Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Um dos principais efeitos dessa revolta naquele momento foi:

a. politização dos oficiais militares
b. privatização dos serviços públicos
c. modernização dos meios de transporte
d. enfraquecimento das instituições monárquicas
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa pergunta, precisamos considerar o contexto histórico da revolta mencionada. Embora o enunciado não especifique qual revolta está sendo discutida, muitas revoltas históricas têm efeitos significativos nas estruturas de poder e nas instituições. Analisando as alternativas: a) Politização dos oficiais militares - Muitas revoltas podem levar a uma maior politização dos militares, mas isso depende do contexto específico. b) Privatização dos serviços públicos - Essa alternativa não é um efeito comum de revoltas, especialmente em contextos históricos. c) Modernização dos meios de transporte - Embora revoltas possam levar a mudanças na infraestrutura, isso não é um efeito direto e imediato. d) Enfraquecimento das instituições monárquicas - Muitas revoltas, especialmente aquelas contra regimes monárquicos, tendem a enfraquecer as instituições monárquicas, levando a mudanças significativas no poder político. Considerando essas análises, a alternativa que mais se alinha com os efeitos típicos de uma revolta é: d) enfraquecimento das instituições monárquicas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O aspecto presente nas duas frases é o/a

A) xenofobia.
B) misticismo.
C) ufanismo.
D) regionalismo.

As diferenças entre os republicanos de São Paulo e do Rio de Janeiro, nas décadas de 1870 e 1880, podem ser explicadas, entre outros fatores,
(A) pelo interesse dos paulistas em reduzir a interferência do governo central nos seus assuntos econômicos e em concentrar, na própria província, a maior parte dos recursos obtidos com exportação.
(B) pela disposição dos intelectuais da capital de assumir o controle pleno da administração política nacional e de eliminar a hegemonia econômica dos cafeicultores e comerciantes de São Paulo.
(C) pela ausência de projetos políticos nacionais comuns aos representantes de São Paulo e do Rio de Janeiro e pela defesa pragmática dos interesses econômicos das respectivas províncias.
(D) pelo esforço dos paulistas em eliminar as disparidades regionais e em aprofundar a unidade do país em torno de um projeto de desenvolvimento econômico nacional.
(E) pela presença dos principais teóricos ingleses e franceses do liberalismo no Rio de Janeiro e por sua influência junto à intelectualidade local e ao governo monárquico.

Frente a essas concepções, a constatação de que o Brasil era uma nação mestiça gerou dilemas para os intelectuais brasileiros no século XIX. Na tentativa de resolver esses dilemas, alguns intelectuais da época.

A) defenderam o progressivo branqueamento da população, como resultado da miscigenação e da imigração europeia.
B) rejeitaram as ideias europeias, as quais apoiavam a constituição de sociedades puras e homogeneizadas e condenavam as sociedades racialmente híbridas.
C) sustentaram a igual capacidade civilizatória de todos os grupos étnicos, combatendo a afirmação da existência de uma 'raça degenerada'.
D) ampliaram as concepções europeias, ao propor que a miscigenação racial favorecia as trocas culturais, fazendo mais rica a cultura nacional.

Mais conteúdos dessa disciplina