Logo Passei Direto
Buscar
Em passagem do texto, o autor faz ressalvas à ideia de que “todo mundo tem um preço”, expressando-se em linguagem conotativa. Essas passagens são:

(A) ...muitos não são corrompidos porque não vale a pena suborná-los! /... expõem mais as consciências à prova e, em consequência, contabilizam mais violações dos códigos morais.
(B) A generalização, porém, é abusiva. / Afinal, as condições históricas não propiciam iguais tentações a cada um de nós.
(C) Afinal, nem todos estão ao alcance do canto das sereias. / ... nem todos os atenienses possuíam cacife o bastante para vender a alma ao diabo.
(D) ... nem todas as sociedades humanas instigam seus agentes a transgredir os padrões morais com a mesma intensidade... / ... isso coloca em xeque a anedota desesperançada do filósofo Diógenes...
(E) ... as sociedades em que prevalecem relações mercantis abrigam mais seduções do que as sociedades não mercantis. / ... será que ninguém naquela cidade-estado, absolutamente ninguém, merecia crédito?
User badge image
AdmComigo

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para identificar as passagens que expressam ressalvas à ideia de que “todo mundo tem um preço” e que utilizam linguagem conotativa, precisamos analisar cada alternativa em busca de expressões que indiquem uma crítica ou uma nuance sobre a generalização dessa ideia. Vamos analisar as opções: (A) "muitos não são corrompidos porque não vale a pena suborná-los!" - Aqui, há uma crítica à ideia de que todos têm um preço, mas a linguagem é mais direta do que conotativa. (B) "A generalização, porém, é abusiva." - Esta opção é clara em criticar a generalização, mas não apresenta uma linguagem conotativa. (C) "Afinal, nem todos estão ao alcance do canto das sereias." - Esta expressão é conotativa, pois usa uma metáfora para indicar que nem todos são seduzidos por tentações, o que ressalva a ideia de que nem todos têm um preço. (D) "nem todas as sociedades humanas instigam seus agentes a transgredir os padrões morais com a mesma intensidade..." - Esta opção também apresenta uma crítica à ideia de que todos têm um preço, mas a linguagem não é tão conotativa. (E) "as sociedades em que prevalecem relações mercantis abrigam mais seduções do que as sociedades não mercantis." - Embora faça uma comparação, a linguagem é mais direta e não tão conotativa. Diante dessa análise, as passagens que expressam ressalvas à ideia de que “todo mundo tem um preço” e utilizam linguagem conotativa são: C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina