Logo Passei Direto
Buscar
Sobre os hemocomponentes e hemoderivados, assinale a alternativa correta: a. No ato da doação de sangue, a amostra de sangue do doador passa por exames de sorologia para triagem de doenças transmissíveis pelo sangue, que incluem: HIV, hepatites B e C, HTLV-I/II, Chagas, sífilis e, em algumas regiões do Brasil, malária. b. A transfusão de concentrado de hemácias não requer prova de compatibilidade pois a frequência de reação transfusional nesse caso é pequena. c. Os hemocomponentes são produzidos na indústria a partir de processos físico-químicos. d. Os hemoderivados são produtos gerados a partir da doação de sangue total por meio de processos de centrifugação e congelamento. e. A partir do plasma é possível a obtenção de hemocomponentes como a albumina utilizada para reposição volêmica na maioria dos procedimentos de plasmaférese.
User badge image
Uedson Silva

ano passado

User badge image
Uedson Silva

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa: a. No ato da doação de sangue, a amostra de sangue do doador passa por exames de sorologia para triagem de doenças transmissíveis pelo sangue, que incluem: HIV, hepatites B e C, HTLV-I/II, Chagas, sífilis e, em algumas regiões do Brasil, malária. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois realmente são realizados exames de triagem para essas doenças. b. A transfusão de concentrado de hemácias não requer prova de compatibilidade pois a frequência de reação transfusional nesse caso é pequena. Falso. A prova de compatibilidade é sempre necessária para evitar reações transfusionais, independentemente da frequência. c. Os hemocomponentes são produzidos na indústria a partir de processos físico-químicos. Falso. Os hemocomponentes são obtidos a partir da separação do sangue do doador, geralmente por centrifugação, e não por processos físico-químicos. d. Os hemoderivados são produtos gerados a partir da doação de sangue total por meio de processos de centrifugação e congelamento. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois os hemoderivados são obtidos a partir do sangue total, utilizando centrifugação e outros processos. e. A partir do plasma é possível a obtenção de hemocomponentes como a albumina utilizada para reposição volêmica na maioria dos procedimentos de plasmaférese. Falso. A albumina é um hemoderivado obtido a partir do plasma, mas não é considerada um hemocomponente. Com base nas análises, as alternativas corretas são a) e d). No entanto, como a pergunta pede a alternativa correta, a resposta correta é: a.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma paciente com vinte anos de idade relatou metrorragia de grande intensidade, acompanhada do surgimento de petéquias e equimoses generalizadas por todo corpo, com início havia cerca de uma semana. É provável que na análise do hemograma será evidenciado(a):
a . Trombocitose.
b. Trombocitopenia.
c. Leucocitose.
d. Desvio à esquerda.
e. Leucemia aguda.

O paciente A.R.M. está em uso de ácido acetilsalicílico (AAS) em dose de 100 mg e clopidogrel 75 mg após ter realizado angioplastia e colocação de stents. Qual é a finalidade do uso do AAS nesse caso?
a . Inibição da agregação plaquetária.
b. Evitar anemia.
c. Combater a febre comum após a angioplastia.
d. Diminuir o tempo de sangramento.
e. Elevar o número de plaquetas após a angioplastia.

A imuno-hematologia é uma especialidade dentro da imunologia, de grande relevância na formação das técnicas laboratoriais para a medicina transfusional.
Em imuno-hematologia, as interações antígeno-anticorpo são identificadas por:
a . Citogenética.
b. Citometria de fluxo.
c. Floculação.
d. Aglutinação.
e. Precipitação.

A infecção pelo SARS-CoV-2 causa intensa resposta inflamatória (“tempestade de citocinas”), com estado de hipercoagulabilidade e isquemia de órgãos.
Um dos exames recomendados nos casos graves de Covid-19, caracterizados por febre alta, pneumonia ou dificuldade de respirar, é:
a . Mielograma.
b. Dosagem de vitamina B12 e folato.
c. Imunofenotipagem por citometria de fluxo.
d. Prova do laço.
e. Dímero D.

Dosagens inapropriadas e subterapêuticas de anticoagulantes podem resultar em graves complicações tromboembólicas.
O monitoramento da terapia com anticoagulante oral deve ser realizado por meio de:
a. Contagem de plaquetas.
b. Agregação plaquetária.
c. Prova do laço.
d. Tempo de protrombina (TP).
e. Tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA).

A pesquisa dos antígenos fixados nas hemácias deve ser feita com soro Anti-A, Anti-B e Anti-A,B. Na classificação sanguínea direta, encontramos a seguinte reação:
a . Hemácias de indivíduos do grupo B reagem com soro anti-B.
b. Hemácias de indivíduos do grupo A reagem com soro anti-B.
c. Hemácias de indivíduos do grupo O reagem com soro anti-A.
d. Hemácias de indivíduos do grupo AB não reagem com soro anti-A.
e. Hemácias de indivíduos do grupo O reagem com soro anti-B.

Logo após o nascimento do seu primeiro filho, a paciente A.F.L. foi orientada a usar a vacina anti-Rh. Pode-se afirmar que seu fator Rh, o do pai da criança e o da criança são, respectivamente:
a . Negativo; negativo; negativo.
b. Negativo; negativo; positivo.
c. Negativo; positivo; positivo.
d. Positivo; negativo; positivo.
e. Positivo; positivo; negativo.

Mais conteúdos dessa disciplina