Logo Passei Direto
Buscar
É possível afirmar que houve uma inversão de valores nos termos ócio e trabalho da Antiguidade para a atualidade porque:

a. Por causa da economia e da ausência de empregos suficientes, não se está ocioso por opção.
b. Antigamente ocioso era visto como desocupado e hoje em dia há mais respeito.
c. Nenhuma das alternativas anteriores.
d. Porque antigamente quem trabalhava mais era mais respeitado e mais digno.
e. Os filósofos haviam dado status para o ócio e hoje esse status se perdeu.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para analisar a questão sobre a inversão de valores entre ócio e trabalho da Antiguidade até a atualidade, vamos considerar cada alternativa: a) Por causa da economia e da ausência de empregos suficientes, não se está ocioso por opção. - Esta alternativa reflete uma realidade contemporânea, onde a falta de empregos pode levar ao ócio involuntário, mas não necessariamente aborda a inversão de valores. b) Antigamente ocioso era visto como desocupado e hoje em dia há mais respeito. - Essa afirmação não é totalmente precisa, pois o ócio na Antiguidade, especialmente entre os filósofos, era valorizado. c) Nenhuma das alternativas anteriores. - Esta opção pode ser válida se nenhuma das outras alternativas estiver correta. d) Porque antigamente quem trabalhava mais era mais respeitado e mais digno. - Essa afirmação é verdadeira, mas não aborda a inversão de valores de forma clara. e) Os filósofos haviam dado status para o ócio e hoje esse status se perdeu. - Esta alternativa reflete bem a ideia de que o ócio tinha um valor elevado na Antiguidade, especialmente entre os pensadores, e que esse valor não é mais o mesmo atualmente. Após analisar as alternativas, a que melhor explica a inversão de valores entre ócio e trabalho é: e) Os filósofos haviam dado status para o ócio e hoje esse status se perdeu.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação às duas principais correntes que dividem opiniões diante do surgimento do lazer, julgue as afirmacoes indicando se pertencem mais à corrente indicada em A ou B. A) O lazer existia nas sociedades mais antigas e, portanto, sempre existiu. B) O lazer como um fenômeno moderno, com origem marcada nas modernas sociedades urbano-industriais. ( ) Olimpíadas, competições, encenações teatrais e declamações poéticas na Grécia; banhos públicos, banquetes, festas, representações teatrais, corridas de carros e combates de gladiadores em Roma são exemplos de manifestações culturais que aconteciam nas sociedades mais antigas e que fornecem elementos para se pensar na existência do lazer nesses períodos. ( ) “Formas de diversão sempre existiram nas sociedades humanas, contudo, o que hoje reconhecemos e denominamos cotidianamente por lazer é uma construção social moderna, cujo surgimento deriva de circunstâncias e contextos sociais específicos” (REIS et al., 2009, p. 67). ( ) O lazer foi gerado perante uma clara tensão social, em que as camadas populares reivindicavam melhores condições de trabalho e diminuição da jornada extenuante de trabalho. ( ) Pode-se considerar que o lazer já existia, antes mesmo do marco histórico frequentemente referido por teóricos do lazer, ou seja, a revolução nos modos de produção fabril. A alternativa que indica o julgamento correto das afirmações é:

a. A, A, A e B.
b. A, B, B e A.
c. A, B, A e B.
d. B, B, B e A.
e. A, A, B e B.

Mais conteúdos dessa disciplina