETO afirmar que

a. a descentralização político-administrativa, implantada em 1834, por meio do Ato Adicional, mostrava-se como a promotora da anarquia e não da satisfação provincial.
b. os liberais defendiam um governo central forte que mantivesse as condições únicas necessárias para o escoamento da produção das províncias e um papel unívoco na administração.
c. a defesa da unidade correspondia a uma concepção da liberdade como promotora de oposições dentro do Estado, e os grupos opositores eram vistos como propensos a separações e, por isso, instáveis.
d. o regente Diogo Antônio Feijó propagava ideias abolicionistas, considerando que o trabalho escravo deveria ser substituído, progressivamente, por meio da imigração.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para identificar a alternativa INCORRETA sobre a repercussão das ideias de Maistre no Brasil durante o Período Regencial, vamos analisar cada uma das opções: a) A descentralização político-administrativa, implantada em 1834, por meio do Ato Adicional, mostrava-se como a promotora da anarquia e não da satisfação provincial. - Esta afirmação é correta, pois a descentralização realmente gerou tensões e conflitos. b) Os liberais defendiam um governo central forte que mantivesse as condições únicas necessárias para o escoamento da produção das províncias e um papel unívoco na administração. - Esta afirmação é INCORRETA, pois os liberais, em geral, defendiam a descentralização e a autonomia provincial, não um governo central forte. c) A defesa da unidade correspondia a uma concepção da liberdade como promotora de oposições dentro do Estado, e os grupos opositores eram vistos como propensos a separações e, por isso, instáveis. - Esta afirmação é correta, refletindo a visão de que a unidade era necessária para evitar a fragmentação. d) O regente Diogo Antônio Feijó propagava ideias abolicionistas, considerando que o trabalho escravo deveria ser substituído, progressivamente, por meio da imigração. - Esta afirmação é correta, pois Feijó realmente tinha uma postura abolicionista. Portanto, a alternativa INCORRETA é: b) os liberais defendiam um governo central forte que mantivesse as condições únicas necessárias para o escoamento da produção das províncias e um papel unívoco na administração.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material