Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
A produção de mercadorias voltadas à exportação colonial marcou a configuração interna do espaço econômico e social brasileiro até hoje. Pensando nisso, assinale a alternativa que contenha, respectivamente, mercadorias feitas desde a época colonial (que ainda hoje têm grande importância econômica) e sua respectiva região produtora no país atualmente.

a. Madeiras e manufaturados e região Norte
b. Ouro e tabaco/ região Sul
c. Pau-brasil e frutas tropicais/ região Sudeste
d. Charque e ouro/ região Centro Oeste
e. Açúcar e cacau/ região Nordeste
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando as mercadorias que têm origem na época colonial e suas regiões produtoras atuais: a) Madeiras e manufaturados e região Norte - A produção de madeiras é relevante na região Norte, mas "manufaturados" não é uma mercadoria colonial específica. b) Ouro e tabaco/ região Sul - O ouro foi uma mercadoria colonial, mas o tabaco é mais associado à região Nordeste, não à região Sul. c) Pau-brasil e frutas tropicais/ região Sudeste - O pau-brasil é uma mercadoria colonial, mas não é mais produzido em grande escala, e frutas tropicais são mais associadas a várias regiões, não especificamente ao Sudeste. d) Charque e ouro/ região Centro Oeste - O charque é uma mercadoria colonial, mas o ouro é mais associado à região Sudeste, especialmente Minas Gerais. e) Açúcar e cacau/ região Nordeste - O açúcar é uma mercadoria colonial muito importante e é associado à região Nordeste, assim como o cacau, que também tem relevância histórica na região. Após essa análise, a alternativa que contém mercadorias feitas desde a época colonial e suas respectivas regiões produtoras é: e) Açúcar e cacau/ região Nordeste.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é resultante da

A constante violência nos babaçuais na confluência de terras maranhenses, piauienses, paraenses e tocantinenses, região com elevado índice de homicídios.
B falta de identidade coletiva das trabalhadoras, migrantes das cidades e com pouco vínculo histórico com as áreas rurais do interior do Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí.
C escassez de água nas regiões de veredas, ambientes naturais dos babaçus, causada pela construção de açudes particulares, impedindo o amplo acesso público aos recursos hídricos.
D progressiva devastação das matas dos cocais, em função do avanço da sojicultura nos chapadões do Meio-Norte brasileiro.
E dificuldade imposta pelos fazendeiros e posseiros no acesso aos babaçuais localizados no interior de suas propriedades.

Mais conteúdos dessa disciplina