Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o que dispõe a Constituição Estadual do Estado de Goiás em relação ao poder executivo, assinale a alternativa correta.

(A) Se, decorridos dez dias da data fixada para a posse, o Governador ou o Vice-Governador não tiver assumido o cargo, este será declarado vago, ainda que por motivo de força maior.
(B) Será considerado eleito Governador o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.
(C) O Governador e o Vice-Governador não poderão, sem licença da Assembleia Legislativa, ausentar-se do Estado ou do País por mais de cinco dias, sob pena de perda do cargo.
(D) Compete privativamente ao Governador do Estado dispor, em relação ao Poder Executivo e mediante decreto, sobre organização e funcionamento da administração estadual que implique em aumento de despesa.
(E) O Governador não poderá delegar as atribuições previstas na Constituição Estadual porque são privativas.
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas em relação ao que dispõe a Constituição Estadual do Estado de Goiás sobre o poder executivo: (A) Se, decorridos dez dias da data fixada para a posse, o Governador ou o Vice-Governador não tiver assumido o cargo, este será declarado vago, ainda que por motivo de força maior. - Esta afirmação está correta, pois a Constituição prevê a vacância do cargo em caso de não posse. (B) Será considerado eleito Governador o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos. - Esta afirmação está incorreta, pois a eleição para Governador exige maioria absoluta, mas a contagem de votos em branco e nulos não é feita dessa forma. (C) O Governador e o Vice-Governador não poderão, sem licença da Assembleia Legislativa, ausentar-se do Estado ou do País por mais de cinco dias, sob pena de perda do cargo. - Esta afirmação é verdadeira, mas a quantidade de dias pode variar conforme a legislação específica. (D) Compete privativamente ao Governador do Estado dispor, em relação ao Poder Executivo e mediante decreto, sobre organização e funcionamento da administração estadual que implique em aumento de despesa. - Esta afirmação é incorreta, pois o Governador não pode aumentar despesas sem a autorização da Assembleia Legislativa. (E) O Governador não poderá delegar as atribuições previstas na Constituição Estadual porque são privativas. - Esta afirmação é incorreta, pois o Governador pode delegar algumas atribuições, conforme previsto na Constituição. Após essa análise, a alternativa correta é a (A).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Referente à Revolução de 1930 e ao estado de Goiás, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Foi uma revolução popular formada pela classe trabalhadora que visava à defesa de seus direitos trabalhistas.
( ) Tratava-se de uma revolução política feita por grupos heterogêneos da classe dominante com a finalidade de atender seus objetivos.
( ) A revolução estava relacionada ao desenvolvimento do que seria a nova capital de Goiás e a atração de pessoas para residirem naquele local.
( ) Foi um movimento social que reivindicava melhorias políticas e crescimento da democracia e teve uma grande participação popular.
A) F – V – V – F
B) V – V – F – F
C) F – F – V – F
D) F – V – F – V
E) V – V – V – V

Assinale a alternativa correta acerca da organização do Estado de acordo com a Constituição Federal.


a) A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios far-se-ão por leis municipais, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.
b) Compete aos Estados da Federação explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, os serviços e instalações de energia elétrica e o aproveitamento energético dos cursos de água, em articulação com os Estados onde se situam os potenciais hidroenergéticos.
c) Cabe aos Municípios explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.
d) Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre florestas, caça, pesca, fauna, conservação

Mais conteúdos dessa disciplina